Pesquisar este blog

Páginas

quarta-feira, 9 de março de 2016

ESTUDO EVANGÉLICO 25 - LIVRO PALAVRAS DE VIDA ETERNA - TEMA: "OUVIRÁS DECERTO"

Livro: “PALAVRAS DE VIDA ETERNA”

Francisco C. Xavier / Emmanuel

Estudo n. 25

TEMA:  "OUVIRÁS DECERTO"


"Salva-te a ti mesmo e desce da cruz"
(Marcos, 15:30)

A citação evangélica de Marcos refere-se ao dia da crucificação de Jesus, quando alguns levados pela ignorância diziam - "salva-te a ti mesmo e desce da cruz".
Com a frase irônica queriam dizer que, se era capaz de ajudar os outros, porque não fazia algo por si mesmo, livrando-se da cruz.
Devido às condições evolutivas, não podiam compreender o elevado significado daquele momento.
Naquela época, eram considerados vencedores aqueles que chegassem brandindo armas, heróis da destruição e domínio.
Jesus, porém, estava distante daquilo que era considerado padrão habitual.
Para conquistar, doava-se ao próximo nada querendo dos homens para si, já que suas conquistas nada tinham com os interesses materiais e sim, com a renovação dos sentimentos da humanidade.
Naquele tempo, como hoje, aqueles que se empenham na prática do bem e da própria renovação, ouvem também provocações da ignorância nos momentos de testemunho, como: “Se guardas confiança em Jesus, mostra-te livre dos obstáculos”, ou, "Se louvas o Espiritismo como Doutrina de Luz, porque te demoras na sombra das aflições?”.
Necessário entender que Jesus veio à Terra ensinar, através de seus exemplos, como cada um deveria encontrar a própria salvação.
Não disse creiam em mim e estarão salvos, e sim, que se seguíssemos os seus exemplos, alcançaríamos o Reino de Deus, como Ele já alcançara. Ele veio ensinar, exemplificar e não livrar as criaturas das suas responsabilidades.
A Doutrina Espírita, como restauradora dos ensinamentos do Cristo, também, ensina, orienta de que forma a criatura pode encontrar ou alcançar a própria salvação, que se dará através do trabalho pessoal na renovação moral do ser. Daí que não basta frequentar a Casa Espírita, conhecer os ensinos dos Espíritos.
Salvação quer dizer, elevação espiritual, mudanças que se refletirão na forma de sentir, pensar e agir em atos coerentes com essa renovação, a ser alcançada pelo contínuo trabalho pessoal.
O Consolador Prometido, orienta e consola, acena com esperança de que um dia a situação será diferente daquela que vivemos hoje, portanto requer empenho no trabalho da salvação, e não ficarmos esperando que ela seja oferecida como privilégio.
Entender por salvação, a iluminação íntima, buscando as aquisições mais elevadas. O Evangelho de Jesus, é o roteiro para quem busca o progresso espiritual, por isso Ele ensinou: "Eu sou o caminho, a Verdade e a Vida, ninguém vai ao Pai, senão por mim" - "Quem deseje encontrar o Reino de Deus tome a sua cruz e siga os meus passos".

Bibliografia:
O Consolador - Emmanuel / F. C. Xavier - q.225
Caminho, Verdade e Vida, idem - lição 94


Maria Aparecida Ferreira Lovo
Julho/2003

CENTRO ESPÍRITA BATUÍRA - RIB. PRETO – SP
cebatuira@cebatuira.org.br