Powered By Blogger

Pesquisar este blog

Páginas

segunda-feira, 8 de fevereiro de 2016

Estudo Evangélico - Estudo n. 11 Livro: “PALAVRAS DE VIDA ETERNA” - Tema: "BOAS OBRAS"

Estudo Evangélico

Livro: “PALAVRAS DE VIDA ETERNA”

Francisco C. Xavier / Emmanuel

Estudo n. 11

Tema: "BOAS OBRAS"


"Assim brilhe também a vossa luz diante dos homens para que vejam as vossas boas obras e glorifiquem o vosso Pai que está nos Céus". (Mateus, 5:16)
Brilhar, quer dizer: cintilar, distinguir-se, evidenciar-se, resplandecer, por isso, quando se fala em brilhar, imediatamente pensamos em posição de destaque, em sucesso, em alguém que se sobressai por alguma coisa que faça ou tenha feito, pela inteligência aguçada, pela capacidade intelectual.
Para alguns, brilhar ainda significa se destacar no campo da fé, demonstrando grande conhecimento, grande cultura espiritual.
A recomendação da parábola é que a luz individual brilhe para que seja vista por todos, que através dela se iluminem.
Por luz, entenda-se os conhecimentos adquiridos e colocados em prática.
Aprender sempre para melhor conhecer e melhor servir é o objetivo daqueles que se dedicam verdadeiramente ao trabalho com Jesus.
Não basta o conhecimento intelectual, a palavra bonita, é preciso, também, a ação, a prática do bem, para que a luz resplandeça com firmeza.
A maior finalidade da reencarnação é a da própria renovação.
A Doutrina Espírita, restaurando os ensinamentos de Jesus, se constitui em imenso tesouro de bênçãos e luzes para todos que aceitam os seus princípios.
Sabemos que a renovação do homem, sob o ponto de vista moral, intelectual e espiritual, é difícil, sem dúvida, mas é perfeitamente possível de ser realizado.
É indispensável, que a criatura persevere no trabalho da própria transformação, utilizando os meios que o Evangelho e o Espiritismo fornecem fartamente, exigindo de si mesmo a boa vontade, no exercício do vigiar, percebendo aspectos que precisa trabalhar para que melhorem, se apresentem em exteriorizações mais doces, fraternas, amigas.
Brilhe a nossa luz, não apenas pela cultura intelectual, pela frase bem feita, pela interpretação correta das Leis Divinas, nem pela prece que comove, mas, que é feita apenas pelos lábios, mas, pelas obras edificadas no Bem.
Em sã consciência ninguém pode desprezar a educação da inteligência, porque o aprendizado nobre, em todos os setores, é necessário para o crescimento do Espírito, mas, o convite de Jesus é para que exercitemos, constantemente, as obras feitas com os valores do coração, porque somente com o amor estimularemos o amor.
Habitantes da terra temos imperfeições, mas possuímos qualidades, que se trabalhadas crescerão, ampliando-se e tornando a cada expansão mais tranqüila a caminhada.
Quando exteriorizamos qualidades, elas se transformam em luzes pelos exemplos, que ajudarão a clarear o caminho próprio e de tantos quantos sejam ali envolvidos.
Necessário, todo esforço para acender nossa luz. Mesmo que seja pequena, será sempre luz que possibilitará avançar na escuridão avançar na escuridão.
”Atendamos, pois, ao nosso próprio burilamento, porquanto apenas contemplando a luz das boas obras em nós é que os outros entrarão no caminho das boas obras, glorificando a Bondade e a Sabedoria de Deus".

Bibliografia:
Vinha de Luz – F. C. Xavier/Emmanuel, lição 159
Estudando o Evangelho – M. Peralva, lição 03

Maria Aparecida F. Lovo
Maio / 2002
Centro Espírita Batuira

cebatuira@cebatuira.org.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário