Powered By Blogger

Pesquisar este blog

Páginas

quarta-feira, 27 de janeiro de 2016

ESTUDO EVANGÉLICO * ESTUDO 1 “R E C O M E Ç E M O S”

ESTUDO EVANGÉLICO * ESTUDO 1

Livro: “PALAVRAS DE VIDA ETERNA”

F. C. Xavier/Emmanuel

“R E C O M E Ç E M O S”

"Ninguém põe remendo de pano novo em vestido velho"- Jesus 

                (Mateus, 9:16 )


Recomeçar = começar de novo, reiniciar

Não é produtivo pôr remendo de pano novo em vestido velho, pois, vai-se o vestido e fica o remendo.

Com estas palavras Jesus quis dizer que, querendo corrigir os enganos das crenças antigas com fragmentos, com partes dos seus ensinamentos não haveria a mudança necessária, seria o mesmo que consertar a rotura de roupa velha com pano novo. É preciso que a mudança seja total e não em partes. A renovação do Espírito se dá pela modificação das idéias, na substituição do homem novo pelo despojamento do homem velho.

Da mesma forma, devemos agir em relação às nossas atitudes, as desilusões, corrigindo enganos e erros com atitudes novas, recomeçando.

Devido ao estágio evolutivo do ser humano os comportamentos morais são, ainda, muito frágeis, somam-se ao pessimismo, fazendo com que diante de situações difíceis consideremos que "tudo está acabado".

Como conseqüência , chega-se à conclusão enganosa de que não há mais nada a fazer, que tudo está perdido, que a reencarnação não vale a pena, a frustração parece irreversível, não havendo outro recurso senão desistir.

Melhor seria reconsiderar essa posição mental, examinar detalhadamente a problemática que gerou a infelicidade. Poderemos aí perceber que a experiência difícil, geralmente é conseqüência natural dos enganos cometidos, mas que podem se transformar em aprendizado, lições de vida, que não esqueceremos mais.

Após a tempestade, a bonança; o que era desolação é vida ressurgindo, modificando paisagens.

A lagarta adormece na terra para se transformar na alegre borboleta que plaina.

A semente sucumbe no solo a fim de dar lugar ao arvoredo que triunfa acima do chão.

Apesar dos sofrimentos inerentes às nossas necessidades e condições do planeta, podemos renascer para a alegria, para a felicidade, onde temos o dever de renovar. Nas oportunidades e situações que surgem, não temos o direito de nos entregar às decepções injustificáveis e conclusões infelizes.

Todos e tudo têm possibilidades para recomeçar. Se não fosse assim, não haveria a ação da Misericórdia do Pai, continuamente oferecendo novas chances, novas oportunidades através das quais eclode o progresso.

Só pode ser considerado vencido aquele que abandona o campo da luta, tornando-se um desertor.

Recomeçar é renovar, é progredir, e nós progredimos quando aproveitamos as oportunidades, os momentos, o hoje.

Renova o ar que respiramos, renova a organização celular do corpo físico que nos apoia o Espírito.

O recomeço, portanto, está nas Leis de Deus.

Disse Jesus "É necessário nascer de novo".

A reencarnação enquadra-se nesse estudo como oportunidade bendita de recomeçar e renovar. Sem ela como, Espíritos imortais, deixaríamos as roupas velhas, as mazelas?

Não adiemos o renascimento moral, considerando a próxima experiência na matéria, uma vez que a reencarnação futura, será, sem dúvida a continuação da presente existência.

Se Maria de Magdala pensasse com desânimo e tivesse se deixado vencer pelo medo, não seria o exemplo da cristã decidida, que se constitui como modelo correto.

Se Paulo se detivesse lamentando os seus enganos, em vez de se empenhar na luta e recomeçar com Jesus, não teríamos nele o exemplo de coragem e renovação que é para todos os cristãos.

Com Jesus tudo se renova. O passado de enganos e erros estará em contínua superação; situações de dúvida chegam ao fim; as velhas cogitações do homem carnal dão lugar à vida nova em espírito, onde tudo significa sadia construção para o futuro eterno.

"Recomecemos, pois, qualquer esforço com firmeza, lembrando-nos, todavia, de que tudo volta. Menos a oportunidade esquecida, que será sempre uma perda real".


Bibliografia:

Caminho, Verdade e Vida - Emmanuel/F.C.Xavier

Celeiro de Bênçãos - Joanna de Ângelis/D.P.Franco




Maria Aparecida Ferreira Lovo 
Julho/2001



Centro Espírita Batuira

cebatuira@cebatuira.org.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário