Powered By Blogger

Pesquisar este blog

Páginas

terça-feira, 22 de março de 2016

EVANGELHO ESSENCIAL 1 * ÍNDICE - APRESENTAÇÃO

EVANGELHO ESSENCIAL 1

Síntese do Evangelho segundo o Espiritismo para roteiro de estudo em grupo e leitura na vida diária.
Eulaide Lins
Luiz Scalzitti

ÍNDICE

1 - NÃO VIM DESTRUIR A LEI
2 - MEU REINO NÃO É DESTE MUNDO
3 - HÁ MUITAS MORADAS NA CASA DE MEU PAI
4 - NINGUÉM PODERÁ VER O REINO DE DEUS SE NÃO NASCER DE NOVO
5 - BEM-AVENTURADOS OS AFLITOS
6 - O CRISTO CONSOLADOR
7 - BEM-AVENTURADOS OS POBRES DE ESPÍRITO
8 - BEM-AVENTURADOS OS QUE TÊM PURO O CORAÇÃO
9 - BEM-AVENTURADOS OS QUE SÃO BRANDOS E PACÍFICOS
10 - BEM-AVENTURADOS OS QUE SÃO MISERICORDIOSOS
11 - AMAR O PRÓXIMO COMO A SI MESMO
12 - AMAI OS VOSSOS INIMIGOS
13 - NÃO SAIBA A VOSSA MÃO ESQUERDA O QUE DÊ A VOSSA MÃO DIREITA
14 - HONRAI A VOSSO PAI E A VOSSA MÃE
15 - FORA DA CARIDADE NÃO HÁ SALVAÇÃO
16 - NÃO SE PODE SERVIR A DEUS E A MAMON
17 - SEDE PERFEITOS
18 - MUITOS OS CHAMADOS, POUCOS OS ESCOLHIDOS
19 - A FÉ TRANSPORTA MONTANHAS
20 - OS TRABALHADORES DA ÚLTIMA HORA
21 - HAVERÁ FALSOS CRISTOS E FALSOS PROFETAS
22 - NÃO SEPAREIS O QUE DEUS JUNTOU
23 - ESTRANHA MORAL
24 - NÃO PONHAIS A CANDEIA DEBAIXO DO ALQUEIRE
25 - BUSCAI E ACHAREIS
26 - DAI GRATUITAMENTE O QUE GRATUITAMENTE RECEBESTES
27 - PEDI E OBTEREIS
28 - PRECES ESPÍRITAS

APRESENTAÇÃO
Amigos, Muita paz!
Querendo, em nossa reconhecida pequenez, servir à Doutrina espírita tão balsâmica em nossas vidas, resolvemos sintetizar o Evangelho segundo o Espiritismo, visando assim facilitar mais e mais o manuseio desta obra benfeitora, e também simplificar o conhecimento e estudo de seu conteúdo, facilitando o destaque e fixação mental de suas ideias principais.
No momento atual, quando perdidos em um processo de exteriorização e materialismo, o homem procura, sem o necessário esforço próprio, remédios prontos e acabados para a sua harmonia interior e a de todo sempre almejada felicidade, o Evangelho de Jesus segundo o Espiritismo certamente é a retomada do caminho seguro de espiritualização, a verdade mais cristalina quanto código de ética e filosofia moral enobrecedora do homem para com si mesmo e para com seu próximo, bem como seguro método de vida mental e física mais saudável para o homem e suas doenças de alma. Saudável e simples, de tão simples que acostumado à complexidade da vida moderna, o homem não sabe ainda como internalizar e vivenciar as máximas evangélicas como roteiro eficaz para uma vida feliz e espiritualizada.
Então, porque buscamos internalizar a máxima de amar ao próximo como a si mesmo, que ofertamos a todos os interessados, estas simples páginas para serem manuseadas no dia a dia, visando a meditação diária, bem como igualmente esta síntese é colocada à disposição daqueles que buscam estudar e repartir com quem está a seu redor a sabedoria dos espíritos, compilada através da lavra de Allan Kardec.
Eis aqui amigos, seguramente o que consideramos em nossa singela opinião, o melhor e mais profícuo remédio para nossas almas tão necessitadas de paz , entendimento e amor nos dias atuais. Façamos uso diário do mesmo para que sejamos a cada dia , mais e mais felizes.
Eulaide Maria
Luiz Scalzitti
Manaus - Am / Rio Claro - SP, Agosto de 2002

SUGESTÕES PARA UTILIZAÇÃO DESTE LIVRO:
A - Para meditação diária:
Sugere-se acalmar a mente, evitando os pensamentos excessivos ou a distração com os ruídos exteriores, procurando fazer um necessário silêncio mental, visualizando a mente como se fosse um lago tranquilo e cheio de brisa, ou através da visualização de outro ambiente tranquilo de sua preferência para aí criar um recanto psíquico agradável e acolhedor, onde vamos buscar o renovar de nossas energias para vida diária, e através deste recolhimento íntimo, criado um momento de paz interior em nosso dia a dia, passemos à leitura, que poderá ser feita ao acaso de um parágrafo contido em uma página aberta aleatoriamente, ou parágrafo a parágrafo, acompanhando a sequência do conteúdo do livro. Ao escolhermos a leitura de um parágrafo ou tema para reflexão, busquemos verificar como pode ser interiorizado o que estamos lendo em nossa vida, para fins de vivenciá-lo no cotidiano.
Exemplo de uma ponte do tema moral lido para nossa vida - Tema:
Cap.10 - Reconciliar-se com seus adversários enquanto é tempo: Estou conseguindo compreender os motivos daqueles que me prejudicam?
Estou me colocando aberto para o perdão e reconciliação com quem me prejudicou? Meu coração anda guardando algum ressentimento e mágoa contra alguém? De que maneira posso tirar este ressentimento de minha vida?
Como podemos ver, é necessário sempre fazermos uma ponte do conteúdo do Evangelho para a vida diária, a fim de que o mesmo tenha uma aplicação e vivência prática em nossa existência, nos possibilitando assim sermos muito mais felizes e portadores de uma saúde integral (corpo-espírito).

B - Como roteiro de estudo do Evangelho segundo o Espiritismo:
Este livro trata-se de uma síntese do Evangelho segundo o Espiritismo, disposto todinho em forma de parágrafos, procurando assim dar-se destaque às ideias principais contidas em seu texto.
Como roteiro de estudo, apresentamos uma síntese dos temas morais contidos no ESE, para que o aprendiz possa ler as ideias principais dos temas, bem como destacar do mesmo o(s) parágrafo(s) contendo o ensinamento moral que mais possa lhe ser útil para compreensão e, diálogo em grupo em torno do mesmo. Poderá ainda utilizar-se da síntese dos temas morais da forma que considerar mais adequada para fins de dar-lhe suporte e facilitando o estudo e vivência do Evangelho em nossa vida. Os comentários após cada capítulo, tem como objetivo o reforço de conteúdo para melhor fixação de ideias junto ao grupo ou leitor, bem como as perguntas buscam propiciar um momento de reflexão e interiorização do tema para que os participantes do estudo estabeleçam ligações entre o conteúdo moral e sua aplicabilidade na vida diária, visando o auto-conhecimento e superação de suas dificuldades.


Nenhum comentário:

Postar um comentário