Powered By Blogger

Pesquisar este blog

Páginas

sábado, 21 de fevereiro de 2015

INDICE

OBJETIVO DA AULA 2
BIBLIOGRAFIA PRINCIPAL 2
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR 2
INICIAÇÃO ESPIRITA 4
A EVOLUÇÃO DO HOMEM ANIMAL PARA O HOMEM ESPIRITUAL 5
O BEM E O MAL 7
Característica do homem material 10
PLANO DE IDÉIAS Nº 01 12

 OBJETIVO DA AULA

Definir o estágio primitivo quando, para o homem recém saído da animalidade, lhe é proposto palmilhar a rota evolutiva dirigindo-se à busca de perfeição (O homem espiritual);

Momento voltado à reflexão, vivência, aprendizado constante para caminhar em direção da tão almejada evolução.




BIBLIOGRAFIA PRINCIPAL

O Evangelho Segundo o Espiritismo  (Allan Kardec)
Capitulo

O Livro dos Espiritos  (Allan Kardec)
Questões 114  127  191ª  605  605a

A Genese - (Allan Kardec)
Capitulo 3

Fonte Viva  (Emmanuel / F C Xavier)
25

Iniciação Espírita - (Diversos)  5ª Edição Editora Aliança
67

Os Exilados de Capela - (Edgard Armond)
.








BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

Falando ao Coração - (Edgard Armond)
1 91º, 3º e 5º item 4  8 - 37  38  57

Na Semeadura I - (Edgard Armond)
49  54  60  77 - 221

Na Semeadura II - (Edgard Armond)
33

Emmanuel ( Emmanuel  Francisco C Xavier)
5 - 32

Sinal Verde ( Andre Luiz  Francisco C Xavier)
34

O Consolador - (Emmanuel / F C Xavier)
228  230 - 241

Mensagens e Instruções  (Edgard Armond)
19- 20

O Evangelho a Luz do Cosmo  (Ramatis  Hercilio Maes)
.

Parabolas e Ensinos de Jesus  Cairbar Schutel
.








 INICIAÇÃO ESPIRITA


 A EVOLUÇÃO DO HOMEM ANIMAL PARA O HOMEM ESPIRITUAL

Questão 204  A alma humana poder-se-á elevar para Deus tão-somente com o progresso moral, sem os valores intelectivos?

Resposta  O sentimento e a sabedoria são as duas asas com que a alma se elevará para a perfeição infinita. (O Consolador, Emmanuel, FEB)

A Doutrina Espírita nos ensina que o Homem está sempre em evolução, o Espírito pode estacionar, mas nunca retroceder no seu estágio evolutivo.
O princípio inteligente em seus estágios iniciais evolui pela aquisição de experiências, através da vivência, e na sua infância poderíamos dizer que ele evolui por força das leis naturais, mas a medida que vai adquirindo a liberdade de escolha amplia a sua possibilidade de intervir na velocidade de sua evolução.
No estágio atual, considera-se que o Homem tem tido evoluções crescentes no nível do conhecimento (intelectual) mas tem experimentado pouca alteração no seu estado de ser (moral).
Poderíamos dizer, então, que o Homem ainda não é um ser acabado. As leis naturais o desenvolveram até certo ponto e depois, paulatinamente, deixam-no prosseguir em seu progresso por seus próprios esforços e sua própria iniciativa.
Emmanuel nos ensina que o Espírito evolui com equilíbrio entre o sentimento (amor) e a sabedoria, ou desenvolvimento moral e desenvolvimento intelectual.
Como o Homem tem experimentado maior crescimento intelectual do que moral, a questão que se coloca é como acelerar o desenvolvimento moral, desapegando-se da materialidade e da sensualidade (relativo aos sentidos).
Antes, porém, perguntaríamos: É possível a todos os homens se desenvolverem moralmente?
Sim, é possível, desde que o queiram, pois ao tornar-se um ser diferente o Homem adquire qualidades novas e poderes que antes não possuía.
E aqui observamos que poucos querem realmente abandonar o seu estado atual, mesmo porque o abandono de seu estado atual para aquisição de maior moralidade implica em um desejo intenso de mudança e um grande esforço. Capacidades que muitos pensam ter, mas que na verdade não possuem.
O homem até julga possuir virtudes, que na verdade não as possui. Ou seja, o homem não se conhece.
O desenvolvimento do ser depende de condições interiores e exteriores. Inicialmente, o Homem deve, por meio da auto-observação, conhecer sua situação, suas dificuldades e suas possibilidades; deve ter um desejo muito forte de sair de seu estado moral presente.
Depois, o Homem precisa da ajuda de quem conhece um processo de desenvolvimento moral.
De onde nasce o desejo de mudança? O Homem que vive primordialmente focado no interesse e atrações criadas pela própria vida, tais como interesses da nação, do país, do clima, de saúde, de segurança, de conforto, da família, da educação, da sociedade, da fortuna, da pobreza, prazeres, distrações, vaidade, orgulho, reputação, raça, profissão, maneiras, costumes, das idéias correntes e assim por diante terá mais dia, menos dia a certeza de que não encontrará sua felicidade se continuar focado nesses interesses.
Quando se desiludir da vida que está tendo, procurará novos caminhos através de interesses e atrações criadas fora dessa vida - mas que têm origens nas escolas iniciáticas e que foram criadas intencionalmente por homens conscientes, para fins determinados.
As influências dessa espécie tomam habitualmente corpo sob a forma de doutrinas ou de ensinamentos religiosos, sistemas filosóficos, obras de arte e assim por diante.
Neste momento ele se encontra em uma encruzilhada, um percurso onde se vislumbra muitas promessas e poucos sacrifícios iniciais e outro que implica muitos esforços e desejo intenso de mudança, como o das escolas iniciáticas.
O primeiro será lento e terá resultado incerto e limitado no seu desenvolvimento moral.
O outro, apesar do esforço, da exigência de muita vontade e da renúncia à materialidade e à sensualidade, poderá propiciar uma transformação significativa no seu nível de ser.
 O BEM E O MAL

