Powered By Blogger

Pesquisar este blog

Páginas

sexta-feira, 29 de agosto de 2008

A COLA INFALÍVEL

Ivone Molinaro Ghiggino

Os tarefeiros do Mestre estão sempre atentos junto a nós, buscando relembrar-nos os ensinos do Evangelho, que é o código de conduta que devemos seguir em nossa vida.
Assim, em agosto de 1997, um amigo espiritual, que se identificou como “O filósofo-aprendiz”, passou-nos a seguinte história simbólica:
“Quando pequena ainda, ao quebrarem-se seus brinquedos, ela aprendeu com a mãe amorosa a colá-los, pedaço a pedaço, usando cola normal.
Já maior, colou cadernos, livros, gravuras, sempre a contento. Mais tarde, operando em sua casa, ao romperem-se utensílios de uso, conseguia recuperá-los, colando-os sempre, pacientemente.
Contudo, num determinado tempo, deu-se o imprevisto: a dor a invadiu, rompendo-lhe o coração... A dor do desamor, a dor do abandono, a dor terrível da solidão...
E seu coração, angustiado, oprimido, quebrou-se em retalhos tão pequenos, em tantos pedacinhos, que ela chorou, chorou, chorou!
Recolheu os pedacinhos, e, ansiosa, buscou colá-los, sem êxito algum... Os pedaços não se uniam, para desespero seu, apesar de tantas diferentes colas que lhe foram aconselhadas...
Triste, em desalento, levantou seus olhos interiores a Jesus, e orou, pedindo ajuda! E o Mestre veio, de mansinho, com a suavidade majestosa de Espírito Puro...
Aproximou-se dela, afagou-a, beijando-lhe a testa febril... Cuidadosamente, com muita ternura e respeito, foi meigamente recolhendo os pedacinhos daquele coração tão quebrado, que até já ameaçava parar de trabalhar... E, ao toque de Sua luz, os pedacinhos se encaixaram e uniram, sem que restasse marca do acidente anterior!
Deslumbrada e emocionada, banhada pelo pranto da gratidão, ela tocou-lhe nas mãos estendidas em sua direção, e, com timidez, lhe perguntou: ‘Mestre, obrigado!
Mas, diga-me, que cola o Senhor usou E Ele, com Sua voz sublime, cheia de modulações cariciosas, esclareceu: ‘Minha Irmã querida, eu usei a única cola capaz de colar corações fragmentados pelo desamor: a cola do Perdão!”
Realmente, perdoar é uma das mais difíceis conquistas morais para nós, espíritos ainda imperfeitos, jornadeando aqui na Terra. Essa nossa dificuldade se deve ao orgulho que, irrefletidamente, cultivamos.
No entanto, Jesus foi bem claro no Sermão do Monte: “Bem-aventurados os misericordiosos...” (Mateus, 5:7). E ser misericordioso é suportar como cristão os defeitos alheios, relevar os agravos recebidos, renunciar a propósitos de vingança, não guardar ressentimento, e estar sempre pronto a servir quem o ofendeu: perdoar
(“O Evangelho segundo o Espiritismo”, capítulo 10).
Aliás, o perdão faz parte ativa da caridade (“O Livro dos Espíritos”, questão 886: “Qual o verdadeiro sentido da palavra caridade, como a entendia Jesus? – Benevolência para com todos, indulgência para as imperfeições dos outros, perdão das ofensas.”). E sabemos também que “Fora da caridade não há salvação” (“O Evangelho segundo o Espiritismo”, capítulo 15).
Já está comprovado pela medicina que o perdão é agente terapêutico indispensável na preservação da saúde física e mental: psiquiatras afirmam que, se acumulamos sentimentos negativos, podem desencadear-se em nós inúmeros transtornos, não só psicológicos, mas também somáticos. Perdoar faz bem ao coração, à alma, às relações!
Recordemos as palavras de Jesus, quando nos recomenda que devemos nos reconciliar o mais rápido possível com nossos desafetos (Mateus, 5:25), conceito esse reforçado por ele quando responde a Pedro que é necessário perdoar nosso irmão setenta vezes sete vezes!..
Como nos disse outro espírito amigo:
“Seguindo o Mestre que amamos, / a quem te fere e injuria, / perdoa setenta vezes / sete vezes cada dia!”
Ajudados pelo Plano Maior e mobilizando a energia de nossa vontade, podemos fazê-lo: há exemplos de vários pais cujos filhos foram assassinados brutalmente, e que encontraram consolo e forças no Pai e no Cristo para perdoar aos criminosos, indo até eles na prisão e auxiliando-os em sua regeneração!...
Dia virá, asseverou-nos o Mestre, em que o amor irrestrito assenhorar-se-á de nossos corações, destruindo mágoas, e transformando nossa Terra em mundo de verdadeira felicidade.
Só depende de nós!


SERVIÇO ESPÍRITA DE INFORMAÇÕES
Boletim Semanal
editado pelo
Lar Fabiano de Cristo
Diretor:
Danilo Carvalho Villela
Editores:
Jorge Pedreira de Cerqueira
Eloy Carvalho Villela
Endereço:
Rua dos Inválidos, 34 - 7o andar
Centro - CEP 20231-044
Rio de Janeiro - RJ
Tel. (21) 2242-8872
Fax (21) 3806-8649
Brasil
Internet: http://www.lfc.org.br/sei
boletimsei@lfc.org.br
Sábado, 15/3/2008 – no 2085

Nenhum comentário:

Postar um comentário