Powered By Blogger

Pesquisar este blog

Páginas

quarta-feira, 7 de outubro de 2015

Eutanásia animal

EUTANÁSIA ANIMAL
 
1  O que fazer diante de um animal de estimação, um cachorro, por exemplo, que em avançada idade enfrenta doença de longo curso, a impor-lhe limitações e dores?
O mesmo que faríamos por um familiar muito querido: cuidar dele com carinho e atenção, buscando sempre melhorar sua condição de vida e amenizar seus padecimentos.
2  Não seria razoável praticar a eutanásia, evitando dores maiores para o animal?
Se a razão rejeita a eutanásia, em se tratando de familiares queridos em idêntica situação, por que fazê-lo com os animais? A principal objeção à eutanásia humana é o fato de que ela coloca a morte a serviço do homem, não de Deus. Por que seria diferente com os animais?
3  Sabemos que doenças e dores que afetam os seres humanos envolvem problemas cármicos, algo que não ocorre com os animais. Por que deixá-los sofrer, se nada devem?
Nem sempre a dor é um problema cármico. A mulher que dá à luz não está cumprindo um carma. As dores do parto abrem as portas para a sublime experiência da maternidade. A velhice, com as limitações e dores que impõe, longe de representar um carma, prepara o Espírito para o retorno ao Além, ajudando-o a superar vícios e paixões que dificultam a adaptação à vida espiritual.
4  E quanto ao animal?
As dores que venha a enfrentar agitam sua consciência embrionária, agilizando o trânsito da animalidade instintiva para o exercício da razão, favorecendo sua promoção a ser pensante, o Espírito. Todos viemos de lá e certamente fomos trabalhados pelas dores do mundo, ao longo de multifárias reencarnações.
5  Quando um cão é portador de leishmaniose, as autoridades sanitárias impõem a eutanásia, por medida preventiva, evitando que outros animais ou seres humanos sejam contaminados por esse terrível mal. Não é uma medida razoável e justa?
E quando o mal atinge um ser humano? Impõe-se a eutanásia? Obviamente, não. O paciente será isolado e tratado, objetivando-se a sua recuperação. O mesmo poderia ser feito com os animais contaminados. Ocorre que as autoridades agem de forma simplista. É mais fácil e barato eliminá-los do que isolá-los e tratá-los. Afinal  considera-se equivocadamente , são apenas irracionais.
6  Praticar a eutanásia animal não seria um ato de misericórdia, como recomendou Jesus, lembrando o profeta Oseias: Misericórdia quero, não sacrifício?
É preciso cuidado com a interpretação dos textos evangélicos. A aplicação correta desse princípio tem sentido inverso. Praticar a misericórdia com os animais seria amenizar suas dores, não sacrificá-los.
7  André Luiz* diz que alguém que desencarna submetido à eutanásia pode ter problemas de adaptação à vida espiritual. O mesmo acontece com os animais?
Não sei se teriam problemas de adaptação, já que seu transito pela espiritualidade é breve, logo reencarnando, conforme está na questão 600, de O Livro dos Espíritos**. Não obstante perdem a oportunidade de agilizar seu desenvolvimento com a dor-evolução.
8  Fala-se hoje em ortotanásia. Seria aplicável aos animais?
Perfeitamente. Seria o comportamento ideal diante de um animal de estimação, em fase terminal. Cuidar bem dele, evitando que sofra, mediante a aplicação de medicamentos específicos, mas não fazer nada para prolongar-lhe a existência. Oportuno deixar a Natureza seguir seu curso, sob a égide de Deus.
 
Richard Simonetti
 
Revista:        RIE  Revista Internacional de Espiritismo
                    nº 12, janeiro de 2013
                    Casa Editora O Clarim
 
Notas de Fernando Peron (fevereiro de 2015):
(*)  Segundo revelação do próprio Chico Xavier, André Luiz é, na verdade, o médico e sanitarista brasileiro Carlos Chagas (1879-1934). Ver a obra Chico Xavier, a Reencarnação de Allan Kardec (Carlos A. Baccelli, LEEPP  Livraria Espírita Edições Pedro e Paulo), capítulo Chico Xavier e Corina Novelino (pág. 41).
Para maior aprofundamento em inúmeros temas e estudos de interesse universal, compulsar a Série André Luiz: uma sequência de obras revolucionárias, psicografadas por Francisco Cândido Xavier, como se segue (ano de lançamento entre parêntesis): 1. Nosso Lar (1944), 2. Os Mensageiros(1944), 3. Missionários da Luz (1945), 4. Obreiros da Vida Eterna (1946), 5. No Mundo Maior (1947), 6. Agenda Cristã(1948), 7. Libertação (1949), 8. Entre a Terra e o Céu (1954), 9. Nos Domínios da Mediunidade (1955), 10. Ação e Reação(1957), 11. Evolução em Dois Mundos (1959), 12. Mecanismos da Mediunidade (1960), 13. Conduta Espírita (1960), 14. Sexo e Destino (1963), 15. Desobsessão (1964), 16. E a Vida Continua... (1968). As obras de número 11, 12, 14 e 15 são em parceria com o médium Waldo Vieira. A obra de número 13 foi psicografada unicamente por Waldo Vieira (Chico Xavier psicografou apenas o prefácio, pelo Espírito Emmanuel). Todas foram publicadas pela FEB  Federação Espírita Brasileira.
 
(**)  O Livro dos Espíritos. Allan Kardec. Várias Editoras.

Nenhum comentário:

Postar um comentário