Powered By Blogger

Pesquisar este blog

Páginas

sexta-feira, 29 de agosto de 2008

Evangelho Seg. o Espiritismo - Cap. XXIV - A LÂMPADA SOB O VELADOR

A lâmpada sobe o velador. Porque fala Jesus por Parábolas.
Não vades ter com os gentios.
Os sãos não têm necessidade de médicos.
O valor da Fé.
Carregar sua cruz.
Quem quiser salvar sua vida, Perdê-la-á.

A LÂMPADA SOB O VELADOR. PORQUE FALA JESUS POR PARÁBOLAS

"Os que acendem uma lanterna, não a metem debaixo do alqueire. Mas põem-na sobre o candeeiro, a fim de que ela de luz a todos, os que, estão na casa" (MATEUS)
"Ninguém acende uma lâmpada e a cobre com alguma vasilha ou põe debaixo da cama. Porque não há coisa encoberta que não haja de ser manifestada; nem escondida que não haja de saber-se e fazer-se pública." (LUCAS)
"E chegando-se a ele os discípulos lhe disseram: por que razão lhes falas tu por Parábolas? Ele, respondendo, lhes disse: porque a vos outros, é dado saber os mistérios do Reino Dos Céus, mas a eles, tal não lhes é concedido. Porque ao que já tem, mais lhe será dado, e terá em abundância, mas ao que não tem, até o que tem lhe será tirado.
Por isso é que eu lhes falo por parábolas. Porque eles vendo, não vêem e ouvindo não ouvem, nem entendem, de sorte que neles se cumpre o que o Profeta disse:
Vós ouvireis com os ouvidos e não entendereis; vereis com os olhos e não vereis.
Porque o coração deste povo se fez pesado e os seus ouvidos se fizeram surdos; e eles fecharam seus olhos para não suceder que vejam com os olhos e ouçam com os ouvidos; não entendam no coração e se convertam; e eu os sare." (MATEUS)

COMENTÁRIOS DE ALLAN KARDEC

Jesus explica aos Apóstolos o porque em Parábolas ao povo. "Porque não estão em estado de compreender certas coisas. Vêem, olham, ouvem mas não compreendem; seria inútil tudo lhes dizer neste momento.
A vós eu vo-lo digo; porque a vós é dado compreender estes mistérios" Todo ensino deve ser proporcionado à inteligência daquele a quem é dirigido, porque há pessoas que ficam deslumbradas e não esclarecidas, se a luz for muito forte.
Cada coisa deve vir a seu tempo; o grão semeado fora da época não germina. Entretanto, aquilo que a prudência manda calar momentaneamente, cedo ou tarde deve ser descoberto, porque chegado a um certo grau de desenvolvimento, os homens por si mesmos, procuram a luz viva. Pesa-lhes a obscuridade. Então querem racionalizar a sua Fé; é então, que a luz não deve ser posta debaixo do alqueire. Porque, sem a luz da razão, a Fé se enfraquece.
Na sua previdente sabedoria, só gradualmente a Providencia revela as verdades, à medida que a humanidade vai ficando madura para recebê-las; mas tudo quanto há de oculto, deve um dia ser revelado.
Entretanto, mesmo com os Apóstolos, falou de modo vago sobre muitos pontos, cuja inteira compreensão estava reservada para tempos futuros.
Foram esses pontos que deram lugar a interpretações tão diversas, até que a ciência de um lado e o Espiritismo de outro, viessem revelar as leis da natureza, que tornam compreensível o seu verdadeiro sentido.
Entretanto, os Espíritos procedem com admirável prudência; só gradualmente abordam as diversas partes conhecidas da doutrina, de modo que as outras serão reveladas à medida que chegue a ocasião de aparecerem.
Não vades ter com os Gentios.
Aos Apóstolos, enviou Jesus dando-lhes as seguintes instruções: "Não ireis a caminho dos Gentios, nem entreis nas cidades dos Samaritanos, mas ide antes, às ovelhas perdidas da casa de Israel e pregai dizendo que está próximo o Reino dos Céus." (MATEUS)

COMENTÁRIOS DE ALLAN KARDEC

Em muitas circunstancias prova Jesus que suas vistas não se circunscrevem ao povo Judeu, mas alcançam toda a humanidade. Sê, pois, disse aos companheiros que não fossem aos pagãos, sabia que o povo Judeu, acreditava na unicidade de Deus e esperavam o Messias; estavam, pois mais preparados para receber sua palavra.
Entre os Pagãos até a base faltava. E os apóstolos, não se achavam, ainda, suficientemente esclarecidos para tão pesada tarefa.
Sabia, entretanto, que a conversão dos Gentios se faria ao devido tempo. Realmente mais tarde, os Apóstolos iriam plantar a cruz no próprio centro do paganismo.
Tais palavras podem ser explicadas aos adeptos e aos propagadores do Espiritismo. Os incrédulos sistemáticos, os zombeteiros obstinados, os adversários interesseiros, são para estes o que eram os Gentios para os Apóstolos.
É que existem idéias, que são como certas sementes que só germinam em tempo próprio e terreno preparado.
Ao tempo de Jesus, tudo estava circunscrito e localizado. Hoje as idéias se universalizam. A verdade triunfa pouco a pouco como o Cristianismo triunfou do Paganismo.
Não é mais com armas de guerra que se combate, mas com o poder das idéias.
Os sãos não necessitam de Médicos.
"E aconteceu que estando Jesus à mesa, eis que vindos muitos publicanos e pecadores, se sentaram a comer com ele e com os seus discípulos. E vendo isto os fariseus diziam aos discípulos.
Porque come o vosso Mestre com publicanos e pecadores? Ma, ouvindo Jesus disse:
Os sãos não necessitam de médico, mas sim os enfermos." (MATEUS)

