Powered By Blogger

Pesquisar este blog

Páginas

sexta-feira, 20 de fevereiro de 2015

FÉ HUMANA E FÉ RELIGIOSA

Karina Lopes

A fé sempre interessou às pessoas ligadas à religião, porém sempre é questionado: por que a psicologia não fala dessas coisas?
A palavra fé não pertence ao vocabulário usual da nossa ciência; remete mais, obviamente, a um vocabulário religioso, e é empregada por adeptos, pregadores, teólogos. A fé se pronuncia ativamente sobre um sentido da vida, trazendo significados sobre o que acontece conosco e com o mundo. Não cabe à psicologia manifestar-se sobre tal coisa. Talvez seja por isso que esse termo é substituído por outros mais gerais, e sem conotação religiosa, como motivação ou valor.
Se a psicologia não se pronuncia sobre o conteúdo de uma fé, é certo que essas atitudes são experiências vividas pelas pessoas.
A psicologia pode então explorar essas vivências e, através delas, referir a fé como aquilo que realmente anima a vida de uma pessoa ou lhe dá sentido; a fé seria, então, a ligação com o esperado, a determinação e a vivência de opções que mobilizam o ser humano. Pode-se definir a fé como uma determinada estrutura de sentido e de valores que cada um constrói para dar significado à sua existência; é o significado de que cada um precisa para viver.
Isso não quer dizer que essa fé seja religiosa; ela pode se tornar religiosa em função de sua intensidade e envolvimento.
A fé se torna religiosa quando se crê totalmente, mesmo não havendo nenhuma referência a uma divindade; é uma entrega total àquilo em que se acredita.
O uso popular do termo quando se diz sigo religiosamente meu horário ou sou um torcedor religioso mostra essa dimensão de totalidade, ou seja, existe uma relação entre a fé simplesmente humana e a propriamente religiosa, onde esta faz com que possamos dizer que ela é um fenômeno intrinsecamente humano. Sempre temos uma fé, mesmo que não seja religiosa. O ser humano precisa de fé; isso é inerente à sua condição. A fé é o sentido de vida, que começa individualmente, e que se expande para·grupos, sociedades e nações.
Sendo assim, é evidente que a fé é conceito necessário para se dar conta do humano, e se a psicologia não chegar aí, estará distante de seu objeto, que é o ser humano.

Do boletim Vanguarda
, publicação da Entidade Espírita Cáritas
(Rua Coronel Fernão Guedes de Souza, 225  Jardim Armênia
CEP 08780-640 Mogi das Cruzes, SP).

Nenhum comentário:

Postar um comentário