O mundo apresenta um aspecto multiforme, com a mescla do bem e do mal. Tragédia e comédia, desgraça e felicidade, guerra e paz, tudo é impulsionado pelo bem ou pelo mal. Há homens bons e homens maus. Precisamos, portanto, ser esclarecidos sobre a existência de uma causa básica, determinante desses dois elementos. No momento, parece-me indispensável conhecê-la, e por isso desejo explicá-la.

Por uma inclinação normal, o homem odeia o mal e procura o bem. Com raras exceções, tanto os governos, como a sociedade ou a família, amam o bem, porque sabem que o mal não gera paz ou felicidade.

Há dois pontos a salientar na definição do bem e do mal. "Homem bom é aquele que crê no invisível; mau é o que não crê." O primeiro crê em Deus: é espiritualista; o segundo, pelo fato de não O ver, não crê: é materialista.

A boa ação parte do amor, da compaixão ou da justiça social, isto é, do amor à humanidade. Há pessoas que praticam o bem por saberem que a boa ação produz bom fruto, e a má ação, mau fruto. Outras socorrem o próximo impelidas pela compaixão. Os quatro princípios do budismo - evitar o desperdício, ser moderado, fazer economia e tudo poupar - são práticas do bem. O desejo de ser simpático, gentil, fiel à profissão, almejar o benefício e a felicidade do próximo, render graças, manifestar gratidão e esforçar-se no sentido de agradar a Deus, também são práticas do bem. Ainda existem várias outras práticas, mas creio que essas sejam as mais comuns.

A má ação, produto do pensamento destrutivo fechado à existência Divina, justifica o delito, contanto que se consiga ludibriar os outros. Então, a fraude é praticada como ação perfeitamente normal; torturam-se inocentes, não importando se isso desgraça os homens e a sociedade, e chega-se até ao cúmulo da prática do homicídio.

A guerra é um homicídio coletivo. Desde a antigüidade, os homens considerados heróis provocaram guerras para conseguir poderes e satisfazer desatinadas ambições. Diz um provérbio: "O vitorioso domina o mundo, mas este o subjuga quando readquire seu equilíbrio." A História nos mostra o fim, quase sempre trágico, desses "heróis" que brilharam apenas temporariamente, como conseqüência natural do mal que cometeram.

Se fosse certo o conceito popular de que "não importa enganar, contanto que não se seja descoberto", seria até mais vantajoso e inteligente praticar toda espécie de maldades e viver luxuosamente.

O mal surge, ainda, da crença de que, após a morte, o homem retorna ao Nada; é a negação da vida após a morte, isto é, da vida no Mundo Espiritual.

Embora a sorte o favoreça durante algum tempo, a realidade evidente é que o faltoso está fadado à ruína. Aquele que comete delitos vive inquieto e atormentado pelo receio de ser preso. Sob a tortura da sua consciência acusadora, é induzido ao arrependimento, sendo freqüente o caso de criminosos que se entregam ou se alegram em cumprir a pena, porque assim adquirem tranqüilidade. Isto significa que sua alma, através do elo espiritual, está sendo censurada por Deus, seu Criador. Portanto, ao praticar o mal, mesmo que consiga enganar os outros, a pessoa não pode enganar a si mesma e muito menos a Deus Onisciente, ao qual todo homem está ligado por um elo espiritual. Por essa razão, jamais o crime compensa.

