Powered By Blogger

Pesquisar este blog

Páginas

segunda-feira, 23 de fevereiro de 2015

Animais, nossos irmãos
Nesta aula você encontra subsídios para o tema ANIMAIS, esses seres espirituais em evolução. Assim como nós, eles são criados por Deus, são nossos companheiros de jornada, merecem ser respeitados e amados por todos.
         O material aqui disponível é a contribuição de vários evangelizadores, que visam, através de suas aulas, esclarecer e sensibilizar as crianças e jovens a respeito desse tema tão importante e necessário à evolução de nosso planeta, de um mundo de Provas e Expiação para um mundo de Regeneração. Você poderá usar ou adaptar as sugestões aqui expostas para todos os ciclos, inclusive para a juventude.
         Prece inicial
         Primeiro momento: iniciar a aula fazendo com que as crianças se sensibilizem com imagens de animais. Pode ser em fotos, recortes de revistas, ou um PowerPoint.
         Segundo momento: contar uma das muitas histórias que envolva o tema animais, abaixo algumas sugestões.
        A morte do cão Lorde
         José e Chico Xavier possuíam um lindo cão. Chamava-se Lorde.
         Era diferente de outros cães. Possuía até dons mediúnicos.
         Conhecia, nas pessoas que visitavam seus donos, quais os bem intencionados, quais os curiosos e aproveitadores.
         Dava logo sinal, latindo insistentemente ou mudamente balançando a cauda, à chegada de alguém, dizendo nesse sinal se a visita vinha para o bem ou para o mal... Chico conta-nos casos lindos sobre seu saudoso cão. Depois, tristemente, acrescenta:
          Senti-lhe, sobremodo, a morte. Fêz-me grande falta. Era meu inseparável companheiro de oração. Toda manhã e à noite, em determinada hora, dirigia-me para o quarto para orar. Lorde chegava logo em seguida.
         Punha as mãos sobre a cama, abaixava a cabeça e ficava assim em atitude de recolhimento, orando comigo.
         Quando eu acabava, ele também acabava e ia deitar-se a um canto do quarto.
         Em minhas preces mais sentidas, Lorde levantava a cabeça e enviava-me seus olhares meigos, compreensivos, às vezes cheios de lágrimas, como a dizer que me conhecia o íntimo, ligando-se a meu coração.
         Desencarnou. Enterrei-o no quintal lá de casa.
         Lembramos ao Chico o Sultão, inteligente cão do Padre Germano. Igual ao Lorde.
         Falamos-lhe de um cão que possuimos e se chamava Sultão, em homenagem ao padre Germano.
         Contou-nos casos do Lorde; contamos-lhe outros do Sultão.
         E, em pouco, estávamos emocionados.
         Ah! sim, os animais também têm alma e valem pelos melhores amigos!
Lindos Casos de Chico Xavier  Ramiro Gama


AULAS E DINÂMICAS
PARA A JUVENTUDE
Livro Adolescência e vida
Divaldo P. Franco, pelo Espírito Joanna de Angelis, pág. 27.
Responsabilidade: Grupo Espírita Seara do Mestre
Organização/correção: Claudia Schmidt

Nenhum comentário:

Postar um comentário