Powered By Blogger

Pesquisar este blog

Páginas

quinta-feira, 19 de fevereiro de 2015

Filhos ou Servos
 JOSÉ ARGEMIRO DA SILVEIRA de Ribeirão Preto, SP
"Disseram os discípulos ao Senhor: Aumenta-nos a fé! Respondeu-lhes Jesus: Se tiverdes fé, que seja como um grão de mostarda, e disserdes a esta amoreira: arranca-te e transplanta-te para o mar, ela vos obedecerá". (Lucas, cap. 17, vers. 5 e seguintes)
Há pessoas que duvidam do valor da fé. Até dizem que o importante não é ter fé, mas saber, conhecer. Essas pessoas confundem fé com crença. Ensina Huberto Rohden: "A nossa palavra "fé" vem do termo "fides", radical de fidelidade. Fé é, pois, uma atitude de fidelidade, harmonia, sintonia. Quando o meu aparelho de rádio está sintonizado com a onda eletrônica emitida pela estação emissora, então o meu rádio apanha nitidamente a música irradiada pela emissora  meu rádio tem "fé", fidelidade, alta fidelidade, com a estação emissora. Mas, quando o meu aparelho receptor não está afinado pela mesma freqüência vibratória da emissora, não apanha a música, porque não tem "fé", fidelidade, sintonia. A "crença" nada tem que ver com a fé. A crença, substantivo derivado do verbo crer, é uma opinião vaga, incerta, indefinida. Assim como quando alguém diz: creio que vai chover, creio que fulano morreu". (1)
Após Jesus afirmar o valor da fé, esclarecendo que nada é impossível ao que tem fé, contou uma pequena parábola que parece não estar relacionada com o assunto, mas, na verdade, o Mestre, nessa parábola está ensinando como obter ou aumentar a fé. Ele fala de alguém que, possuindo um escravo, este depois de trabalhar todo o dia no campo, volta para casa à tarde, e ainda vai limpar a casa, fazer o jantar, enfim realizar várias outras tarefas. Depois de tudo isso, o escravo não recebe nenhum pagamento pelo seu trabalho, nem elogio, nenhuma outra recompensa, pois, como escravo, ele só cumpriu o seu dever. E conclui Jesus: Assim também vocês. Depois de fazerem tudo o que devia ser feito não devem esperar nenhum tipo de pagamento, pois apenas cumpriram o seu dever.
Jesus nos ensina, assim, que desenvolvemos a fé em nós, através do trabalho no bem, sem esperar retribuição. Não basta fazer o que devia ser feito; realizar todas as tarefas. Importante observar como isso é feito. Quando se faz e se envaidece , ou quando se espera reconhecimento, gratidão, elogio, algum tipo de pagamento é como se a pessoa estivesse se colocando como credora da lei. Ela está servindo a si, e não a Deus. O interesse dela não é o mesmo do Pai e isto dificulta aquela sintonia mencionada acima. Ela está se colocando como servo e não como filho de Deus. O servo não fica para sempre na casa; o filho fica para sempre (João, 8:35). Ao se colocar como servo, ela fica aguardando retribuição. Os interesses dela são diversos do Pai. Está pretendendo servir a dois senhores, a Deus e a si mesmo, fato impossível de ser praticado como diz Jesus em Mateus, 6:24  Ninguém pode servir a dois senhores, porque ou há de odiar um e amar o outro ou se dedicará a um e desprezará o outro. O filho tem interesse em comum com o Pai, permanece sempre na casa paterna. Trabalha sem visar pagamento, porque o que é do pai é do filho. Por outro lado, as necessidades do filho são atendidas sem restrições pelo pai que não avalia o trabalho do filho para dar-lhe o de que necessita. Mesmo que esse atendimento signifique o gasto de elevadas somas, o pai não mede esforços. Tudo faz pelo filho. Entre os dois o interesse é comum. Daí a sintonia, a fidelidade, como citado.
O bem que se faz aos irmãos em humanidade, seja perdoando, tolerando, compreendendo, ou auxiliando, visando minorar-lhes as dores, se feito sem motivo de envaidecimento e sem visar retribuição, é a condição que criamos para receber o auxílio da misericórdia divina, abundante e que nos favorece sem medir nosso provável merecimento. É a tão desejada conexão com o Divino, ou o fortalecimento da fé, a sintonia com os poderes superiores do Bem.
Reflitamos: Como temos nos posicionado perante o Pai Celestial  Como filhos ou como servos?
Janeiro de 2006, edição n°. 240
Jornal Eletrônico Verdade e Luz
USE de Ribeirão Preto
Intermunicipal de Ribeirão Preto - Caixa Postal, 827 - 14001-970 - Ribeirão Preto, SP

Nenhum comentário:

Postar um comentário