Powered By Blogger

Pesquisar este blog

Páginas

domingo, 7 de dezembro de 2008

62 - O EVANGELHO SEGUNDO O ESPIRITISMO

- ALLAN KARDEC

CAPÍTULO VI: O CRISTO CONSOLADOR

ADVENTO DO ESPÍRITO DE VERDADE: ITEM 7

“Eu sou o grande médico das almas e venho trazer-vos o remédio que vos deve curar."
O grande médico das almas é Jesus, e o remédio que ele nos trouxe são as leis morais, as únicas capazes de curar todas as enfermidades da alma, eliminando as suas conseqüências impeditivas da felicidade do homem na Terra.

Enquanto a humanidade não perceber que todas as infelicidades humanas são resultados da própria inferioridade moral dos seus habitantes, na valorização do orgulho, da vaidade e dos seus derivados, o homem buscará, em vão, ser feliz.

Jesus, o espírito mais puro que já veio à Terra, deu-nos o modelo do que poderemos ser, servindo-nos, pois, de exemplo a ser seguido.

Através dos Evangelhos e dos esclarecimentos espíritas, podemos hoje compreender Jesus como O Médico, que veio nos curar, não através dos chamados milagres, mas pelo que nos ensinou e exemplificou. Não basta aceitá-lo, é preciso usarmos seu remédio, no dia-a-dia, para que nossas mazelas morais sejam curadas.

Quem aceita seu remédio e o toma, no esforço de melhorar-se, perceberá as virtudes crescendo, lentamente, dentro de si, suas imperfeições morais irem diminuindo, e o Amor vivido por Jesus, determinismo para todos os filhos de Deus, se desenvolvendo, podendo sentir, desde já, o prazer do dever cumprido, felicidade possível na Terra.
“Não procureis alhures a força e a consolação, porque o mundo é impotente para dá-las."

No entanto, muitos e muitos ainda vivem na ilusão da felicidade nos prazeres e valores da Terra, esquecidos de que o Espírito imortal tem necessidades que não são as mesmas do corpo físico. O homem precisa sim, de um corpo satisfeito em suas necessidades básicas, para que o Espírito possa, mais, livremente, cuidar mais das suas próprias carências.

Mas, na busca desses valores e prazeres materiais, o homem se afunda na animalidade, desrespeitando a si próprio, na vivência dos instintos primitivos, provocando em sua essência espiritual, doenças que somente o amor vivido pode curar.
É por isso e para libertar a humanidade terrena das suas doenças espirituais que veio Jesus, O Medico das Almas, conviver, na Terra, com Espíritos rebeldes às leis divinas, trazendo o remédio para todas os sofrimentos e doenças: seus ensinos, contidos nos Evangelhos.

“Deus dirige aos vossos corações um apelo supremo, através do espiritismo: escutai-o. Que a impiedade, a mentira, o erro, a incredulidade, sejam extirpados de vossas almas doloridas. São esses os monstros que sugam o mais puro do vosso sangue, e vos produzem chagas quase sempre mortais."

O espiritismo, demonstrando que todos fomos criados por um Ser Supremo e Absoluto, imortais, perfectíveis, simples e ignorantes para, através dos próprios esforços, atingir um grau de perfeição e felicidade; e que para isso, reencarnamos em mundos materiais, tantas vezes quantas forem necessárias ao nosso desenvolvimento e burilamento, fornece os elementos racionais para impulsionar a nossa vontade de progredir, incessantemente, no bem, pelo bem e para o bem.

Leda de Almeida Rezende Ebner
Agosto / 2006

Nenhum comentário:

Postar um comentário