Powered By Blogger

Pesquisar este blog

Páginas

quinta-feira, 21 de janeiro de 2016

nl03_06_Amparo fraternal – LIVRO EM ESTUDO NO MUNDO MAIOR

nl03_06_Amparo fraternal – LIVRO EM ESTUDO NO MUNDO MAIOR

Neste capítulo veremos um comovente drama comum a várias mulheres jovens dos nossos dias e a beleza de uma influência indireta do plano superior sobre companheiros terrestres.
Vamos aos nossos estudos?

Texto base para estudo

Noite fechada, encontramo-nos à porta de aposento modesto, em santuário humilde.
......
No leito, uma senhora, prematuramente envelhecida, aguardava a morte.
Cândida, a irmã que nos merecia tanto carinho, prendia-se ainda ao corpo através de fios muito frágeis. Pela doce luz que lhe nimbava a fronte, emitida por sua própria mente, eu lhe observava a grandeza dalma, o sereno heroísmo.
Junto dela, uma jovem, de rosto pálido e corpo alquebrado, acariciava-lhe os cabelos grisalhos, enxugando, de momento a momento, as lágrimas em contínuo fluxo.
O assistente indicou-na, explicando:
- É a filha a despedir-se. Ouçamo-las.
......
- Se eu morrer, minha filha, não se deixe arrastar pelas tentações. Procure recursos no trabalho digno, não se impressione com as promessas de vida fácil.
.... De tudo quanto padeci remanesce-me um tesouro: seu devotamento, minha filha. Seu carinho enriquece-me. Morrerei feliz, sabendo que um coração de filha me lembrará na Terra com as preces do amor que nunca morre... Entretanto Julieta, não desejo que você seja boa e dócil tão somente para comigo; obedeça igualmente a Deus, consagra-Lhe amor e confiança. Ele é nosso Pai de Infinita Bondade e de nós pede apenas um coração singelo e uma vida pura. Conforme-se, filhinha, com os desígnios divinos, no turbilhão das provas humanas...
 ..........
Beijaram-se, comovidamente. E Julieta, apos carinhoso adeus, afastou-se.
Em caminho, o instrutor esclareceu-me a história agonizante.:
 "- Enviuvara-se Cândida muito moça, com três filhos: dois rapazes e  Julieta, cuja educação lhe impusera amarga renúncia dos bens da vida. Lutara, trabalhara e sofrera, com resignação e coragem. Os filhos varões, a quem revoltava a pobreza do lar materno, abandonaram-na, buscando centros distantes, por atender a impulsos menos edificantes da mocidade.
Perseverou a viúva na existência singela, consagrada à preparação do futuro da filha. Iniciou-a nos trabalhos de agulha , em que a menina se revelou, de pronto, excelente profissional, mas, depois de alguns anos de provações mais rudes, a nobre genitora caiu, extenuada. Hospitalizada, sofreu diversas intervenções no campo orgânico, sem resultados apreciáveis. Tão aflitiva se lhe tornou a situação, que o recolhimento à casa de saúde já se alongava por dez arrastados meses. A principio, por si só, Julieta conseguiu satisfazer às exigências financeiras. Com o escoar do tempo, viveu, porem, a pobrezinha duelo tremendo entre a necessidade e o esgotamento. Exausta as possibilidades de que dispunha, recorreu a parentes que se esquivaram, cautelosos; apelou para amigos, que se mostraram indiferentes. "
"As dispensas, no entanto, cresciam sempre, implacáveis."
....
"Louca de angústia, bateu em todas as portas e todas as portas permaneceram seladas. Incapaz de perscrutar aquela situação..., cedeu Julieta a insidioso convite.
Passou a valer-se da noite, a fim de trabalhar numa casa de diversões, com o intuito exclusivo de agenciar mais dinheiro; cantaria e dançaria, melhorando a receita."
....