COMENTÁRIOS DE ALLAN KARDEC

Jesus dirigia-se principalmente, aos pobres e deserdados, por serem os que mais necessitavam de consolação. Estas palavras aplicam-se no Espiritismo.
Por vezes admiramos de que a mediunidade seja concedida a criaturas indignas e capazes de fazer mau uso; parece até que tão preciosa faculdade, deveria ser atributo exclusivo dos mais merecedores. Digamos de saída, que a mediunidade depende de certas disposições orgânicas, de que todo homem pode ser dotado, como a de ver, ouvir e falar.
Nenhuma existe, da qual o homem, em virtude de seu livre arbítrio, não possa abusar; E se Deus houvesse concedido a palavra, por exemplo, somente aos incapazes de dizer maldade, haveria mais mudos que falantes.
Deus deu ao Homem as faculdades, deixando-o livre para usá-las. Mas sempre punindo os que dela abusam. Se o poder de comunicação com os Espíritos só fosse dado aos mais dignos, quem ousaria pretende-lo? Alias, onde se encontraria o limite entre dignidade e indignidade?
A mediunidade é dada sem distinção, a fim de que os Espíritos possam levar a luz a todas as camadas, a todas as classes da sociedade, entre pobres como entre ricos, entre os sábios para os fortificar no bem, entre os viciosos para os corrigir. São estes últimos, os enfermos carentes de médico.
Porque Deus não deseja a morte do pecador, privar-lo-ia do socorro que o pode tirar do lodaçal? Os bons Espíritos lhe vêm em auxilio e seus conselhos, recebidos diretamente, são de natureza a impressionaí-lo mais vivamente do que se os recebesse por vias indiretas. Em sua bondade, e poupando-lhe a pena de ir procurar a luz distante, Deus a coloca ao seu alcance.
Poderia alegar ignorância quando ele próprio tiver escrito, visto com os próprios olhos, escutado diretamente e escutado pela própria boca a sua condenação? Se não aproveitar, será punido pela perda ou pela perversão de sua faculdade, da qual se apoderarão os maus espíritos. A mediunidade
Não implica relações habituais com os Espíritos protetores e superiores. É simplesmente, uma aptidão para servir de instrumento, mais ou menos dócil, aos Espíritos em geral.
O BOM MÉDIUM, pois, não é aquele que facilmente, produz a comunicação, mas o que conserva afinidade para com os bons Espíritos e só por estes é assistido.
É somente neste sentido que a excelência das Qualidades morais é poderosa sobre a mediunidade.

VALOR DA FÉ

"Todo aquele que me confessar e reconhecer diante dos homens, também eu o confessarei diante de meu Pai. Que está nos Céus e o que me negar diante dos homens, também eu o negarei diante de meu Pai." (MATEUS)
"Porque se alguém se envergonhar de mim e de minhas palavras, também o filho do homem se envergonhará dele, quando vier na sua majestade e na de seu Pai e na dos santos anjos." (LUCAS)

COMENTÁRIOS DE ALLAN KARDEC

Jesus ataca a covardia, do ponto de vista especial de sua doutrina, dizendo que se alguém se envergonhar de suas palavras, ele também dele se envergonhará. Que negará aquele que o tiver negado. Por outras palavras: Os que temerem confessar-se discípulos da VERDADE, não são dignos de ser admitidos no Reino da Verdade.
Assim será com os adeptos do Espiritismo, porque sua doutrina não é senão o desenvolvimento e a aplicação do Evangelho. A eles, pois, se dirigem as palavras do Cristo. Semeiam na Terra para colher na vida Espiritual, os frutos de sua coragem e de sua fraqueza.

CARREGAR A SUA CRUZ - QUEM QUIZER SALVAR A SUA VIDA, PERDÊ-LA-Á

"O que quiser salvar a sua vida, Perdê-la-á.
Mas o que perder a vida por minha causa, achá-la- á." (MATEUS)
"E chamando a si o povo, com seus discípulos, disse-lhes: se alguém me quiser seguir, negue-se a si mesmo e tome a sua cruz e siga-me.
Porque o que quiser salvar a sua vida, perdê-la-á; pois de que aproveita ao homem se ganhar o mundo inteiro e perder a sua alma?”(MARCOS)
Em verdade, em verdade vos digo, que se o grão de trigo que cai na terra, não morrer, fica ele só, mas se morrer produzirá muito fruto.
O que ama sua vida, perdê-la-á e o que aborrecer a sua vida neste mundo, conservá-la-á para a vida futura.

COMENTÁRIOS DE ALLAN KARDEC

Regozijai-vos, diz Jesus, quando os homens vos odiarem e vos perseguirem por minha causa, porque sereis recompensados no Céu. Sede felizes quando s homens, por sua má vontade para convosco, vos fornecerem, ocasião de provar a vossa Fé, porque o mal que vos fazem, redundará em vosso proveito.
Lastimai-vos, pois, pela sua cegueira e não os amaldiçoeis. E acrescenta: "O que me quiser seguir, tome a sua cruz", isto é, suporte corajosamente as tribulações, suscitadas pela sua Fé e receberão na vida futura o prêmio de sua coragem, de sua perseverança e de sua abnegação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário