Powered By Blogger

Pesquisar este blog

Páginas

sexta-feira, 29 de agosto de 2008

SOLIDÃO NA REDE

Pesquisa feita com mais de 2.000 meninos e meninas britânicos revelou que 60% deles visitam sites de bate-papo na internet para combater a solidão, e 53% para compartilhar seus problemas.
Participaram da pesquisa jovens com idades entre 11 e 16 anos, dentre os quais 1.187 eram meninos e 866, meninas. O estudo foi realizado pela organização britânica de proteção à criança “National Society for the Prevention of Cruelty to Children” (NSPCC), que também constatou que 50,4% dos entrevistados já passaram por experiências desagradáveis na rede mundial de computadores, tais como intimidação, ameaças e assédio sexual. Mais de 60% dos ouvidos usam a rede para encontrar pessoas parecidas com elas e “receber conselhos de pessoas da mesma idade”. Quando indagados sobre o motivo que os leva a acessar a internet, 55% dos jovens disseram que entram na rede para saber que não estão sozinhos. Mais da metade dos jovens entrevistados, ou seja, 1.071, revelaram visitar sites de bate-papo pelo menos uma vez por dia.
“Interação social na internet é parte da vida de milhões de crianças. Temos que reconhecer e responder a esta realidade ajudando-as a usar a internet de forma mais segura e, ao mesmo tempo, a denunciar abusos” – disse a diretora da NSPCC, Mary Marsh.
A pesquisa é parte de uma campanha promovida pela entidade britânica que visa encorajar crianças e jovens a denunciar abusos sofridos em sites de bate-papo, conforme divulgou a BBC Brasil (www.bbcbrasil.com) na matéria “Solidão leva crianças à internet, diz estudo britânico”.
A solidão sempre existiu mas nos tempos atuais, quando as pessoas parecem estar tão distantes, apesar de todas as tecnologias que criam a sensação de proximidade, a fé e a convivência fraterna continuam sendo um antídoto contra esse problema que afeta a tantos. E, a propósito do tema, Joanna de Ângelis, através da psicografia de Divaldo Pereira Franco, escreveu a página “Não estás a sós”, que é parte do livro “Lampadário espírita”:
“Chegas de coração angustiado, e podes constatar a alegria de todos, enquanto choras.
Permaneces com a alma em aflição, e verificas o sorriso alheio, construindo felicidade como se zombasse da tua dor.
Partes conduzindo a agonia, que se demora esmagando teu peito, enquanto a garrulice de muitos atesta que somente tua alma está tomada pela paixão.
Não te enganes, porém.
A dor que te constringe não é apenas tua.
A lágrima que escorre por tua face não é solitária no círculo em que permaneces.
Choram também outros olhos e sofrem outros corações que, no entanto, são obrigados
a sorrir.
Eles, os alegres-infelizes, caminham a sós...
Têm tudo a se transformar em nada e, no tumulto, não dispõem de amor nenhum...
Em ti, porém, o panorama é diferente.
Há luz no teu céu escuro e esperança na tua desdita.
Sabes que todas as dores nasceram ontem, e conheces que hoje inicias a edificação do ditoso porvir.
Indaga daqueles que ontem sofreram; pergunta aos que experimentaram aflições nos dias que já se foram; inquire os corações solitários que caminhavam em abandono; sindica junto às viúvas crucificadas na saudade; sonda a alma das mães que fecharam os olhos dos filhinhos amados; interroga os seres que foram ultrajados e guardaram postura, qual o tributo com que a vida respondeu à sua agonia resignada, à sua inominável aflição coroada de esperança em nosso Pai, e eles responderão, concordes, e a uma só voz:
‘Lutar é sofrer.
Sofrer é libertar-se!...’
Vê-los-ás, agora, ditosos e robustos, amadurecidos e confiantes, sorrindo, com os olhos fitos na Grande Luz que há dois mil anos rompe estradas claras do mundo.
E compreenderás que Jesus está contigo, em silêncio, invisível e compassivo, mas não ausente nem distante, ajudando-te
na sublime escalada no rumo da Imortalidade, como teu companheiro, sem nunca te deixar a sós.”

SERVIÇO ESPÍRITA DE INFORMAÇÕES
Boletim Semanal
editado pelo
Lar Fabiano de Cristo
Diretor:
Danilo Carvalho Villela
Editores:
Jorge Pedreira de Cerqueira
Eloy Carvalho Villela
Endereço:
Rua dos Inválidos, 34 - 7o andar
Centro - CEP 20231-044
Rio de Janeiro - RJ
Tel. (21) 2242-8872
Fax (21) 3806-8649
Brasil
Internet: http://www.lfc.org.br/sei
boletimsei@lfc.org.br
Sábado, 15/3/2008 – no 2085

Nenhum comentário:

Postar um comentário