Powered By Blogger

Pesquisar este blog

Páginas

sexta-feira, 15 de janeiro de 2016

Céu inferno_034_2ª parte cap. II - Espíritos Felizes - Jean Reynaud

Céu inferno_034_2ª parte cap. II - Espíritos Felizes - Jean Reynaud

TEXTO PARA ESTUDO

(Sociedade Espírita de Paris. Comunicação espontânea)

Meus amigos, como esta nova vida é magnífica! Semelhante a uma torrente luminosa, ela arrasta, em seu curso imenso, as almas ébrias do infinito! Depois da ruptura de meus laços carnais, meus olhos abarcaram horizontes novos, que me cercavam, e gozaram das esplêndidas maravilhas do infinito. Passei das sombras da matéria para a aurora resplandecente que anuncia o Todo-Poderoso. Eu fui salvo não pelo mérito de minhas obras, mas pelo conhecimento do princípio eterno que me fez evitar as manchas causadas pela ignorância à pobre Humanidade. A minha morte foi abençoada; os meus biógrafos julgaram-na prematuramente; os cegos! Lamentaram alguns escritos nascidos da poeira e não compreenderão quanto o pouco de ruído, que se fez ao redor de minha tumba silenciosa, foi útil para a santa causa do Espiritismo. Minha obra estava terminada; meus antecessores correram na liça; eu atingira esse ponto culminante onde o homem dera o que tinha de melhor, e onde não faz mais do que recomeçar. A minha morte reaviva a atenção dos letrados e a reconduz para a minha obra capital, que toca à grande questão espírita que fingem desconhecer, e que bem cedo os envolverá. Glória a Deus! Ajudado pelos Espíritos superiores que protegem a nova doutrina, vou ser um dos pioneiros que marcam o vosso caminho.
Jean Reynaud

(Paris; reunião de família. Outra comunicação espontânea)

O Espírito responde sobre uma reflexão feita quanto à sua morte inesperada, numa idade pouco avançada, e que surpreendeu muita gente.

"Quem vos disse que a minha morte não foi um benefício para o Espiritismo, para o seu futuro, para as suas conseqüências? Notaste, meu amigo, a marcha que segue o progresso, o caminho que toma a fé espírita? No início, Deus deu a todos provas materiais: dança das mesas, pancadas e toda sorte de fenômenos; foi para chamar a atenção; foi um preâmbulo engraçado. Aos homens são necessárias provas palpáveis para crerem. Agora é bem outra coisa! Depois dos fatos materiais, Deus fala à inteligência, ao bom senso, à fria razão; não são mais as habilidades, mas coisas racionais que devem convencer e mesmo reunir os incrédulos, os mais obstinados. E não é, ainda, senão o começo. Tomais bem nota do que vos digo: toda uma série de fatos inteligentes, irrefutáveis, vão se seguir, e o número dos adeptos da fé espírita, já tão grande, ainda vai aumentar. Deus vai ligar-se às inteligências de elite, às sumidades do espírito, do talento e do saber. Isso vai ser um raio luminoso que se difundirá sobre toda a Terra como um fluido magnético irresistível, e impelirá os mais recalcitrantes à procura do infinito, ao estudo dessa admirável ciência que nos ensina máximas tão sublimes. Todos irão se agrupar ao vosso redor, e, fazendo abstração do diploma de gênio que lhes foi dado, vão se tornar humildes e pequenos para aprenderem e para se convencerem. Depois, mais tarde, quando estiverem bem instruídos e bem convencidos, se servirão de sua autoridade, e da notoriedade de seu nome, para empurrarem ainda mais longe e alcançarem os últimos limites do objetivo que vos propuseste: a regeneração da espécie humana pelo conhecimento raciocinado, e aprofundado, das existências passadas e futuras. Eis a minha sincera opinião sobre o estado atual do Espiritismo. "
(Bordeaux.)

Evocação. - Atendo com prazer ao vosso chamado, senhora. Sim, tendes razão; a perturbação espírita, por assim dizer, não existiu para mim (isso respondia a um pensamento do médium); exilado voluntariamente na vossa Terra, onde tinha que lançar a primeira semente séria das grandes verdades, que envolvem o mundo neste momento, sempre tive a consciência da pátria e depressa me reconheci no meio de meus irmãos.

P. Eu vos agradeço por consentir em vir; mas não acreditei que o meu desejo de conversar convosco influísse sobre vós; necessariamente, deve haver uma diferença tão grande entre nós que nisso não penso senão com respeito.

R. Obrigado por esse bom pensamento, minha filha; mas deves saber também que, qualquer distância que as provas acabadas mais ou menos prontamente, mais ou menos felizmente, possam estabelecer entre nós, há sempre um laço poderoso que nos une: a simpatia, e tendes estreitado esse laço com o vosso pensamento constante.

P. Se bem que muitos Espíritos hajam explicado as suas primeiras sensações ao despertar, seríeis bastante bom para nos dizer o que sentistes ao reconhecer-vos, e como se operou a separação de vosso Espírito e de vosso corpo?

R. Como para todos. Senti o momento da libertação aproximar-se; mas, mais feliz que muitos, ela não me causou angústias porque lhe conhecia os resultados, embora fossem maiores do que pensava. O corpo é um entrave às faculdades espirituais e, quaisquer que sejam as luzes que se haja observado, são sempre mais ou menos abafadas pelo contato da matéria. Dormi esperando um despertar feliz; o sono foi curto, e a admiração imensa! Os esplendores celestes expostos aos meus olhares brilhavam com todo o seu fausto. A minha visão maravilhada mergulhava na imensidade desses mundos cuja existência e habitabilidade eu afirmara. Era uma visão que me revelava e me confirmava a verdade de meus sentimentos. O homem, por mais que se creia seguro, quando fala há, freqüentemente, no fundo de seu coração, os momentos de dúvida, de incerteza; ele desconfia, se não da verdade que proclama, menos freqüentemente, dos meios imperfeitos que emprega para demonstrá-la. Convencido da verdade que queria fazer admitir, a miúdo, tive que combater contra mim mesmo, contra o desalento de ver, de tocar, por assim dizer, a verdade, e não poder torná-la palpável àqueles que tinham tanta necessidade de crerem nela, para caminharem com segurança no caminho que tinham a seguir.

