Powered By Blogger

Pesquisar este blog

Páginas

segunda-feira, 18 de janeiro de 2016

O LIVRO DOS MÉDIUNS Estudo 17: itens 55 e 56: SEGUNDA PARTE DAS MANIFESTAÇÕES ESPIRITAS CAPITULO 1 AÇÃO DOS ESPÍRITOS SOBRE A MATÉRIA

O LIVRO DOS MÉDIUNS

(Guia dos Médiuns e dos Doutrinadores) Contém o ensino especial dos Espíritos sobre a teoria de todos os gêneros de manifestações, os meios de comunicação com o Mundo Invisível, o desenvolvimento da mediunidade, as dificuldades e os escolhos que se podem encontrar na prática do Espiritismo.

SEGUNDA PARTE

DAS MANIFESTAÇÕES ESPIRITAS

CAPITULO 1

AÇÃO DOS ESPÍRITOS SOBRE A MATÉRIA

Estudo 17: itens 55 e 56

Dando continuidade ao estudo iniciado em novembro, relembramos que Allan Kardec ao analisar a ação dos Espíritos sobre a matéria, concluiu que essa ação só é possível porque o Espírito não é uma abstração, mas um ser definido, limitado e circunscrito. Acrescenta que o Espírito encarnado é a alma do corpo; quando o deixa pela morte, não sai desprovido de qualquer envoltório, e apresenta a forma humana.

Na questão 88 de O Livro dos Espíritos, os instrutores espirituais responderam a Kardec que os Espíritos “(...) são , se o quiserdes, uma flama, um clarão ou uma centelha etérea.” . Isto se aplica ao Espírito propriamente dito, como princípio intelectual e moral, ao qual não saberíamos dar uma forma determinada. Mas, em qualquer de seus graus, ele está sempre revestido de um invólucro ou períspirito, cuja natureza se eteriza à medida que ele se purifica e se eleva na hierarquia. Dessa maneira, a idéia de forma é para nós inseparável da idéia de Espírito, a ponto de não concebermos esta sem aquela. O perispírito, portanto, faz parte integrante do Espírito como o corpo faz parte integrante do homem. Mas o perispírito sozinho não é o Espírito, como corpo sozinho não é o homem, pois o perispírito não pensa. Ele é para o Espírito o que o corpo é para o homem: o agente ou instrumento de sua atividade.

Para compreendermos a importância desse instrumento de manifestação do Espírito no meio material, a seguir vamos estudar o Perispírito.

Perispírito

Definição: - em O Livro dos Médiuns,  cap. 32 - Vocabulário Espírita; do grego “peri: em torno). Envoltório semimaterial do Espírito. Nos encarnados serve de intermediário entre o Espírito e a matéria; nos Espíritos errantes, constitui o corpo fluídico do Espírito.

Ao longo do tempo, o perispírito recebeu várias denominações:

Perispírito - termo criado pelos Espíritos e usado por Kardec pela primeira vez em O Livro dos Espíritos - Introdução, item VI

Corpo fluídico (Kardec e Leibnitz)

Corpo espiritual (Apóstolo Paulo)    

Corpo celeste (Apóstolo Paulo)

Corpo astral (Paracelso)

Corpo de Ressurreição

Corpo invisível

Corpo Seriforme (Confúcio)

KHA (no Egito milenário)

Veículo leve (na Grécia)

Carro sutil da alma (Platão)

Carne sutil da alma (Pitágoras)

Enormon (Hipócrates)

Psicossoma (frequentemente usado na atualidade)

Corpo Bioplasmático (Conceituação Russa)

Definição:

O Livro dos Espíritos,

Questão 93. O Espírito propriamente dito vive a descoberto ou, como pretendem alguns, envolvidos por alguma substância?

_ O Espírito é envolvido por uma substância que é vaporosa para ti, mas ainda bastante grosseira para nós; suficientemente vaporosa, entretanto, para que ele possa elevar-se na atmosfera e transportar-se para onde queira.

