Powered By Blogger

Pesquisar este blog

Páginas

domingo, 24 de agosto de 2008

CAP. XX DO EV. SEG. O ESPIRITISMO - OS TRABALHADORES DO SENHOR

1. Instrução dos Espíritos.
2. Os últimos serão os primeiros.
3. Missão dos Espíritas.
4. Os trabalhadores do Senhor.
"O Reino dos Céus é semelhante a um homem, Pai de família, que ao romper da manhã, saiu a assalariar trabalhadores para sua vinha.
E tendo saído junto da terceira hora, viu estarem outros na praça ociosos disse-lhes: Ide vós também para a minha vinha, e dar-vos-ei; o que for justo. E eles foram.
Saiu porem outra vez, junto da hora Sexta e junto da hora nona; e fez o mesmo- e junto da undécima tornou a sair e achou outros que lá estavam e disse:
Porque estais vós aqui o dia todo ociosos? Responderam-lhe eles: porque ninguém nos assalariou. Ele lhes disse: Ide vós também para a minha vinha.
Porém, no fim da tarde disse o Senhor da Vinha ao seu mordomo: Chama os trabalhadores e paga-lhes o jornal, começando pelos últimos e acabando nos primeiros.
Tendo chegado, pois, os que foram juntados da hora undécima, recebeu cada um o seu dinheiro.
E chegando, também os que tinham ido primeiro, julgaram que haviam de receber mais. Porem, estes não receberam mais que um dinheiro cada um.
E ao recebê-lo, murmuravam contra o Pai de família, dizendo: estes que vieram últimos, não trabalharam senão uma hora e tu os igualastes conosco, que aturamos o peso e o calor do dia.
Porém, respondendo a eles, disse: Amigo, eu não te faço agravo: não convieste tu comigo, num dinheiro?
Toma o que te pertence e vai-te, que eu de mim, quero dar também a este último tanto quanto a ti.
Visto isto, não me é licito fazer o que quero? Acaso o teu olho é mau, porque sou bom?-
Assim serão os últimos primeiros e os primeiros serão os últimos, Porque são muitos os chamados, mas poucos os escolhidos." (MATEUS)

OS ÚLTIMOS SERÃO OS PRIMEIROS
Os trabalhadores de última hora têm direito ao salário, mas é preciso que sua boa vontade o tenha posto a disposição do Senhor que o devia empregar e que o seu atraso não seja fruto da preguiça ou da má vontade. Ele faz por merecer o salário, porque desde a madrugada esperava impaciente aquele, que por fim, o viesse chamar ao trabalho. Era trabalhador - apenas lhe faltava trabalho.
Entretanto, se o tivesse recusado, se tivesse optado pelo repouso, ou pela vadiagem ou ainda se tivesse empregado as horas de trabalho ao cumprimento de atos culposos, blasfemando contra Deus, derramando o sangue de seus irmãos. Lançado a confusão nas famílias, arruinado aos homens de boa fé, abusado dos inocentes, etc.
Que será dele? O Senhor lhe dirá:- desperdiçastes o teu tempo; esquecestes o que havias aprendido; Não sabes mais trabalhar. Recomeça pois, a aprendizagem e quando tiveres melhor disposição, virás a mim e eu abrirei o meu vasto campo e tu poderás trabalhar ai, em todas as horas do dia.
Bons Espíritas, todos vós sois trabalhadores da última hora, empregai bem esta hora que vos resta e nunca esqueçais que vossa existência, por mais longa que seja, é apenas fugidio momento na imensidade dos tempos que formam a vossa Eternidade. (CONSTANTINO)
Gostava Jesus da simplicidade dos símbolos, Em sua vigorosa, os operários chegados a primeira hora, são os Profetas: Moisés e todos os iniciadores que marcaram as etapas do progresso, continuadas através dos séculos pelos Apóstolos, pelos mártires, "Os Pais da Igreja" os sábios, os filósofos e, enfim, os Espíritas.
Últimos a chegar, estes foram anunciados e preditos desde a aurora do Messias e terão a mesma recompensa.
Como os últimos chegados, aproveitam o trabalho intelectual de seus predecessores, porque o homem deve herdar do homem e Deus abençoa a solidariedade.
Alias, muitos daqueles, estão reencarnados hoje; e reencarnarão amanha, para completar a obra em outro tempo começada, trabalhando não mais no alicerce, mas na coroa do Edifício. Seu salário será proporcional ao mérito da obra.
O belo dogma da reencarnação eterniza e dá precisão à filiação Divina e espiritual.
No sentido desta Parábola, Jesus dirigiu ao povo, o germe do futuro e também sob todas as formas, sob todas as imagens, a revelação dessa magnífica unidade que harmoniza todas as coisas no Universo, dessa solidariedade que religa todos os seres presentes ao passado e ao futuro. (HENRI HEINE, PARIS 1863)

