Powered By Blogger

Pesquisar este blog

Páginas

quarta-feira, 14 de janeiro de 2015

O Livro dos Médiuns

Em janeiro de 1861, Kardec publicava O Livro dos Médiuns, obra valiosa, um manual de orientação para os médiuns estudarem e praticarem corretamente a mediunidade. O livro surgiu porque o codificador compreendeu os riscos que há, quando a mediunidade é praticada sem conhecimento de seus mecanismos e sem um estudo mais completo do mundo espiritual.
Trata-se de uma obra que procura cobrir todos os ângulos do Espiritismo prático. No capítulo I, Kardec inicia o livro, defendo a tese da existência do Espírito, e argumentando que muitos fenômenos paranormais só se explicam se admitida a existência do Espírito como uma das forças da natureza.
O autor descreve com riqueza de detalhes, no capítulo XIV, o que é um médium e os vários tipos de mediunidade.
No capítulo seguinte, adverte--nos sobre os inconvenientes e riscos da prática mediúnica. Considera que, se esta não é exercida com seriedade e bom senso, os resultados podem ser desastrosos.
A obsessão e as medidas preventivas a serem adotadas pelo médium são analisadas, com muita justeza, no capítulo  XXIII. Segundo Kardec, a obsessão é o escolho principal da prática espírita, razão porque este tema deve ser estudado com muita atenção.
Como identificar os Espíritos, uma vez que não os vemos, é outro assunto  que o codificador nos traz para apreciação, no capítulo seguinte. Em geral, nós, espíritas, temos a tendência de aceitar tudo que vem do mundo espiritual, sem analisar o conteúdo das mensagens nem as fontes que lhes dão origem.
O autor descreve no capítulo XXV os cuidados que devemos ter ao evocar os Espíritos. No capítulo seguinte, alerta-nos sobre os tipos de perguntas que devemos fazer a eles, para evitar constrangimentos.
Nos capítulos finais, Kardec discorre sobre o charlatanismo, os embustes e as fraudes que aqueles que lidam com o Espiritismo prático podem estar a braços, se não vigiarem e orarem.
O Livro dos Médiuns é um livro que nos chama a atenção para inúmeros aspectos da mediunidade. Ao comemorarmos seus anos de lançamento debrucemo-nos sobre seu conteúdo, lendo-o com atenção, e extraindo dele os conhecimentos que são fundamentais para o exercício consciente da mediunidade.

Geraldo Ribeiro / Editor

BATUÍRA JORNAL
Ano XV - nº 85 - Janeiro / Fevereiro - 2011 - Edição Bimestral
Um órgão do Grupo Espírita Batuíra
E-mail: geb.batuira@terra.com.br
NÚCLEO DOUTRINÁRIO SPARTACO GHILARDI
Rua Caiubi, 1306 – Perdizes

05010-000 – São Paulo - SP

Nenhum comentário:

Postar um comentário