Powered By Blogger

Pesquisar este blog

Páginas

quarta-feira, 18 de novembro de 2015

ELUCIDÁRIO DE EVOLUÇÃO EM DOIS MUNDOS 6

ELUCIDÁRIO DE EVOLUÇÃO EM DOIS MUNDOS 6

Capítulo IV  1ª parte

Automatismo e Corpo Espiritual

Alga: planta que ocupa o último lugar na série vegetal. É uma denominação muito abrangente, que engloba os vegetais relativamente simples, mas bastante diversificados quanto às formas, pigmentos e tipos de reprodução. O corpo é representado por um talo e não tem raízes, caules ou folhas. São aquáticas, mas ocorrem também em terra úmida, lodo e cascas de árvores.

Amebóide: semelhante ao movimento produzido pela ameba, que é um animal microscópico unicelular (uma só célula).

Átomo: agrupamento de partículas elementares da matéria, sendo que, das diversas partículas atualmente conhecidas, três delas são as mais importantes para definir a natureza do átomo e, consequentemente, a estrutura da matéria: o elétron, o próton e o nêutron. O átomo é constituído por um núcleo, formado de prótons (com carga positiva) e de nêutrons (sem carga elétrica), em torno do qual giram, em certo número de órbitas, os elétrons (com carga negativa).

Automatismo Fisiológico: funcionamento do organismo sem a participação consciente do ser.

Célula: a menor unidade de função e de organização capaz, por si mesma, de multiplicação e de relação, que apresenta todas as características de vida. A dimensão, a forma e a estrutura das células variam muito, em conformidade com as tarefas que devem executar no conjunto orgânico.

Célula Feminina: a célula sexual ou germinal (reprodutora) feminina.

Célula Masculina: a célula sexual germinal (reprodutora) masculina.

Célula Nuclear: a célula do protozoário, animal unicelular, isto é, com uma única célula contendo um ou vários núcleos no interior do seu protoplasma (massa celular).

Corpo Espiritual: o perispírito, psicossoma.

Cosmocinético: referente às forças que mantêm o movimento dos astros.

Crisálida: termo usado por analogia ao estado intermediário por que passam certos insetos para se transformarem de lagarta em borboleta, durante o qual a larva se desenvolve num invólucro denominado casulo.

Evo: tempo indefinido em duração; eternidade.

Fisiologia: parte da Biologia que investiga as funções orgânicas e os processos ou atividades vitais, como o crescimento, a nutrição, a respiração, etc.

Flagelado: animal unicelular (uma só célula) que possui filamentos móveis que servem do órgãos locomotores, denominados flagelos.

Gênese: formação dos seres, desde uma origem; geração.

Inconsciente: parte da vida psíquica que inclui os desejos instintivos ou reprimidos e cujos processos, embora não atinjam a consciência, interferem, por seus efeitos, no comportamento do indivíduo.

Monocelular: referente o organismo rudimentar com uma só célula, como os protozoários.

Plasma: massa formadora e essencial de um órgão; protoplasma.

Psicologia: ciência que estuda os fenômenos psíquicos e o comportamento do ser humano, e suas reações a situações externas ou a necessidade interna.

Psicossomático: relativo ao psicossoma, isto é, ao corpo perispiritual ou perispírito.

Reflexão: processo mental em que o pensamento se volta sobre si mesmo e toma seus próprios atos como objeto de conhecimento.

Reflexo: movimento coordenado mais simples que se pode executar, produzido por um impulso nervoso, como reação automática e involuntária a um estímulo exterior.

Transformismo: doutrina biológica segundo a qual as espécies se formam por sucessivas transformações de organismos anteriores.



J.M.M.
JOSÉ MARQUES MESQUITA

Nenhum comentário:

Postar um comentário