"Atraída pelas propostas de um homem (Paulino), não teve forças para resistir; aceitou-lhe a proteção prematura. Abandonou a máquina de costura e mudou-se do modesto quarto em que vivia. Fixou-se, então, no centro de diversões noturnas, e, se comparecia a outros lugares, era sempre acompanhada por ele, interessado em tirar-lhe proveito da mocidade e beleza.
Julieta, no entanto, ocultava a realidade aos olhos maternos. Vestia-se com singeleza para visita diária, e, quando se fez acompanhar de Paulino, pela primeira vez, no hospital, apresentou-o a Cândida na qualidade de simples amigo.
As aflições sucessivas da menina alteraram-lhe, porem, a saúde. Achava-se extenuada, doente. Recordando os exemplos maternos, experimentava atrozes perturbações conscienciais. ... Presa de incoercível abatimento passava os dias e as noites sob fortes atritos da própria razão. ... Debatia-se-lhe a mente, angustiada, entre as exigências do mundo material e as imperiosas postulações do espírito.
No entanto, as preces maternais acompanhavam-na, através do escabroso caminho. E Cândida não tem sofrido em vão. Colaboradora fiel de muitos serviços, é credora de muitas bênçãos..."
 Depois de inteirar-me daquele drama, segui o orientador até o aposento em que Julieta lhe receberia socorro à organização psíquica em desvario.
Rememorando as palavras ouvidas dos lábios maternos, acolheu-se a jovem num divã, em pranto convulsivo. Torturantes pensamentos se lhe entrechocavam no cérebro enfermo. Vibrações pesadas, caracterizando-se pela cor muito escura, desciam-lhe da fronte e fixavam-se no aparelho respiratório.
Representavam-se na pleura, invadiam os alvéolos e daí passavam ao coração, influenciando as trocas sanguíneas, momento em que a substância fluídica das emissões mentais se esvaecia, absorvida pelas artérias. Notei, porem, que esse material oriundo da mente perturbada, imprimindo-se no mecanismo fisiológico, era assimilado pelo sangue, que, a seu turno, o restituía ao cérebro físico, acumulando-se em todas as zonas deste, mais próxima da substância cinzenta.
Identificando as manifestas perturbações no cérebro e no bulbo raqueano, encarei o meu orientador e perguntei:
- Não estaremos aqui ante a misteriosa origem da encefalite letárgica?
- Muito mais que isso - respondeu Calderano -; a mente desvairada emite forças destrutivas, que, se podem atingir os outros, alcançam, em primeiro lugar, o cosmo orgânico do emissor. Decidindo-se Julieta por um gênero de vida que lhe provoca violentos e contínuos conflitos na mente, passou a despedir energias fatais para ela mesma. Dotada de distinta educação, haurida ao contacto materno que lhe aprimorou as concepções e lhe enobreceu os sentimentos, incompatibilizou-se com uma existência de nível mais baixo na crosta planetária; a preparação do espírito ilumina invariavelmente...
... É suficientemente educada para colher qualquer benefício onde levianamente se projetou, e, dominada pela permanente angustia, faz demasiada pressão sobre a matéria cinzenta, dando causa a lamentáveis desequilíbrios orgânicos.
Não está ela, pois, simplesmente ameaçada pela encefalite letárgica; avizinha-se da loucura com estádios por distúrbios vários. É capaz de apanhar uma pleurisia como ante-câmera para a tuberculose. Com facilidade será vítima de deploráveis intoxicações do sangue, que se caracterizarão por moléstias indefiníveis dos vasos ou da epiderme, sem excluir as desarmonias fatais do fígado, prováveis portadoras da ruína e morte para o veículo denso.
