Powered By Blogger

Pesquisar este blog

Páginas

quinta-feira, 19 de fevereiro de 2015

FÉ E REALIZAÇÃO

Danilo Carvalho Villela

É natural o ato de crer.
A atitude de confiança que nos leva a entrar em um elevador sem antes verificar-lhe o estado de conservação decorre de um contexto de conhecimento e observação pois, conforme sabemos, elevadores são feitos segundo especificações técnicas que garantem sua segurança que é, além disso, periodicamente verificada por pessoal qualificado. A prática mostra, por isso, que podemos utilizá-los no dia-a-dia dispensando-nos daquele cuidado.
A religião tem utilizado abordagem análoga na fundamentação da fé, identificando a ação divina na formação e funcionamento do Universo, acrescentando, porém, que existem igualmente leis no campo moral, fato não constatável à primeira vista, mas cuja veracidade o Espiritismo demonstra. É interessante observar, a propósito, a atitude curiosa de alguns defensores do materialismo que atribuem o funcionamento do Universo e da vida  extremamente complexos e delicados  ao acaso, cuja característica principal é justamente a aleatoriedade, ou seja, o oposto da regularidade observada nos fenômenos naturais.
Todos sabemos que a confiança nas próprias forças e a vontade empregada com discernimento e perseverança têm permitido aos grandes realizadores atingir seus objetivos, superando embora imensas dificuldades.
Analogamente, a fé religiosa, ou seja, a certeza quanto à existência do mundo espiritual (que não percebemos com nossos sentidos) e de leis morais (cujo funcionamento não apresenta o mecanismo do plano material) tem possibilitado às almas de escol produzir feitos extraordinários no campo moral, dentre os quais destaca-se o permanente alinhamento de suas ações e atitudes com as Leis Divinas.
Como esclarece um benfeitor espiritual:
A fé é humana ou divina conforme o homem aplica suas faculdades à satisfação das necessidades terrenas, ou das suas aspirações celestiais e futuras. O homem de gênio, que se lança à realização de algum grande empreendimento, triunfa, se tem fé, porque sente em si que pode e há de chegar ao fim colimado, certeza que lhe faculta imensa força. O homem de bem que, crente em seu futuro celeste, deseja encher de belas e nobres ações a sua existência, haure na fé, na certeza da felicidade que o espera, a força necessária, e ainda aí se operam milagres de caridade, de devotamento e de abnegação. Enfim, com a fé não há maus pendores que não se chegue a vencer.

O Evangelho segundo o Espiritismo (capítulo 19, item 12).

SERVIÇO ESPÍRITA DE INFORMAÇÕES
Boletim Semanal
Sábado, 26/7/2008  no 2104

Nenhum comentário:

Postar um comentário