Powered By Blogger

Pesquisar este blog

Páginas

quarta-feira, 2 de dezembro de 2015

ELUCIDÁRIO DE EVOLUÇÃO EM DOIS MUNDOS 15 - Alma e Fluidos

ELUCIDÁRIO DE EVOLUÇÃO EM DOIS MUNDOS 15

Capítulo XIII  1ª parte

Alma e Fluidos

Aeriforme: que tem a transparência, elasticidade e compressebilidade do ar.

Aferente: no sistema nervoso, classe de fibras nervosas que conduzem o impulso dos órgãos sensoriais para o sistema nervoso central.

Amerício: elemento metálico, prateado e radioativo, abtido artificialmente.

Átomo: agrupamento de moléculas elementares da matéria. É Constituído por um núcleo, formado de prótons (com carga positiva) e de nêutrons (sem carga elétrica), em torno do qual giram, em certo número de órbitas, os elétrons (com carga negativa).

Automatismo: funcionamento do organismo e prática de atos sem a participação consciente do ser.

Barisfera: núcleo da Terra, também chamado nife, tido como constituído de ferro e níquel.

Basáltico: que é formado de basalto (rocha vulcânica).

Biológico: Relativo ao desenvolvimento e às condições de vida dos seres vivos.

Cavitário: referente ao que se localiza numa cavidade.

Célula: a menor unidade de função e de organização no conjunto orgânico (nos seres vivos, que apresenta todas as características de vida).

Centro Cerebral: centro de força vital, no perispírito; relacionada com os lobos frontais do cérebro e hipófise (pituitária), no corpo físico; exerce influência decisiva sobre os demais centros de força vital, sendo responsável pelo funcionamento do sistema nervoso central e dos centros superiores do processo intelectivo. (vide centro vital: do Capítulo II  1.ª parte).

Centro Coronário: centro de força vital, no perispírito, relacionado com a epífise (glândula pineal), no corpo físico; supervisiona todos os demais centro de força vital, porque recebe em primeiro lugar os estímulos do espírito. (vide centro vital: Do Capítulo II  1.ª parte).

Centro Nervoso: conjunto de nervos centrais do encéfalo com funções unitárias.

Ciclópito: colossal, gigantesco.

Circuito Contínuo: sucessão de fenômenos ininterruptos.

Corpo Espiritual: o psicossoma ou perispírito.

Corpúsculo: partícula diminutíssima de corpo.

Córtex: córtice, camada externa dos órgãos, de estrutura mais ou menos arredondada.

Cortiça Cerebral: o córtex cerebral.

Cortical: relativo ao córtex.

Cosmo: o Universo, a contextura de um todo.

Cúrio: elemento metálico, radioativo, obtido artificialmente.

Diencéfalo: parte do cérebro situada entre o procencéfalo (porção anterior do cérebro) e mesencéfalo (porção mediana do cérebro).

Difuso: que se dispersa pelas adjacências.

Elemento: elemento químico, conjunto de átomos que tem o mesmo número atômico, formando um corpo simples que não pode ser decomposto. O que caracteriza o átomo de um elemento é o número de prótons no seu núcleo, sendo esse número de prótons atômico do elemento: por exemplo, o elemento carbono é de número atômico 6, porque todos os seus átomos tem 6 prótons no núcleo. Existem 106 elementos conhecidos atualmente. Sendo 9 naturais e 15 artificiais (obtidos pela Física Nuclear). Dos elementos naturais, o elementos de menor número atômico é o hidrogênio (número atômico 1), e o de maior número atômico é o urânio (número atômico 92). Os elementos de número atômico superior ao urânio (elementos transurânios) são todos artificiais, à exceção do Plutônio.

Encéfalo: parte do sistema nervoso central contida na cavidade do crânio, e que abrange o cérebro, o cerebelo, a protuberância e o bulbo raquiano. É a região de centralização dos nervos que percorrem o corpo.

Equinócio: instante em que o Sol, no seu movimento anual aparente, corta o equador celeste.

Estéqui-genético: relativo às propriedades dos elementos biogenéticos, que envolvem o princípio segundo o qual todo ser vivo provém de outro ser vivo.

Fisiopsicossomático: que pertence, simultaneamente, aos domínios do corpo físico e do corpo psicossomático, sendo este o psicossoma (corpo espiritual ou perispírito)

Fluido Cósmico: fluido elementar ou matéria primitiva que, por suas inumeráveis modificações e combinações com elemento material propriamente dito, produz as diferentes formas de matéria de que se compõe a infinita variedade das coisas.

Granítico: que é formado de granito, rocha magmática granular, de profundidade, caracterizada essencialmente por quartzo, mica e feldspato. A rocha magmática é produto do resfriamento e solidificação do magma, que é uma massa natural ígnea, de origem profunda.

Gravitação: gravidade, força de atração da massa Terrestre, diminuída em conseqüência da rotação da Terra. O peso resulta da ação da gravidade sobre um corpo em repouso. A gravitação comunica aos corpos que caem livremente uma aceleração cujo o valor, entre diferentes pontos da Terra, sofre ligeira variação.

Hidrogênio: elemento químico gasoso, incolor, altamente inflamável, o mais leve de todos os gases, e o elemento mais abundante no Universo.