Mas... A justiça divina jamais desconhece a compaixão.
Às vezes, nossa queda precipitada constitui mero desastre parcial a que nos arrasta o desespero. A Eterna Sabedoria examina o móvel de nossas ações e, sempre que possível, pronto nos reergue. Somente quando nos mergulhamos no total eclipse do amor e da razão, deliberadamente fugindo dos processos do socorro divino, mantendo-nos nas trevas completas de ódio e da negação defrontamos com absoluta dificuldade de receber influências salvadoras; então, deveremos esperar os atritos cruéis do tempo, aliados às forças, de caráter compulsivo, das leis universais. Se a jovem não pode elevar-se ao plano superior, como ave ferida pelo tiro de caçador impiedoso, a mãezinha doente permanece em poderosas orações transformadoras. Caiu a filha para socorrer-lhe o corpo, mas Cândida alcandorou-se mais por salvar-lhe a alma. Em vista disto, o amoroso poder de Cipriana agirá esta noite.
...
... Tenho instruções relativas ao caso. Julieta não deve receber hoje nosso concurso integral. Precisa-se manter-se enferma do corpo, de modo a ausentar-se das noitadas que costuma praticar. Em breves horas será conduzida, junto de Paulino, em espírito, ao quarto de Cândida, onde a irmã Cipriana pretende dirigir-se a ele, valendo-se das breves horas de desprendimento parcial pelo sono.
 Por volta das duas horas, em plena madrugada, regressou comigo o instrutor ao modesto aposento de Cândida; esta fora do mirrado invólucro material, repousava nos braços de Cipriana... Dois irmãos de nosso plano penetraram o quarto,conduzindo Julieta e um cavalheiro que identifiquei por intuição.
Diante de Cipriana, ajoelharam-se, chorando e comovidos.
Mantinham-se confundidos e em lágrimas, quando Cipriana se dirigiu ao moço , de maneira particular.
"- Paulino, falo-te m nome da Divina Justiça. Que o Senhor te abençoe, a fim de que me ouças com os ouvidos da razão! Escuta! Não supõe Julieta digna de seu braço vigoroso e trabalhador para a jornada terrestre? Que fazes da mocidade? uma simples aventura dos sentidos? não interpretas a experiência humana como estrada preparatória para a eternidade? que juízo fazes da vida e dos sublimes dons? Não partilhes o ingrato labor dos nossos irmãos menos esclarecidos, que pretendem converter a mulher em uma cobaia infeliz para o jogo dos sentido.  Dignifica sua existência de homem, honrando o sacerdócio feminino. Renasceste na Terra, guardado por seu devotamento crescente sob os cuidados maternos, e encontrarás, ainda, na mulher, o vaso dileto para os seus sonhos de paternidade criadora. Porque persistir no vaidoso domínio de uma criança pobre, por mero impulso de egoísmo e ostentação? Não te confrange contemplar a prolongada aflição de Cândida atormentada por atroz pesadelo, ante a incerteza dolorosa do porvir da filha? Desperta para os teus compromissos de natureza superior. Não vieste ao mundo simplesmente para gozar. A existência terrena, meu amigo, é abençoado colégio de iluminação renovadora.Que motivos te impelem a um condenável procedimento? És bom e útil, inteligente e nobre.
Porque te furtas à responsabilidade santificante?
