Powered By Blogger

Pesquisar este blog

Páginas

domingo, 24 de agosto de 2008

COMO O EVANGELHO PODE AJUDAR NA SAÚDE MENTAL

Sílvia Regina Scarassati - Psicóloga Clínica

Do ponto de vista espiritual, a origem dos transtornos mentais é sempre espiritual, pois o cérebro não pensa, quem pensa é o espírito. O cérebro apenas retransmite o que pensamos, e também reproduz sentimentos da alma.

Nossos arquivos perispirituais contêm registros de inúmeras encarnações que ficam adormecidos à espera do estímulo para serem corrigidos e reorganizados de forma equilibrada. Todo o raciocínio, da medicina tradicional, é aceito pela visão espírita, apenas é expandido pelo conhecimento do espírito.

Na visão espírita, o corpo espiritual, (corpo astral, perispírito...) traz de outras encarnações, alterações energéticas ou desequilíbrios que vibram em uma determinada freqüência e, por isto, sintonizam, favorecem, ou atraem estas situações de distúrbios mentais.

Não esqueçamos também, que há situações decorrentes da atual existência. O espírito quando produz constantemente pensamentos, ou expressa sentimentos de baixo nível, ou seja, doentios, estes são transmitidos ao perispírito e manifestam-se no organismo gerando graves problemas e alterações no corpo físico modificando a expressão de idéias, pensamentos e sentimentos.
As finalidades são, sempre, gerar benefícios, ou oportunidades de crescimento para o espírito. A Lei Universal, não pune, não castiga e não perdoa. Tudo que pensamos, sentimos ou fazemos retorna para nós, é a Lei de Ação e Reação.

Não podemos também nos esquecer, dos irmãozinhos pouco evoluídos que se aproveitam das fraquezas das pessoas para perturbar. Muitas das doenças mentais, ou a sua grande maioria, são potencializadas por estes espíritos infelizes.

Feita estas colocações, podemos concluir o quanto o Evangelho, as orações, a vigilância, a mudança interior podem prevenir ou minimizar estes quadros de desequilíbrios mentais.

O estudo e a leitura edificantes do Evangelho criam alicerces morais que sustentam em momentos de maiores tormentos e crises, bem como proteções energéticas que fazem com que estas influências mais perniciosas, provocadas pela desatenção no tocante a vigília com o pensamento possam ser abrandadas e funcionam como lenitivo nas provas da vida. Associemos ao Evangelho, à participação em palestras, grupos de estudo, receber o benefício da água fluidificada e do passe.

É altamente indicado, que conjuntamente com estas posturas assinaladas acima, haja um acompanhamento psicoterápico, de preferência com profissionais espíritas, pois a visão é diferente, para se buscarem as causas mais profundas que provocaram este quadro atual, e se evitarem as reincidências.

Este é um dos maiores diferenciais que a doutrina espírita proporciona, e esperança para muitos doentes mentais e suas famílias, que aqui vêem uma perspectiva de explicação e ainda mais, de possibilidades de melhoras.


O ARAUTO
Publicação Bimestral Órgão Oficial da USE Intermunicipal de Piracicaba
Rua 15 de Novembro, 944 14º andar – sala 143
13400-370 – Piracicaba-SP
Telefones:
(019) 3402-8022 - Banca do Livro
(019) 3433-1267 - Zildéa, Secretaria
E-mail:
use@usepiracicaba.com.br
CGC 96.508.072/0001-13
EXPEDIENTE:
Redação:
Diretoria Executiva
USE - Piracicaba
Correspondência para O Arauto
Rua 15 de Novembro, 944 14º andar – sala 143
Ano VII – N° 62 – SETEMBRO/OUTUBRO – 2007

Nenhum comentário:

Postar um comentário