Powered By Blogger

Pesquisar este blog

Páginas

sábado, 21 de fevereiro de 2015

Fé x Razão ou Fé + Razão?
"Fé inabalável só o é a que pode encarar frente a frente a razão em todas as épocas da Humanidade" - Allan Kardec.
"O homem que apenas crê e não procura refletir esquece-se de que é alguém constantemente exposto à dúvida, seu mais íntimo inimigo, pois onde a fé cega domina, ali também a dúvida está sempre à espreita. Para o homem que pensa, porém, a dúvida é sempre bem recebida, pois ela lhe serve de preciosíssimo degrau para um conhecimento mais perfeito e mais seguro" - palavras de Jung.
Como disse Paulo: a letra mata e o espírito vivifica. Por muito tempo, várias alegorias bíblicas  para nos atermos ao âmbito das religiões cristãs - foram tomadas de forma literal por estudiosos e teólogos. Na verdade, ainda hoje muitos assim o fazem. Mas o que dizer quando isso simplesmente vai contra o bom-senso, o raciocínio lógico ou a ciência comprovada? A capacidade de raciocínio é um atributo nos concedido por Deus que deve sempre ser utilizado. Ao homem Deus deu a capacidade de discernimento não para acreditar de forma cega em tudo o que lhe é dito, mas sim para examinar e perceber o erro ou a verdade contida nas palavras que lhe chegam.
Trechos da Revista Espírita de março de 1860:
A questão do primeiro homem na pessoa de Adão, como única fonte da Humanidade, não é a única sobre a qual as crenças religiosas deverão se modificar.
"O movimento da Terra, numa certa época, pareceu de tal modo oposto ao texto das
Escrituras, que foi motivo de perseguições das quais essa teoria não foi o pretexto, e,
todavia, vê-se que, Josué detendo o Sol não pôde impedir a Terra de girar; ela gira apesar dos anátemas, e hoje ninguém poderia contestá-lo sem prejuízo de sua própria razão.
"A Bíblia diz igualmente que o mundo foi criado em seis dias, e fixa-lhe a época em torno de 4 mil anos antes da era cristã. Antes disso, a Terra não existia, ela foi tirada do nada: o texto é formal; e eis que a ciência positiva, inexorável, vem provar o contrário. A formação do globo está escrita em caracteres imprescritíveis do mundo fóssil, e está provado que os seis dias da criação são igualmente de períodos cada um, talvez, de várias centenas de milhares de anos. Isto não é um sistema, uma doutrina, uma opinião isolada, é um fato tão constante quanto o movimento da Terra, e que a teologia não pode se recusar em admitir. (...) A autoridade da Bíblia recebeu um insulto aos olhos dos teólogos? De nenhum modo, eles se renderam à evidência, e disto concluíram que o texto podia receber uma interpretação.
"Admitindo que o homem (Adão) apareceu pela primeira vez na Terra quatro mil anos antes de Cristo, se 1650 mais tarde toda a raça humana foi destruída (dilúvio), disso resulta que o povoamento da Terra não data senão de Noé, quer dizer, de 2350 anos antes de nossa era. Ora, quando os hebreus emigraram para o Egito, no décimo oitavo século, encontraram este país muito povoado e já muito avançado em civilização. (...) A história prova que, nessa época, as Índias e outros países estavam igualmente florescentes. Seria necessário, pois, que do décimo quarto ao décimo oitavo século, quer dizer, no espaço de 600 anos, (...) a posteridade de um único homem pôde povoar todos os imensos continentes então conhecidos, supondo que os outros não o fossem. (Em itálico, inserções do site.)
"Que teria acontecido à religião se ela se obstinasse contra a evidência, e se persistisse em cunhar de anátema quem não aceitasse a letra das Escrituras; disso resultaria que não poderia ser católico sem crer-se no movimento do Sol, nos seis dias, nos 6.000 anos da existência da Terra; contai, pois, o que restaria hoje de católicos. Proscrevei também aquele que não se prende à letra, à alegoria da árvore e de seu fruto, da costela de Adão, da serpente, etc?
As idéias religiosas, longe de perderem, se engrandecem caminhando como a ciência; é o meio de não dar ensejo ao ceticismo em demonstrando um lado vulnerável. Num dia, se critica e ataca; no outro, rende-se à evidência e os dogmas mais absurdos das mais diversas religiões caem por terra, pois "fé inabalável só o é a que pode encarar frente a frente a razão, em todas as épocas da humanidade".
www.saberespirita.com.br
  Conhecendo o Espiritismo sem preconceitos

Nenhum comentário:

Postar um comentário