Powered By Blogger

Pesquisar este blog

Páginas

domingo, 15 de novembro de 2015

ELUCIDÁRIO DE EVOLUÇÃO EM DOIS MUNDOS 5B

ELUCIDÁRIO DE EVOLUÇÃO EM DOIS MUNDOS 5B

Capítulo III  1ª parte

Evolução e Corpo Espiritual

Feto: nome comum a diversas plantas criptogâmicas, que são aquelas com órgãos reprodutivos imperceptíveis a olho nu.

Filamentoso: que é constituído de fibras muito delgadas.

Fisiopsicossomático: relativo ao que pertence, simultaneamente, aos domínios do corpo físico e do corpo psicossomático, sendo este o psicossoma (corpo espiritual ou perispírito).

Flexuoso: que se move de maneira ondulante ou sinuosa.

Foraminífero: animal unicelular rizópode (prolongamentos semelhantes a raízes) com corpo dentro de uma carapaça contendo uma ou mais câmaras, com uma ou várias aberturas. A maior parte do grupo é constituída por animais marinhos, importantes indicadores de petróleo.

Ganóide: grupo de peixes providos de escamas rombóides, formadas por uma camada de osso, com ganoína, que é uma substância semelhante ao esmalte dos dentes. A forma rombóide é a do quadrilátero com lados opostos paralelos (paralelogramo) e lados contíguos diferentes, formando ângulos retos.

Geológico: referente a contaminação da Terra, quanto à sua composição química e estrutura litológica, esta relacionada com a natureza das rochas.

Globulina: composto de natureza protéica presente no plasma sangüíneo. É portadora de anticorpos e outros importantes substâncias, é, ainda, dos fatores de imunização e coagulação do sangue.

Hemoglobina: substância protéica dos glóbulos vermelhos do sangue, a qual contém ferro, e fixa temporariamente o oxigênio do ar inspirado, cedendo-o aos tecidos.

Imunológico: que se relaciona com os fenômenos da imunidade, isto é, das barreiras contra as infecções e a ação das substâncias patogênicas no organismo.

Jurássico Superior: referente a última das três fases em que se divide o período jurássico, durante o qual se deu o aparecimento dos animais de transição entre os répteis e as aves. (Vide quadro Idade da Terra no final desta obra).

Labirintodonte: nome genérico de amfíbios fósseis, cuja dentina (marfim dos dentes) apresenta complicados repregos.

Lacertino: animal com características de lagarto.

Licopodiácea: designação das plantas providas de folhas diminutas, parecendo escamosas, e sem flores, sendo representadas pelas ervas rasteiras (licopódios).

Magnésio: elemento químico, metálico, sólido, com brilho de prata, dúctil, maleável, e inalterável ao ar seco. Está presente na clorofila.

Mamífero: designação dos animais vertebrados de corpo provido de pêlos e que possuem glândulas mamarias.

Mamute: elefante extinto e peludo que viveu na Europa  e na Ásia no período quaternário. (Vide quadro Idade da Terra no final desta obra).

Marsupial: designação do grupo de animais sem placenta, cujas fêmeas possuem marsúpio, que é uma bolsa formada pela pele do abdome. Ex.: gambás e cangurus.

Matéria Elementar: matéria, em sua forma mais simples, que constitui as partículas elementares da matéria (componentes do átomo).

Megatério: grande mamífero desdentado, fóssil, encontrado nos terrenos terciários e quaternários da América do Sul.

Metamorfose: mudança de forma ou de estrutura, como a mudança que ocorre durante as fases da vida de alguns animais, como os insetos e anfíbios.

Mioceno: período que se caracteriza pelo grande desenvolvimento dos antropóides. (Vide Antropóide acima, e Mioceno no quadro Idade da Terra no final desta obra).

Molécula: partícula que se constitui da menor porção de uma substância, capaz de existência independente sem perda das suas propriedades químicas.

Mônada: organismo muito simples, que se poderia tomar por uma unidade orgânica; qualquer microorganismo unicelular. O sistema filosófico de Leibiniz (1646  1716), unidade substâncial, simples, ativa, indivisível e impenetrável, elemento básico constituinte da realidade física.

Monocelular: referente ao organismo rudimentar com uma só célula.

Motilidade: faculdade de mover-se.

Nascituro: que está concebido e cujo nascimento é esperado como certo.

Nucleoproteína: proteína que figura entre os constituintes fundamentais do núcleo da célula, e se localiza principalmente na cromatina, que é uma substância facilmente corável.

Paleolítio: período do pleistoceno (quaternário), caracterizado pelo aparecimento dos mais antigos fósseis humanos e a  presença de artefatos de osso e/ou de pedra fragmentada ou lascada, datando do final do período notáveis desenhos e pinturas rupestres (gravadas nas rochas), período ou idade da pedra lascada. (Vide quadro Idade da Terra no final desta obra).

Paleozóico: relativo à era que se caracteriza, na fauna, pelo surgimento dos animais de organização celular rudimentar, pelo desenvolvimento dos invertebrados, e pelo aparecimento dos vermes, insetos, peixes, anfíbios e répteis. (Vide quadro Idade da Terra no final desta obra).

Pigmentos: substância que dá coloração aos líquidos e aos tecidos vegetais ou animais que a contém.

Pitecantropóide: semelhante ao pitecantropo, que é um antropóide fóssil indicativo de um gênero intermediário entre o macaco e o homem.

Plasmar: dar forma a algo; modelar:

J.M.M.

JOSÉ MARQUES MESQUITA

Nenhum comentário:

Postar um comentário