Powered By Blogger

Pesquisar este blog

Páginas

quinta-feira, 15 de janeiro de 2015

BEZERRA DE MENEZES

Filho de Antonio Bezerra de Menezes e de Fabiana de Jesus Maria Bezerra, Adolpho Bezerra de Menezes, o “médico dos pobres” nasceu no dia 29 de agosto de 1831, na cidade de Riacho do Sangue, Ceará.
Missionário que fora e é, não teve vida fácil, mas mesmo assim, sobretudo devido à persistência no bem, conquistou, em nome da solidariedade, posições de destaque. Com esforço e dedicação, alcançou as condições de médico, jornalista, político e presidente da Federação Espírita Brasileira (FEB).
“Toma, minha filha, leva isto para casa.
Poderás comprar leite, remédio e mais alguma coisa para teu filhinho”, disse certa feita o “médico dos pobres” ao entregar o seu anel de formatura à uma cliente que não possuía como comprar medicamento para o filho doente.
Ainda não espírita, foi de Joaquim Travassos, integrante do primeiro grupo espírita do país, Confúcios, que Bezerra de Menezes, deputado, recebeu um exemplar de “O Livro dos Espíritos”.
Após lê-lo, comentou; eu lia, mas não encontrava nada que fosse novo para o meu espírito. Entretanto, tudo aquilo era realmente novo para mim!
... Eu já tinha lido ou ouvido tudo o que se achava no “Livro dos Espíritos” ...
Foi precisamente no dia 06 de novembro de 1858 Adolpho Bezerra de Menezes anunciou a sua definitiva adesão ao Espiritismo. Defendeu com fervor de sua alma sincera a Doutrina codificada por Allan Kardec. Como jornalista, em página de “O País”, por exemplo, deixou gravada a autenticidade de sua crença.
No dia 06 de novembro de 1858 casou-se com Maria Cândida de Lacerda. Em 1863 a esposa faleceu, lhe deixando dois filhos, um de três e outro com um ano de idade. Mais uma entre tantas das suas provações.
Reeleito para o cargo de vereador no ano de 1864, casou-se pela segunda vez. Irmã materna de sua primeira esposa, Cândida Augusta Lacerda teve com Bezerra de Menezes sete filhos.
Na vida política não deixou de colher decepções.
Frustrações que somente as grandes almas sabem suportar, pois que estão acima da mesquinhez humana.
Aos 64 anos de idade, com o peso de tantas responsabilidades às costas, Bezerra de Menezes foi convocado por companheiros espíritas à assumir a Presidência da Federação Espírita Brasileira (FEB), entidade que anonimamente ajudou a fundar. Consultado, o seu guia espiritual (Agostinho) disse que deveria assumir o posto.
Frente à Federação, conciliou, em nome do amor, místicos e cientistas. Não se omitiu frente à função e empunhava sempre à vanguarda, o slogan “Deus, Cristo e Caridade”. Não ignorou o Espiritismo assistencial como meio de auxiliar carentes de corpo e espírito.
Bezerra de Menezes, desencarnou e não deixou bens materiais, riquezas, à família, pois que era espírito missionário, segundo o qual a maior riqueza do homem é a purificação da alma.
Amor ao próximo, solidariedade, abnegação e desprendimento foram e são as suas heranças.

De Eduardo Basílio na Revista Espírita, adaptado para o Boletim


Boletim Informativo, Cultural e Doutrinário do Grupo Beneficente Jesus Divino Mestre
Ano XXIV São Paulo, 01 a 30 janeiro de 1997 Nº 05
Rua Amparo, 159 - Vila Prudente - CEP 03151-060

São Paulo - SP

Nenhum comentário:

Postar um comentário