Powered By Blogger

Pesquisar este blog

Páginas

segunda-feira, 25 de agosto de 2008

CAP. XXI DO EV. SEG. O ESPÍRITISMO - HAVERÁ FALSOS CRISTOS E FALSOS PROFETAS

HAVERÁ FALSOS CRISTOS E FALSOS PROFETAS
CAP. XXI DO EVANGELHO SEG. O ESPÍRITISMO.
1. Pelo fruto se conhece a árvore.
2. Missão dos Profetas.
3. Prodígios dos falsos Profetas.
4. Não acrediteis em todos os Espíritos.
5. Instrução dos Espíritos.
6. Os falsos Profetas.
7. Caracteres do verdadeiro Profeta.
8. Os falsos Profetas da Erraticidade.
9. Jeremias e os falsos Profetas.
PELO FRUTO SE CONHECE A ÁRVORE
"Não é boa a árvore que dá frutos maus, nem má árvore a que dá bons frutos. Porquanto, cada árvore é conhecida pelos seus frutos. Porque não se colhem figos dos espinheiros nem dos abrolhos se vindimam uvas.
O homem bom, do bom tesouro do seu coração, tira o bem, e o homem mau, tira o mal; porque do que está o coração cheio, disso é que fala a boca". (MATEUS E LUCAS)
Guardai-vos dos falsos Profetas, que vem a vós, vestidos de ovelhas e por dentro, são lobos vorazes.
Pelos frutos o conhecereis. Porventura os homens colhem uvas dos espinhos ou figos dos abrolhos? Assim, toda árvore boa dá bons frutos e toda árvore má dá maus frutos.
Toda árvore que não dá bom fruto, será cortada e metida no fogo.
E Jesus lhes disse: Vede, não vos engane ninguém; Porque virão muitos em meu nome dizendo: "Eu sou o Cristo" e enganarão a muitos.
Levantar-se- ao muitos falsos Profetas e enganarão a muitos; e porquanto multiplicar-se-á a iniqüidade, se resfriará a Caridade de muitos. Mas o que preservar até o fim, esse será salvo. Então, se alguém vos disser: Olha aqui esta o Cristo, ou hei-lo acolá, não lhes dei credito; - Porque se levantarão falsos Cristos e falsos Profetas, que farão grandes prodígios e grandes maravilhas tais que se fora possível, até os escolhidos se enganariam." (MATEUS E MARCOS)
MISSÃO DOS PROFETAS.
COMENTÁRIOS DE ALLAN KARDEC
Aos Profetas atribui-se o Dom de revelar o futuro. No sentido Evangélico, o Profeta é o enviado de Deus com a missão de instruir os homens, adverti-los e lhes revelar as coisas ocultas e desconhecidas da vida espiritual.
PRODÍGIOS DOS FALSOS PROFETAS
COMENTÁRIOS DE ALLAN KARDEC
"Levantaram-se falsos Cristos e falsos Profetas'. Na acepção teológica, os prodígios e os milagres são fenômenos excepcionais, fora das leis da natureza. Sendo estas leis, obra exclusiva de Deus, Ele as poderia derrogar, se tal lhe aprouvesse; mas diz o simples bom senso, que não poderia ter dado a seres inferiores e perversos, um poder igual ao seu e, ainda menos o direito de desfazer aquilo que ele havia feito.
Aos olhos do povo ignorante, todo fenômeno cuja causa é desconhecida, passa por sobrenatural, maravilhoso.
Desde que a causa seja conhecida, o fenômeno não passa da aplicação de uma lei na natureza.
É assim que o circulo dos fatos sobrenaturais se restringe, à medida que cresce o circulo da Ciência.
EM todos os tempos, os homens exploraram certos conhecimentos que possuíam em proveito de sua ambição, do seu lucro e da dominação, a fim de se atribuírem o prestigio de um suposto poder sobre humano ou de pretensa missão Divina.
São estes os falsos Profetas. O seu prestígio diminui à medida que homens se esclarecem.
O fato de operar prodígios, não indica missão Divina. Pode ser o resultado de conhecimentos, adquiridos ou de faculdades orgânicas especiais, que tanto pode possuir o mais digna, como a mais indigna criatura humana.
O verdadeiro Profeta reconhecido por caracteres mais sérios e exclusivamente morais.
NÃO ACREDITEIS EM TODOS OS ESPÍRITOS
"Caríssimos, não creiais em todo Espírito, mas provais se os Espíritos são de Deus, porque são muitos os falsos Profetas que se levantarão no mundo." (S. João)
COMENTÁRIOS DE ALLAN KARDEC