MISSÃO DOS ESPÍRITAS
Não ouvis ainda o ronco da tempestade, que deve arrastar o velho mundo e mergulhar no nada, a soma das iniqüidades terrenas. Ah! Bendizei ao Senhor, vós que haveis posto a vossa Fé na soberana justiça, novos Apóstolos da crença revelada, pelas vozes proféticas superiores. Ide e pregai a boa nova da reencarnação e da elevação dos Espíritos conforme hajam bem ou mal realizado suas missões e suportado as provas terrenas.
Não tremais! As línguas de fogo descem sobre as vossas cabeças. Oh! Verdadeiros adeptos do Espiritismo. Sois os eleitos de Deus! Ide e pregai a palavra divina. È chegada a hora em que deveis de sacrificar á sua propagação os vossos hábitos, as vossas ocupações fúteis. Ide e pregai.
Aos Espíritos do alto estão convosco. Certo é que falareis a pessoas, que não querem escutar a voz da Deus, por que esta incessantemente, lhes lembra a necessidade de abnegação, pregareis o desinteresse aos avarentos, a abstinência aos debochados, a mansuetude aos tiranos domésticos aos déspotas. Palavras perdidas, mas que importa. É necessário que vosso suor regue o terreno que deveis semear.
Que importam os tropeços atirados ao vosso caminho! Só os lobos cairão na armadilha, porque o Pastor saberá defender suas ovelhas, contra os carniceiros sacrificadores.
Levai a palavra aos grandes que a desdenharão, aos sábios que pedirão provas, aos pequenos e simples que a aceitarão, porque sobre tudo, entre estes mártires do trabalho, nesta expiação terrestre, a simpatia e a Fé. Mas perguntareis: Como reconhecê-los-ei? Nos princípios da Verdade e da Caridade que professarem e praticarem. (ERASTO)

OS TRABALHADORES DO SENHOR
Viveis no tempo em que se deve realizar as coisas anunciadas, para a transformação da humanidade.
Felizes os que tiverem trabalhado o campo do Senhor com desinteresse e sem outro móvel além da Caridade!
Seu salário será cem vezes, os daqueles que ficaram a espera. Felizes ao que houverem dito a seus irmãos: "Irmãos trabalhemos juntos e unamos os nossos esforços, a fim de que ao chegar o Senhor, encontre terminada a tarefa".
Porque o Senhor vos dirá: Vinde a mim vós que fostes bom servos, que abafastes a vossa inveja e as vossas discórdias para não sacrificar a obra.
Infelizes os que por dissensão, houverem retardado a hora da colheita, porque virá a tempestade e eles serão arrastados no turbilhão. E gritarão" Graças, graças! Mas o senhor lhes dirá:- porque pedis graças, vós que não tivestes piedade de vossos irmãos e que vos recusastes a lhes estender as mãos.
Vós que esmagastes o fraco em vez de o amparar? Porque graças, vós que buscastes a vossa recompensa nas alegrias da Terra e na satisfação de vosso orgulho?
Neste momento Deus faz a enumeração de seus servos fiéis; e seu dedo marcou aqueles que têm apenas aparência de devotamento, para que não usurpem o salário dos servos corajosos, porque será a estes, que não recuarem diante das tarefas, que serão confiados os postos mais elevados e difíceis na grande obra de regeneração pelo Espiritismo; e esta palavra será cumprida"
Os primeiros serão os últimos e os últimos serão os primeiros no REINO DOS CÉUS. (O ESPÍRITO DA VERDADE- PARIS 1862)

Nenhum comentário:

Postar um comentário