Powered By Blogger

Pesquisar este blog

Páginas

sexta-feira, 25 de março de 2016

ESTUDO 2 O EVANGELHO SEGUNDO O ESPIRITISMO - Prefácio

EVANGELHO SEGUNDO O ESPIRITISMO

Por: Allan Kardec


2 Prefácio

Vimos no estudo anterior que Allan Kardec, ao estudar a ciência e a filosofia espírita, percebeu que ambas levam o homem a uma atitude moral, que é exatamente a ensinada e vivida por Jesus. Escreveu, então, esta obra.
Ela contém um prefácio: uma mensagem, vinda através da mediunidade, assinada "O Espírito de Verdade". Kardec justifica a sua colocação, porque "resume a um tempo o verdadeiro caráter do Espiritismo; e a finalidade desta obra".
Após, há uma introdução, com quatro itens sobre o objetivo do livro, a autoridade da doutrina espírita, notícias históricas ligadas ao Novo Testamento e a apresentação de Sócrates e Platão, como precursores da doutrina cristã e do Espiritismo.
Seguem-se vinte e oito capítulos, todos baseados em ensinos de Jesus, interpretados à luz dos princípios básicos do Espiritismo:
* Existência de Deus,
* Preexistência e imortalidade do Espírito,
* Reencarnação,
* Comunicabilidade entre encarnados e desencarnados,
* Pluralidade dos mundos habitados.
Embora neste livro, Kardec raciocine sobre ensinos evangélicos, destacando o aspecto moral e religioso da doutrina há nele ciência e filosofia, visto ser o Espiritismo um corpo doutrinário homogêneo onde, ambos se unem com a religião. Não se pode falar desta sem falar naquelas. Os três aspectos estão interligados. Separá-los será mutilar a doutrina que foi codificada por Allan Kardec, partindo das relações dos Espíritos, na seqüência dos seguintes passos: a ciência espírita levando à filosofia espírita e ambas desaguando na religião espírita.
Quase todos os capítulos têm um ou mais citações de Jesus, agrupados segundo o tema, retirados do Novo Testamento, explicações de Kardec e instruções dos Espíritos.
Apresentado o livro na sua constituição física, podemos raciocinar sobre as idéias expressadas no prefácio, tomando a liberdade de transcrevê-lo, integralmente:
“Os Espíritos do Senhor, que são as virtudes dos céus, como um exército imenso que se movimenta ao receber a ordem de comando, espalham-se por toda a face da Terra.
Semelhante a estrelas cadentes, vem iluminar o caminho e abrir os olhos aos cegos ".
Eu vos digo, em verdade, que são chegados os tempos em que todas as coisas devem ser restabelecidas no seu verdadeiro sentido para dissipar as trevas, confundir os orgulhosos e glorificar os justos.
As grandes vozes do céu ressoam como o toque da trombeta e o coro dos anjos se reúnem. Homens, nós vos convidamos ao divino concerto: que vossas mãos tomem a lira, que vossas vozes se unam, e, num hino sagrado, se estendam e vibrem de um extremo do Universo ao outro.
Homens, irmãos amados, estamos juntos de vós. Amai-vos também uns aos outros e dizei do fundo de vosso coração, fazendo a vontade do Pai que está no Céu: "Senhor! Senhor!" e podereis entrar no Reino dos Céus. O Espírito de Verdade"
Quem são os Espíritos do Senhor? Todos nós, uma vez que somos seus filhos. Todavia, a referência é feita aos "Espíritos do Senhor, que são as virtudes dos céus. São pois, aqueles que já fizeram o seu desenvolvimento pleno intelectual e moral em reencarnações em mundos materiais, tornaram-se puros, anjos, vivendo então, a vida plena do Espírito, trabalhando como colaboradores de Deus.
Fazem parte do grupo liderado por Jesus, cooperando na progressão da Terra e da sua humanidade, constituída de encarnados e desencarnados.
Espíritos de todas as categorias, de maneiras diversas, sempre sem comunicaram com os homens. A mediunidade é um fato comprovado; experimentalmente, é uma faculdade inerente ao Espírito, que se desenvolve no decorrer do seu processo evolutivo.
De tempos em tempos todavia, sempre que a humanidade necessita de algo mais, impulsionando-a ao progresso, Espíritos superiores vêm colaborar, de forma mais evidente, nesse avanço intelectual e moral.
Assim, no século XIX, houve por toda parte, muitas e variadas manifestações, que levou Arthur Conan Doyle a escrever terem elas "as características de uma invasão organizada" no primeiro capítulo do seu livro "História do Espiritismo". Essa "invasão" teve a finalidade de despertar o homem para o reconhecimento do mundo espiritual, para onde vão as almas dos que desencarnam, das suas leis e das conseqüências desse conhecimento para a humanidade.
Os Espíritos do Senhor, sob o comando de Jesus, tudo organizaram para que Sua mensagem sublime fosse realizada, na época certa: "Se me amais, guardareis os meus mandamentos. E eu rogarei ao Pai e Ele vos dará outro Consolador, para que fique eternamente convosco, o Espírito de Verdade, a quem o mundo não conhece. Mas vós o conhecereis porque ele ficará convosco e estará entre vós. Mas o Consolador, o Espírito Santo, a quem o Pai enviará em meu nome, vos ensinará todas as coisas e vos fará lembrar de tudo o que vos tenho dito".
Assim, quando a humanidade estava mais amadurecida, preocupada no uso da razão na interpretação dos fatos da vida, procurando libertar-se das idéias preconcebidas e dogmáticas que imperaram durante séculos e séculos, essa invasão organizada nos planos mais altos surgiu na Terra para trazer interpretações mais claras e objetivas das lições de Jesus, baseadas em fatos naturais, até então, considerados sobrenaturais e muitos envolvidos em superstições.
E eles nos convidam ainda hoje a todos, ao estudo e análise desses princípios que nos dilatam o entendimento e a sensibilidade, impulsionando-nos ao trabalho no bem, pelo bem e para o bem. Eles nos mostram quem somos, por quê aqui estamos e para onde vamos, compreendendo que os ensinos de Jesus podem e devem ser vivenciados por cada um de nós.
O Espiritismo nos dá provas de que somos filhos e herdeiros de Deus, trazemos "as virtudes dos céus" em potencial, que estão sendo desenvolvidas por nós, porque trazemos também, a perfectibilidade isto é, somos passíveis de aperfeiçoamento.
O Espiritismo veio para auxiliar homens e humanidade a evoluir no roteiro indicado por Jesus, mostrando que é possível amar o próximo, a todo e qualquer próximo, como a si próprio, despertando no homem a fé que vem do raciocínio levando-o a encarar a razão face a face, em todas as épocas da humanidade.
O Espiritismo bem estudado, bem compreendido, leva o homem a viver agindo com sua inteligência e sensibilidade, na melhoria perseverante de si mesmo, dos que o rodeiam e da comunidade onde vive, age e reage.
Amarmo-nos uns aos outros é a meta que o Espiritismo nos estimula alcançar, com os esclarecimentos das leis naturais.
Pensamos que Kardec foi feliz ao colocar, como prefácio, a mensagem assinada "O Espírito de Verdade", a plêiade de Espíritos superiores que colaboram, sob o comando de Jesus, na evolução e redenção da humanidade terrena, inspirando-nos, amparando-nos, sendo testemunhas do nosso viver.

Leda de Almeida Rezende Ebner
Julho/2001

Centro Espírita Batuira
Rua Rodrigues Alves,588
Vila Tibério - Cep 14050-390
Ribeirão Preto (SP)

O CENTRO ESPÍRITA BATUIRA esclarece que permanece divulgando os estudos elaborados pela Sra Leda de Almeida Rezende Ebner após o seu desencarne, com a devida AUTORIZAÇÃO da família e por ter recebido a DOAÇÃO DE DIREITOS AUTORIAIS, conforme registros em livros de Atas das reuniões de diretoria deste Centro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário