Powered By Blogger

Pesquisar este blog

Páginas

segunda-feira, 26 de fevereiro de 2018

A CADA UM COMPETE SUA LIBERTAÇÃO


A matéria de autoria do consagrado escritor espírita Hermínio Corrêa de Miranda, publicada no SEI de 15 de janeiro, com o título “Tsunami, um convite à meditação”, alcançou grande repercussão pela profundidade dos conceitos apresentados, com base na Doutrina, sobre a tragédia na Ásia e na África. Referiu-se o autor, no início do texto, a uma entrevista concedida ao jornalista Paulo Roberto Viola, publicada no jornal “A Caridade”, editado pela Congregação Espírita Francisco de Paula, dezembro de 2004, na qual focaliza os tempos atuais e faz comentários sobre o futuro da humanidade, afirmando: “Em situações-limite a lei cósmica tem recursos para dar o basta!”. Considerando nosso espaço reduzido, procuraremos reproduzir para os leitores os principais temas abordados pelo escritor na entrevista por ele referida.


Sobre a limpeza do planeta, face aos aflitivos acontecimentos, afirmou: “A degradação não é apenas moral, mas do planeta em que vivemos, que está sendo sistematicamente demolido pela agressão ao meio ambiente, físico e psíquico, promovida por generalizada insensibilidade, ganância e egoísmo”. E referindo-se, então, às advertências de Jesus, e às palavras de Emmanuel, enunciadas em 1938, de que “o planeta começaria a reagir aos maus tratos”,
concluiu: “Aí estão os conflitos sociais, políticos e religiosos, além de furacões, tremores de terra, enchentes e erupções vulcânicas.

Como disse alguém, perdeu-se o endereço de Deus. É evidente que o plano corretivo já está em ação” (Nota da redação: a entrevista, aqui referida, foi publicada antes da tragédia das tsunamis).

A respeito da remoção de Espíritos para outros planetas, aduziu: “Há pelo menos um precedente conhecido, a saga dos capelinos que, em situação semelhante à que ora vivemos, foram transferidos em massa para aqui, há não sei quantos milênios. As razões foram as mesmas: rebeldia e persistência na deliberada rejeição às práticas da lei universal de convivência pacífica e amorosa com os demais seres da Criação e com o próprio planeta, que nos foi entregue novinho em folha”. Destacando a violência terrorista, como primeiro sinal do anticristo, declarou: “A violência generalizada e o terrorismo são alguns dos sinais ou das muitas faces do anticristo”. Perguntado se a felicidade seria uma ilusão neste mundo de provas e expiações, respondeu: “A felicidade, ainda que relativa, nunca é ilusória para aqueles que aprenderam a se manter serenos, mesmo no meio do caos que os cerca. Esses já praticam o ensinamento do Cristo, segundo o qual, pode-se estar no mundo sem ser do mundo”.

Comentando a trajetória do Espiritismo, afirmou: “Temos de reconhecer honestamente que o Espiritismo é um movimento ainda minoritário, até mesmo no Brasil, onde se encontra mais difundido. É certo, porém, que os conceitos fundamentais da Doutrina se universalizarão, não apenas do ponto de vista teórico, como prático”. E, lembrando o ensinamento maior de Jesus – amai-vos uns aos outros – declarou: “Este é o núcleo da mensagem do Cristo que, por mais que nos queiram convencer do contrário, não fundou nenhuma religião tal como as conhecemos hoje – o que ele fez foi pregar e exemplificar com sua própria vida uma doutrina de comportamento”.

Finalmente, perguntado sobre a possibilidade de um encontro futuro das religiões, concluiu: “Não me parece lógico um encontro ou uma fusão de religiões, de vez que praticamente todas elas teriam de deixar de ser o que são, para chegarem a um consenso. Além do mais, o processo implicaria, necessariamente, em uma feia disputa de poder. No meu entender, compete ao ser humano, como indivíduo, despojar-se gradativamente de seus desajustes, a fim de galgar patamares evolutivos onde impere a força mesma da verdade. ‘Conhecereis a verdade – disse Jesus – e a verdade vos libertará’. Para o Mestre, portanto, a libertação é resultante do conhecimento da verdade e não da submissão ao arbítrio de uma estrutura de poder terreno, qualquer que seja ele. Por enquanto, somos escravos do erro, como também advertiu Ele”.

SERVIÇO ESPÍRITA DE INFORMAÇÕES

GRUPOS UNIVERSO ESPÍRITA - WHATSAPP E TELEGRAM
16 9 97935920 - 31 8786-7389

Nenhum comentário:

Postar um comentário