 Perante a teu critério de homem de bem, as aflições de Julieta a tornam credora de maior amparo. A pobrezinha não procurou uma casa de entretenimentos menos dignos, alimentando segundas intenções. Não lhes conhece, porventura, as preocupações absorvente de filha dedicada? Não sabes que seus pés ali buscavam trabalho e arrimo, proteção e recurso? Enquanto diligenciava mera distração para a mente ociosa, Julieta vivia humilhações, tentando ganhar o remédio necessário à mãezinha enferma. ... Paulino sacode a consciência adormentada pelas facilidades humanas!
Ainda não sofreste quanto devias, para santificar e amar a vida. Não desprezes o ensejo que te oferece!
Coopera no resgate de jovem mulher que te não surgiu no caminho por mero acaso. O amor e a confiança não continuem obra de improviso; nascem sob benção divina, crescem com a luta e consolidam-se nos séculos. A simpatia, no mais das vezes, é a realização de milênios. Não te aproximarias de Julieta, com tanto apego, se ela já não figurasse no seu pretérito espiritual. Dedica-te a ela, salva-a da loucura e da inutilidade. Oferece-lhe o braço de esposo, honrando a vida, antes que a morte te despedace o vaso físico nas mãos invencíveis. É mais nobre dar que receber, mais belo amar que ser amado, mais divino sacrificar-se que extorquir alheios sacrifícios. Não te cause mossa a crítica do mundo. A sociedade humana é vulnerável em seus fundamentos, mas injusta quando extermina os germes de regeneração espiritual para a vida superior, a pretexto de preservar-se. Vem a nós Paulino! O Senhor abençoar-te-á no gesto digno. Amanhã Cândida viverá as hora derradeira da atual existência. Dá-lhe a paz, restitui-lhe o bem estar, pelo muito que se mortificou para conservar a filha em posição respeitável. Não permitas que o amor se perveta em sua alma . Santifica-o com a responsabilidade, fortifica-o com seus dotes naturais, e a Providência estará ao teu lado para todo o sempre."
Calou a instrutora.
O cavalheiro ergueu os olhos lacrimosos, e declarou:
- Recebo a vossa palavra como se fora a minha Mãe Celestial. Fazei de mim o que vos aprouver. Estou pronto...
- Que o Pai nos abençoe a todos...
Julieta e Paulino foram reconduzidos ao aposento do qual tinham vindo.
Às oito horas da manha, Cipriana suprimiu-lhe a maior parte das forças. Chamando pela enfermeira vigilante, o médico prognosticou a morte próxima.
Reclamada a presença da filha, compareceu a jovem depois do meio dia, seguindo-se-lhe Paulino, visivelmente comovido.
Como haviam procedido nas horas de sono carnal, assim ao observarem a venerável senhora em agonia, ajoelharam-se ambos, lacrimosos, quase na mesma posição de horas antes.
Cândida fixou o rapaz em atitude suplicante, e falou-lhe com dificuldade, embora Cipriana lhe não deixasse fugir as energias. A agonizante comentou,comovedoramente,a angústia que lhe torturava o espírito. Paulino não a deixou terminar. De olhos rasos dágua, colocou o indicador nos lábios da respeitável moribunda, confortando-a:
- Dona Cândida, não fale mais. Amanheci hoje com um propósito irremovível; Julieta e eu nos casaremos, dentro em poucos dias. Amanhã mesmo iniciaremos o processo de legalização do nosso compromisso, antes que qualquer circunstancia interfira por empecer nossos desejos. Fique, pois, descansada. A partir de agora, sou também seu filho.
A agonizante, chorando copiosamente, fez um sinal.
Julieta e Paulino aproximaram-se. Foi então que Cândida amparada por Cipriana lhes uniu as mãos, num gesto simbólico.
Foi seu derradeiro movimento no corpo exausto. Em breves minutos , as pálpebras físicas cerraram-se para sempre, enquanto os olhos espirituais se abriam entre nós, para a contemplação dos trilhos refulgentes da Eternidade.