Indução: ação exercida por um campo magnético sobre um campo situado em sua esfera de influência, como a ação magnética exercida por um imã sobre objetos suscetíveis à sua influência.

Ionosfera: região da alta atmosfera, que se estende de 60 a 700Km, aproximadamente, com camadas altamente ionizadas (átomos com excesso ou falta de carga elétrica negativa), possuindo, portanto, condutividade elétrica; aos 100Km de altitude é onde essa condutividade alcança o seu maior valor máximo. O papel da ionosfera é determinada na propagação das ondas de rádio mais longas, de vez que só por reflexão em suas camadas é possível cobrir grandes distâncias da curvatura da terrestre.

Maciço: formação geológica de rochas eruptivas, que abrange áreas relativamente extensas.

Mentação: ato de pensar, de representar mentalmente.

Mentossensitivo: referente às propriedades adquiridas pelo pensamento, por influência do sentimento.

Molécula: agrupamento definido e ordenado de átomos eletricamente neutros; é a menor porção de uma substância capaz de existência independente sem perda das suas propriedades química.

Mutação Espontânea: alteração não provocada na estrutura genética ou cromossômica de uma espécie animal ou vegetal, transmissível hereditariamente, dando aparecimento a uma nova variedade na espécie.

Nascituro: que está concebido, estando para nascer.

Netúnio: elemento químico metálico, radioativo, artificial, o primeiro da sério dos transurânicos (elemento artificial).

Núcleo Nervoso: denominação de grupos de células nervosas situadas no cérebros e na medula espinhal; ponto de origem ou terminação dos nervos cranianos (os doze pares de nervos ligados ao encéfalo).

Paleolítico: relativo ao período do pleistoceno (quaternário), caracterizado pelo aparecimento dos mais antigos fósseis humanos; período ou idade da pedra lascada. (Vide quadro Idade da Terra no final desta obra).

Pensamento Contínuo: pensamento constante, ininterrupto, que caracteriza a capacidade mental do homem, em oposição ao pensamento fragmentário (descontínuo), próprio dos animais irracionais.

Plasma: massa formadora e essencial de um órgão.

Plutônio: elemento metálico radioativo, artificial, fissionável, produzido a partir do urânio natural, e empregado em certos tipos de bombas atômicas.

Psicosfera: halo formado em torno do corpo pela atmosfera psíquica individual.

Psicossomatossensitivo: referente aos centros sensitivos do psicossoma (corpo espiritual ou perispírito).

Quimioeletromagnético: referente a propriedade química e eletromagnéticas (que apresentam o efeito da interação entre carga elétrica e campo magnético).

Quintessência: o mais alto grau de sutilização de uma substância.

Reflexão: processo mental em que o pensamento se volta sobre si mesmo e toma seus próprios atos como objetivo de conhecimento; ato pelo qual o pensamento passa a refletir influência de idéias alheias, por força do intercâmbio continuado.

Rocha: agregado natural formado de substâncias minerais ou mineralizada, resultante de um processo geológico determinado, e que constitui parte essencial da litosfera (crosta terrestre).

Sensitivo: relativo ao que se processa no sensório.

Sensório: centro nervoso sensorial ou sensitivo, através do qual são transmitidas as sensações.

Sílex: pedra dura que produz faísca quando atritada, e que entra na composição de todas as rochas eruptivas.

Sincrônico: referente ao que tem sincronia, coordenação perfeita de movimento entre partes relacionadas, resultando em simultaneidade de ação.

Sintonia: igualdade de freqüência entre duas fontes de vibração; harmonia resultante de uma ação perfeitamente coordenada com outra.

Sistema Periódico dos Elementos: ordenação dos elementos químicos segundo o seu número de carga nuclear (número nuclear). Como depois de um certo número de elementos seguem outras cujas propriedades físicas e químicas são similares às dos precedentes, a ordenação tem lugar em séries verticais e horizontais que recebem, respectivamente, os nomes dos grupos e períodos. Basta conhecer um ou dois elementos de cada grupo, para poder deduzir, por eles e por seus compostos, as propriedades de todos os demais elementos do grupo.

Solstício: época em que o Sol passa por sua maior declinação boreal (ao norte) ou austral (ao sul), e durante a qual cessa de afastar-se do equador, provocando as mudanças de estação (inverno ou verão) em cada hemisfério.

Tálamo: massa de substâncias cinzenta, constituída de dois núcleos situados de cada lado do ventrículo médio do cérebro, e que forma o soalho dos ventrículos laterais; funciona como ativo centro de transmissão, recebendo fibras nervosas aferentes de quase todas as zonas do córtex cerebral. Uma de suas importantes funções é a de interveniência na sensibilidade superficial e profunda. É também denominado cama óptica. Ventrículos são as cavidades existentes no âmago do cérebro.

Transubstanciação: transformação de uma substância em outra.

Urânio: elemento metálico, branco, denso, radioativo, fissionável, usado na preparação do elemento combustível dos reatores nucleares para produção de energia elétrica.

Vibratório: relativo a vibração, movimento das partículas elementares da matéria, determinando o seu grau de ponderabilidade e contextura.

J.M.M.
JOSÉ MARQUES MESQUITA

Nenhum comentário:

Postar um comentário