Os fenômenos espíritas, longe de dar crédito aos falsos profetas, vem ao contrário lhes dar um último golpe.
Não peçais ao Espiritismo nem milagres nem prodígios, porque ele declara formalmente que não os produz.
Como a Física, a Química, a Astronomia e a Geologia vieram revelar as leis do mundo material, ele vem revelar outras leis desconhecidas;- as que regem as relações do mundo corpóreo e do mundo Espiritual e, que, suas irmãs mais velhas, não deixam de ser leis da natureza.
Dando explicações á certa ordem de fenômenos até aqui incompreendidos, e destruindo ainda o que restava no domínio do maravilhoso.
Os que tentassem explorar tais fenômenos em proveito próprio, não poderiam por muito tempo abusar da credibilidade dos homens e logo seriam desmascarados. Porque pode-se enganar por algum tempo, mas não se pode enganar todo o tempo, todo o povo.
Por outro lado, a missão é provada pelos efeitos morais, que não é dado a qualquer um produzir. Eis o resultado da Ciência Espírita, procurando a causa de certos efeitos, levantando o véu de muitos mistérios.
Só os que preferem a obscuridade, têm interesse em combatê-la. Mas a Verdade é como o Sol; dissipa os mais intensos nevoeiros.
O Espiritismo, vem revelar uma outra categoria muito mais perigosa de falsos Cristos e Profetas, que não se acham entre os encarnados, mas entre os desencarnados: A dos Espíritos enganadores, Hipócritas, Orgulhosos, pseudo- sábios, que da Terra passaram para a erraticidade e se enfeiam com as penas de pavão, mas que acabam sempre desmascarados. Se enfeitam com nomes veneráveis, buscando as vezes, com o auxilio da máscara que afivelam, fazer crer nas mais extravagantes e absurdas idéias. João Evangelista nos adverte contra esses tais, julgam-se os Espíritos, pelas suas obras, como a árvore por seus frutos.
OS FALSOS PROFETAS
INSTRUÇÃO DOS ESPÍRITOS
Se vos disserem: "O Cristo está aqui." Não vades para ali, ao contrário, fique em guarda, porque os falsos Profetas são numerosos. Não vedes as folhas das figueiras começando a descorar ? Não deveis acreditar em tudo e em todos.
Jesus disse que pelos frutos se conhece a árvore. É assim que deveis julgar; as obras é que devem ser examinadas.
Se os que estão vestidos do poder Divino, forem possuidores de virtudes Cristãs da Caridade, do Amor, da Indulgência, da bondade que concilia todos os corações, podereis dizer: estes são realmente enviados do Senhor.
Aqueles a quem Deus envia para propagar a sua doutrina, são mansos e humildes de coração, modestos e simples.
Lembrai-vos de que cada um traz na fronte, mas, sobretudo nos atos, o selo de sua grandeza ou de sua decadência. (S. LUIZ)
CARACTÉRES DO VERDADEIRO PROFETA
Só se confia o comando de um exercito a um general hábil e capaz de o dirigir. Deus só confia missões importantes aqueles que sabe que são capazes de as desempenhar.
Como em tudo, o mestre, deve saber mais do que o discípulo. O verdadeiro missionário de Deus deve justificar a sua missão por sua superioridade, por suas virtudes e inteligência.
Os verdadeiros Profetas, revelam-se pelas suas ações; são adivinhados, ao passo que os falsos Profetas apresentam-se a si mesmos, falam em altas vozes e, como todos os mentirosos, parece que receiam não serem acreditados.
Desconfiai, pois, dos falsos Profetas, sobretudo nestes tempos de renovação, porque muitos impostores dir-se-ão enviados de DEUS. (ERASTO)
OS FALSOS PROFETAS DA ERRATICIDADE
São esses os semeadores dos fermentos da discórdia, do antagonismo entre os grupos, que os impele ao isolamento, e a se entreolharem com desconfiança uns com outros. Isto já bastaria para os desmascarar.
Passai seus sistemas pelo crivo da razão e do bom senso e vereis o que resta.