Questões para estudo

1 - Segundo Calderano, como nossos pensamentos desvairados provocam sérios distúrbios orgânicos?

2 - O que você entende por desprendimento parcial?

3 - Cipriana dirige-se a Paulino de maneira particular. Suas palavras nos fazem pensar. Cite o que mais chamou sua atenção  e porque.

4 - Qual o seu entendimento a respeito das afirmações abaixo?
   
     a) O amor e a não constituem obras de improviso.

     b) A simpatia é realização de milênio.

    c) A sociedade humana é vulnerável em seus fundamentos , mas injusta quando extermina os germes de regeneração espiritual para a vida superior.
  
Bibliografia

- Livro dos Espíritos
- Evangelho Segundo o Espiritismo.

Conclusão:

Nesse capítulo VI, André Luiz narra o trabalho intercessório que realizou juntamente com o Instrutor Calderaro e com a benfeitora Cipriana, visando obter o equilíbrio espiritual de uma irmã que se encontrava prestes a desencarnar.
Cândida se encontrava com seu organismo físico exausto e chegara o momento de fazer sua passagem para o plano espiritual.  Encontrava-se, todavia, angustiada com a situação de sua filha, Julieta, que lutava segundo acreditava, com grandes dificuldades para prover sua subsistência.
Essa situação, não só a mantinha presa ao organismo físico como, a persistir, faria com que desencarnasse em condições de grande perturbação espiritual.  Graças ao trabalho dos intercessores, a situação de Julieta foi equilibrada com o compromisso de casamento assumido por Paulino, com quem mantinha relacionamento amoroso. Em consequência, Cândida obteve uma rápida melhora e desencarnou de forma tranqüila.

Questões para estudo

1 - Segundo Calderaro, como nossos pensamentos desvairados provocam sérios distúrbios orgânicos?

Explicou o benfeitor que a mente portadora de pensamentos desvairados emite forças destrutivas que, antes de atingir o próximo, afeta a própria pessoa.  Quando o espírito é de natureza propícia a boa conduta, educado para um vida reta, como, no caso desse capítulo, pelo exemplo da mãe e, não obstante,  envereda por esse caminho,  essa contradição cria uma perturbação consciencial, que vai gerar angústia.  Essa angústia pressiona demasiadamente o cérebro, causando-lhe distúrbios orgânicos.

2 - O que você entende por desprendimento parcial?

Desprendimento parcial ocorre nos momentos de emancipação do espírito em relação ao seu corpo material, durante os momentos do sono físico.  Nessas ocasiões, ao deixar o corpo físico, o espírito vive a verdadeira vida, que é a vida espiritual.  Vai ao encontro aos que lhe são afins, neste ou no outro plano, participa de estudos, ouve as orientações  de seus protetores e pratica boas ou más ações, de conformidade com seu nível de evolução e suas intenções..

3 - Cipriana dirige-se a Paulino de maneira particular. Suas palavras nos fazem pensar. Cite o que mais chamou sua atenção e por quê.

A preleção de Cipriana se pautou pelo chamamento de Paulino para a verdadeira razão de nossa experiência na carne.  Demonstrou a benfeitora que não estamos aqui a passeio, que a nossa vida não pode se resumir aos gozos materiais.  Procurou sensibilizá-lo para o fato de a mulher não ser um simples objeto de prazer, exortando-o a respeitar Julieta como um ser espiritual.  Ressaltou, ainda, a existência de vínculo existente entre ambos desde existências pretéritas e que sua aproximação não se deu por acaso.  Procurou intuí-lo a se dedicar a ela, tirando-a do processo de loucura para que estava se encaminhando.

4 - Qual o seu entendimento a respeito das afirmações abaixo?
   
a) O amor e a confiança não constituem obras de improviso.

Ao mencionar essa frase, a benfeitora quis demonstrar que esses sentimentos não acontecem por acaso.  Que vão sendo elaborados pouco a pouco, de encarnação em encarnação.  Que o amor não acontece repentinamente, sem causa nenhuma, como uma improvisação do corpo físico.

b) A simpatia é realização de milênio.

É a continuação da explicação anterior.  A simpatia é uma conquista construída ao longo das reencarnações sucessivas.  Salvo os casos de necessidade evolutiva, em que podemos, por prova ou expiação, reencarnar junto a nossos desafetos, os espíritos reencarnam nos ambientes a que são atraídos por afinidade. Assim, a simpatia entre eles vai sendo construída paulatinamente, formando laços de amor indissolúveis.

c) A sociedade humana é venerável em seus fundamentos, mas injusta quando extermina os germes de regeneração espiritual para a vida superior.


Quis a benfeitora demonstrar que a sociedade é uma conquista da humanidade, que deve ser respeitada e preservada.  Porém, ao mesmo tempo, é injusta quando despreza os valores espirituais, que são aqueles que podem nos levar à vida superior, priorizando os bens materiais e os prazeres da carne.

Nenhum comentário:

Postar um comentário