Como a semente de um fruto é envolvida pelo perisperma, o Espírito propriamente dito é revestido de um envoltório que, por comparação, se pode chamar perispírito.

Questão 135. Há no homem outra, coisa além da alma e do corpo?

_ Há o liame que une a alma e o corpo.

Questão 135. a) – Qual é a natureza desse liame?

_ Semimaterial; quer dizer, um meio-termo entre a natureza do Espírito e a do corpo. E isso é necessário, para que eles possam comunicar-se. É por meio desse liame que o Espírito age sobre a matéria, e vice-versa.

Por meio deste laço é que o Espírito atua sobre a matéria e reciprocamente, esta atua sobre ele.

Espírito (Quer)

Perispírito (Transmite)

Corpo (Executa)

Espírito (Percebe)

Perispírito (Transmite)

Corpo (Sente)


O Livro dos Médiuns, 1ª parte, cap I,

Item 54 - O homem é, portanto, formado de três partes essenciais:

 1ª - o corpo ou ser material, análogo ao dos animais e animado pelo mesmo princípio vital;

2ª - a alma, Espírito encarnado, do qual o corpo é a habitação;

 3ª - O perispírito, princípio intermediário, substância semimaterial, que serve de primeiro envoltório ao Espírito e une a alma ao corpo. Tais são, num fruto, a  semente, a polpa e a casca.

A Gênese - cap XIV,

Item 22 - 1º §. “O perispírito é o traço de união entre a vida corpórea e a vida espiritual. É por seu intermédio que o Espírito encarnado se acha em relação contínua com os desencarnados; é, em suma, por seu intermédio, que se operam no homem fenômenos especiais, cuja causa fundamental não se encontra na matéria tangível e que, por essa razão parecem sobrenaturais.”

Idem - 3º §. “O perispírito é o “órgão sensitivo” do Espírito, por meio do qual este percebe coisas espirituais que escapam aos sentidos corpóreos. Pelos órgãos do corpo, a visão, a audição e as diversas sensações são localizadas e limitadas à percepção das coisas materiais; pelo sentido espiritual, ou psíquico, elas se generalizam; o Espírito vê, ouve, e sente, por todo o seu ser, tudo o que se encontra na esfera de irradiação do seu fluido perispirítico.

Item 18: “... o seu perispírito, que , como se sabe não fica circunscrito pelo corpo, mas irradia ao seu derredor e o envolve como que de uma atmosfera fluídica".

Depois da Morte - cap 21, - Léon Denis

“O perispírito é, pois, um organismo fluídico; é a forma preexistente e sobrevivente do ser humano, sobre a qual se modela o envoltório carnal, como uma veste dupla, invisível, constituída de matéria quintenssenciada”.

Concluindo o nosso estudo, compreendemos que o perispírito se constitui de variados fluidos que se agregam, decorrentes da energia universal primitiva de que se compõem cada Orbe, gerando uma matéria hiperfísica, que se transforma em mediador plástico entre o Espírito e o corpo físico.

Em nosso próximo estudo veremos a formação desse corpo perispiritual.

BIBLIOGRAFIA:

 KARDEC, Allan - O Livro dos Médiuns:  2.ed. São Paulo:FEESP, 1989 - Cap. I
KARDEC, Allan - O Livro dos Espíritos:  ed. especial São Paulo:EME, 1997 - Cap. I e II

KARDEC, Allan - A Gênese: 26. ed. Brasília: FEB,1984 - cap XI e XIV

Denis, Léon - Depois da Morte: 14. ed. Brasília: FEB, 1987- cap XXI

FRANCO, D. Pereira. – Estudos Espíritas, pelo Espírito Joanna de Ângelis: 4. ed. Brasília: FEB, 1987- cap 4, Perispírito


 Elisabeth Maciel / Tereza Cristina D’Alessandro
Dezembro / 2002

Nenhum comentário:

Postar um comentário