P. Quando vivo, professavas o Espiritismo?

R. Entre professar a praticar há uma grande diferença. Muitas pessoas professam uma doutrina que não praticam; eu praticava e não professava. Do mesmo modo que todo homem é cristão porque segue as leis do Cristo, fosse isso sem conhecê-las, do mesmo modo todo homem pode ser espírita, que crê em sua alma imortal, em suas reencarnações, em sua marcha progressiva incessante, nas provas terrestres, abluções necessárias para se purificar; eu nisso acreditava, era, pois, espírita. Compreendi a erraticidade, esse laço intermediário entre as encarnações, esse purgatório onde o Espírito culpado se despoja de seus vestidos manchados para revestir uma nova roupa, onde o Espírito em progresso tece, com cuidado, a roupa que vai vestir de novo e que quer conservar pura. Eu compreendi, vos disse, e sem professar continuei a praticar.

Nota. - Estas três comunicações foram obtidas por três médiuns diferentes, completamente estranhos uns aos outros. Pela analogia dos pensamentos, e a forma de linguagem, pode-se admitir pelo menos a presunção de identidade. A expressão: tece, com cuidado, a roupa que vai vestir de novo, é uma encantadora figura que pinta a solicitude com a qual o Espírito, em progresso, prepara a nova existência, que deverá fazê-lo progredir ainda. Os Espíritos atrasados tomam menos preocupações e, algumas vezes, fazem escolhas infelizes, que os forçam a recomeçar.

QUESTÕES PARA ESTUDO E DEBATE

1. Por que Jean Reynaud diz que foi salvo?

2. Qual a opinião deste espírito sobre o estado do Espiritismo?

3. Vimos que a médium, desejando conversar com Jean Reynaud, obteve sua comunicação, mesmo havendo entre eles uma diferença grande. Como isso foi possível?

4. Por que ele diz que praticava e não professava o Espiritismo?

5. O que quer dizer a frase: tece, com cuidado, a roupa que vai vestir de novo?

CONCLUSÃO

1. Diz que foi por conhecer o princípio eterno que o fez evitar as manchas causadas pela ignorância à Humanidade, e não pelo mérito de suas obras.

2. No início, Deus deu provas materiais: movimento das mesas, pancadas e outros fenômenos físicos: tudo para chamar a atenção. Isso porque aos homens é necessário provas palpáveis para que acredite em algo. Depois dos fatos materiais, Deus fala à inteligência, ao bom senso, à razão. Não são mais as habilidades, mas as coisas racionais que devem convencer e reunir os incrédulos. Ainda é o começo. Ele disse que toda uma série de fatos inteligentes vão se seguir, e o número de adeptos do espiritismo irá aumentar. Deus vai ligar-se às inteligências de elite, às qualidades do espírito, do talento e do saber. Isso será um raio luminoso que se difundirá sobre toda a Terra como um fluido magnético irresistível, e impelirá os mais recalcitrantes à procura do infinito, ao estudo dessa admirável ciência que nos ensina máximas sublimes. Todos se tornarão humildes e pequenos para aprenderem e se convencerem. Depois, quando estiverem bem instruídos e bem convencidos, se servirão da sua autoridade e da notoriedade de seu nome, para alcançarem os últimos limites do objetivos que lhes propôs: a regeneração da espécie humana pelo conhecimento raciocinado e aprofundado das existências passadas e futuras.

3. Pelo fato de que, apesar da distância que se possa estabelecer entre os seres, há sempre um laço poderoso que os une: a simpatia. A médium estreitou estes laços com seu pensamento constante nele.

4. Do dicionário:

* Professar: reconhecer publicamente; abraçar (cargo ou profissão); adotar, abraçar (doutrina); fazer votos, entrando para uma ordem religiosa ou de cavalaria.

* Praticar: fazer, realizar, executar; atuar profissionalmente ou como amador em; manter relações, tratar; procurar adquirir prática ou experiência.

Segundo ele, entre praticar e professar há uma grande diferença. Muitas pessoa professam uma doutrina que não praticam, o que não era o caso dele.

Do mesmo modo que todo homem pode ser cristão por seguir as palavras do Cristo, todo homem pode ser espírita por crer em sua alma imortal, em reencarnação, em sua marcha progressiva incessante, nas provas terrestres, coisas necessárias para se purificar. Ele acreditava nisso, portanto, era espírita. Compreendeu a erraticidade, o laço intermediário entre as encarnações, o local onde o Espírito se despoja de sua veste manchada para revestir outra nova, onde o Espírito tece, com cuidados, a roupa que vai usar de novo e quer conservar pura. Ele compreendeu tudo isso e, sem professar, continuou a praticar.

5. O que quer dizer a frase: tece, com cuidado, a roupa que vai vestir de novo?

Esta expressão é uma figura que nos mostra a solicitude com a qual o Espírito, em progresso, prepara a nova existência, que deverá fazê-lo progredir ainda. Os Espíritos atrasados tomam menos precauções e, algumas vezes, fazem escolhas infelizes, que os forçam a recomeçar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário