Powered By Blogger

Pesquisar este blog

Páginas

segunda-feira, 5 de março de 2018

SOFRIMENTO E A EVOLUÇÃO

COMUNICAÇÃO -  INFORMAÇÃO ESPÍRITA



PANORAMA

SOFRIMENTO E A EVOLUÇÃO

José Benevides Cavalcante

Todas as pessoas sofrem neste mundo. Não existe exceção. A par disso, muitos perguntam por quê? Por que Deus - que é Pai, que é bom - permite o nosso sofrimento.

Não poderíamos existir sem sofrer? O Espiritismo nos dá respostas para essas indagações, que vamos tentar apresentar através de perguntas e respostas.

O que é sofrimento?

R - Chamamos de sofrimento toda situação de desconforto e insatisfação que experimentamos na vida, isto é, toda situação que nos incomoda, que não desejaríamos estar passando. Uma dor de dente, por exemplo, é sofrimento - mas é um sofrimento físico; são sofrimentos, igualmente, uma contrariedade, uma ingratidão ou uma traição de alguém que muito amamos, ou a impossibilidade de conseguirmos aquilo que muito desejamos.

Então, existem muitos tipos de sofrimento?

R - Os sofrimentos podem ser classificados em duas categorias: os sofrimentos físicos e os sofrimentos morais. Físicos são os que atingem o corpo; morais, os que atingem a alma. No entanto, freqüentemente, o que atinge o corpo também atinge a alma. Por exemplo: quando estamos doentes, de cama, ficamos intranqüilos, inconformados, sofrendo ansiedade, angústia, porque não conseguimos ter uma vida normal nesse período.

Sofrimento e dor são a mesma coisa?

R - Podem ser usados como sinônimos, se quisermos. No entanto, a dor se aplica mais aos sofrimentos físicos. A palavra sofrimento é mais ampla do que a palavra dor.

4 - Por que sofremos? Deus não poderia nos ter evitado sofrer?

R - Porque o sofrimento faz parte da evolução espiritual. Se Deus nos tivesse criado perfeitos, seríamos como robôs, como máquinas, que são confeccionados numa fábrica, todos programados, sem vontade própria, sem capacidade de decisão. Apenas obedeceríamos aquilo que foi determinado por Deus. Não teríamos personalidade própria e, portanto, não teríamos livre-arbítrio, ou liberdade de escolha. Conclusão: não seríamos produto de nosso próprio esforço, não teríamos nem culpa nem mérito pelos atos. Mas, Deus, na sua Infinita Sabedoria, quis que cada um se realizasse por si mesmo, procurando seu próprio caminho e construindo sua própria vida, como um pai que deseja que seu filho aprenda a viver por si mesmo, independente e autônomo, para ser feliz.

Quer dizer que, se fôssemos criados perfeitos, não seríamos felizes?

R - Nesse caso, não teríamos nem noção de felicidade, porque não teríamos vontade própria, a vontade de Deus é que se manifestaria em nós. Nada nos aconteceria, nem de bom nem de mal. Seríamos neutros, sem podermos adquirir conhecimentos por nós próprios. A maior felicidade do Espírito Humano, no entanto, consiste em construir seu próprio destino, por méritos pessoais e, assim, ajudar a construir o destino da Humanidade.

Então, quer dizer que sofremos somente pelos erros que cometemos?

R - Sofremos por várias razões; uma delas, pelos erros que cometemos. É onde percebemos a aplicação da Lei de Causa e Efeito: para cada ação corresponde uma reação e vice-versa.

Por que outras razões sofremos?

R - Primeiramente, pela própria necessidade de evolução. Cada vez que pretendemos alcançar algo de bom, precisamos nos esforçar ou nos sacrificar: isso já representa um sofrimento. A criança sofre para aprender a andar, para aprender a ler, para aprender a viver; o homem sofre para trabalhar, para pesquisar, para construir, para progredir, etc.

Sofremos para aprender, para nos transformar, para nos aperfeiçoar. Este é o sofrimento mais comum da vida: ninguém escapa dele, porque todos precisam evoluir moral e intelectualmente. Neste caso, sofremos pelo caminho que escolhemos, sabendo que vamos sofrer, e sofremos pelas contingências da vida, pelas situações com que não contávamos, para aprender a vencer os obstáculos e desenvolver a nossa capacidade de superar o próprio sofrimento.

Por que os Espíritos bons sofrem?

R - Muitas vezes, os Espíritos esclarecidos assumem compromissos, tarefas e, conforme sua elevação, assumem até missões. Quando o Espírito é bom, ele já tem consciência das dificuldades pelas quais vai passar e, por isso mesmo, aceita o desafio, mas sofrem resignados pois já têm ampla compreensão da vida. Nessas experiências, eles se desenvolvem muito, crescem espiritualmente, alcançando estágios superiores de evolução. De outras vezes, os Espíritos bons querem devolver a antigas vítimas de um passado distante aquilo que julgam ter tirado delas, para que possam continuar vivendo em paz com sua consciência.

O que são provas e expiações? O que é carma?

R - Provas são testes ou desafios a que Espíritos mais esclarecidos se submetem para conhecer a sua própria condição espiritual; as provas são escolhidas porque são de enorme utilidade na evolução do Espírito, assim como um concurso a que a pessoa é submetida para alcançar uma promoção.

Expiação é o sofrimento compulsório, obrigatório, inevitável, do qual o Espírito não pode se desvencilhar: é a aplicação pura da Lei de Causa e Efeito, assim como a pessoa que, ao bater o martelo no dedo, não tem como evitar a dor. As expiações também são chamadas de carma, embora carma seja uma palavra trazida do hinduísmo para explicar esse tipo de sofrimento. Mas, nem todo sofrimento é carma.

O que é missão?

R - Missão é tarefa de grande importância para a Humanidade, conferida a Espíritos preparados para orientar os homens. Os Espíritos missionários sofrem o descrédito dos homens que, geralmente, não estão preparados para compreendê-los. Os Espíritos missionários surgem em qualquer tempo ou lugar, trazendo grandes contribuições para o progresso da Humanidade, em todos os setores da vida humana: moral, filosófico, artístico, científico, político, etc.

Por que os animais sofrem?

R - Exclusivamente por necessidade evolutiva.

Como dissemos, anteriormente, evolução implica em transformação, e toda transformação é sofrida. Os animais são seres simples e ignorantes - não são bons nem maus, não têm consciência do que fazem, não são dotados de livre arbítrio, não têm compreensão sobre a vida. O seu sofrimento decorre de suas necessidades de adaptação ao meio em que vivem, estimulando seu espírito para novas experiências futuras.

Qual é o maior sofrimento?

R - É o sofrimento moral, as frustrações, as decepções, as mágoas, o arrependimento, o remorso, a falta de fé e de esperança na vida.

Os animais não conhecem esse sofrimento, só o homem. E o mais terrível deles é o sofrimento decorrente da consciência culpada, de ter feito mal ou de não ter feito o Bem que podia.

GRUPOS UNIVERSO ESPÍRITA

- 16 9 97935920 - 31 8786-7389
WHATSAPP E TELEGRAM

Nenhum comentário:

Postar um comentário