Concordareis comigo que todas as vezes que um Espírito indica como um remédio aos males da humanidade, coisas utópicas e impraticáveis, medidas pueris ou ridículas,: quando formula um sistema contrário às mais elementares noções da Ciência, não pode deixar de ser um Espírito ignorante e mentiroso.
Por outro lado ficai certos de que se nem sempre a verdade é apreciada pelos indivíduos, sempre o é pelo bom senso das massas. O que é um critério.
Se dois princípios se contradizem, tereis a medida do seu valor intrínseco, buscando aquele que encontra mais eco e simpatia. Seria realmente ilógico admitir que uma doutrina que visse diminuir o número de seus seguidores, fosse mais verdadeira que aquela que vê os seus aumentarem. Querendo que a verdade chegue a todos, Deus não a confia a um circulo restrito: Fá-la surgir em vários pontos, a fim de que por toda parte a luz esteja ao lado das trevas.
Repeli todos os Espíritos que se apresentam como conselheiros exclusivos, pregando a divisão e o isolamento. São geralmente Espíritos Vaidosos e medíocres, que tendem a se impor às criaturas fracas e crédulas, prodigalizando-lhes louvores exagerados a fim de as fascinar, e manter sob o seu domínio.
Em geral, desconfiai das comunicações marcadas pelo misticismo e de esquisitices ou que recomendam cerimônias e práticas bizarras.
Um Médium pode ser fascinado; um grupo pode ser iludido; mas o controle, dos grupos sérios, que possuem médiuns sérios, que estudam e se policiam quanto ao aprimoramento moral, esses espíritos não encontram guarida para o seu assédio.
É incontestável que submetendo ao cadinho da razão e da lógica todos os dados e todas as comunicações dos Espíritos, será fácil repelir a obscuridade e o erro. (ERASTO DISCÍPULO DE S. PAULO)
JEREMIAS E OS FALSOS PROFETAS
"Eis o que diz o Senhor dos Exércitos: Não queiras ouvir as palavras dos Profetas, que vos profetizam e vos enganam, pois transmitem as visões dos seus corações, e não o que ouviram da boca do Senhor. - dizem àqueles que me blasfemam: O Senhor o disse, vós tereis a paz. E a todos que andam na corrupção de seus corações. Não virá mal sobre vós.
Mas qual deles assistiu ao conselho do Senhor, quem viu ou entendeu a sua palavra?
Eu não enviava estes Profetas, eles andavam por si mesmos, eu não lhes falava nada, e eles profetizavam de sua própria boca e cabeça.
Tenho ouvido o que disseram esses Profetas, que em meu nome andam profetizando a mentira e dizem: Sonhei, tenho sonhado. Até quando essa imaginação estará no coração dos profetas que profetizam a mentira, e cujas profecias, não são senão seduções de seus corações?
Se, pois, esse povo, um Profeta ou um sacerdote vos perguntar, Qual é o fardo do Senhor?
Respondereis: Vós próprios sois o fardo, porque eu vos hei de arrojar para longe de mim, diz o Senhor." (JEREMIAS)
Tais palavras indicam claramente que já naquela época, os charlatães e os exaltados abusavam do Dom da profecia e o exploravam.
Ainda hoje, abusam da Fé simples e quase cega do povo, predizendo a troco de dinheiro, coisas boas e agradáveis.
Essa espécie de trapaça já muito generalizada entre o povo judeu é fácil de compreender, pois na sua ignorância, era impossibilitado de distinguir os bons dos maus e era sempre ludibriado pelos pretensos Profetas ou fanáticos.
"Sonhei, tenho sonhado." Isto indicava um dos meios empregados para explorar a confiança neles depositada.
Escutai os sábios conselhos de João quando diz: Caríssimos, não escuteis a todas os Espíritos, mas provai se são de Deus.
As vitimas, compreende-se, são os médiuns desprecavidos especialmente.
Ai está um escolho para os noviços no ESPÍRITISMO. É uma prova, da qual não triunfam senão por meio de grande prudência.
Aprendei a distingui-los, para que vós mesmos não vos torneis os falsos Profetas. (ESPÍRITO PROTETOR)

Nenhum comentário:

Postar um comentário