Existem pessoas que deixam de praticar ações condenáveis, entre outros motivos, por estes dois: por autodefesa, pois, apesar de pretenderem o mal, temem o descrédito da sociedade, e por covardia, não obstante desejarem os seus proveitos. Por outro lado, muitos praticam o bem por conveniência, sabendo que as boas ações conquistam simpatia e são compensadoras; ou melhor, praticam o bem na esperança de retribuição. Isso não passa de uma transação, pois essas pessoas vendem favores para comprar gratidão. Tais ações não oprimem o próximo nem afetam a sociedade, sendo melhores que as más, porém, não são verdadeiramente benéficas. Portanto, perante Deus, cujo olhar penetra no íntimo do homem, nelas não há honestidade. A dúvida quanto a isso é decorrente da superficialidade do ponto de vista humano. Essas atitudes são perigosas, próprias dos que não crêem no Ser Invisível; os que as praticam são levados, no momento oportuno, a cometer algum mal que possa passar desapercebido na sociedade.

Ao contrário, quem realmente crê em Deus, não se deixa ludibriar por "brilhantes perspectivas". Ainda que seja considerado um homem de bem, do ponto de vista terreno e objetivo, se o indivíduo não crê em Deus, situa-se na esfera do mal, visto estar propenso a transformar-se num mau elemento a qualquer instante. Por isso eu insisto: ter fé, crer naquele Ser Invisível, é o atributo essencial do autêntico homem de bem. Estou convencido de que nada, além da Fé, nos poderá salvar dos conceitos excessivamente desmoralizadores que caracterizam a época atual.

Embora o homem continue criando leis, polícia, tribunais e prisões para impedir a ocorrência de crimes, tudo isso é como ele construir jaulas de ferro para animais ferozes, a fim de proteger-se do perigo. Dessa forma, os criminosos não estão recebendo tratamento apropriado a seres humanos. E haverá maior infelicidade para alguém do que terminar a vida descendo às condições de animal, quando foi criado como um ser superior a todos os demais?

"O homem se tranforma em animal quando se corrompe, e em ser Divino, quando se eleva." Esta é uma verdade secular. O homem é realmente um ser intermediário entre Deus e a besta. De acordo com esta verdade, o verdadeiro civilizado é aquele que se libertou do instinto animal. Creio que se pode conceituar o progresso da civilização como a evolução do homem animal para o homem Divino. E o lugar onde se reúnem homens Divinos poderá ser outro que não o PARAÍSO TERRESTRE?
 Característica do homem material

sente infeliz
julga-se pouco estimado
não trabalha bem
afasta se do outros
irrita-se com freqüência
pensa em prazer excessivo
trabalha só por dinheiro ou projeção social
pensa primeiro em si
discute horas seguidas
não suporta criticas
considera-se superior ou inferior aos outros
quer sempre mandar
tem medo de ser dominado
usa o próximo para satisfazer seus desejos ou conseguir vantagens


espiritual
 conhece seus desejos reais cria seu sistema de valores relaciona-se com ao outros é produtivo em suas atividades

os instintos básicos

perpetuaçao da espécie ( sexualidade
preservação individual  ( julga-se imortal
sociável ou socialidade ( copiar os outros

sexualidade = começo da geração perpetuaç ao da espécie

preservação individual
egoísmo se defende contra tudo
defende sua vida a todo custo

sociável = inveja copiar os outros

instinto = não erra esta no sub consciente
inteligência  pensamento pode se enganar


 PLANO DE IDÉIAS Nº 01

SORVETE DE JILÓ

ETAPA VENCIDA  ESCOLA DE CULINARIA

EVOLUÇÃO NOS OUTROS REINOS

ESTRUTURAS MENTAIS - DEFESAS

MASCARAS  MUITAS CARAS


ESTADO DE ABERTURA  EXPERIMENTAR NOVAS POSIÇÕES  QUEBRA DE PARADIGMAS - - VELHO E NOVO HOMEM

INTELECTO + MORAL  =  EVOLUÇÃO

CONQUISTA MORAL  -  AUTO EDUCAÇÃO


LEI DE EVOLUÇÃO  DETERMINISMO DIVINO  NÃO RETROGRADE

EXCESSO DE MAL MORAL  MUDANÇAS  PROGRESSO

NINGUEM VIRA ANJO AGORA


DEUS ESTÁ NO CONTROLE  PROVA NO TAMANHO CERTO

MATERIALISMO  ESPIRITUALISMO

TER DOR E NÃO SOFRIMENTO

PEQUENAS COISAS DO DIA A DIA

AMOR  ACEITAR O PROXIMO COMO É

É PRECISO SERVIR MAIS

COMO FAZ  FERNANDO VEM OU NÃO

HUMILDADE < >

O FUTURO É HOJE
 VOCES AINDA USAM MASCARAS??
 O APOSTOLO PAULO DISSE:
É NECESSARIO DESVESTIR O HOMEM VELHO E REVESTTIR-SE DO HOMEM NOVO

COMO VOCES  ANALISAM ISTO NO SEU DIA-A-DIA?
 PODEMOS NOS COMPARAR À JESUS??

SEREMOS IGUAIS A ELE??
 O QUE REPRESENTA A DOR PARA VOCES??

E O SOFRIMENTO??

Nenhum comentário:

Postar um comentário