Powered By Blogger

Pesquisar este blog

Páginas

segunda-feira, 23 de novembro de 2015

ELUCIDÁRIO DE EVOLUÇÃO EM DOIS MUNDOS 10 - Evolução e Metabolismo

ELUCIDÁRIO DE EVOLUÇÃO EM DOIS MUNDOS 10 

Capítulo VIII  1ª parte

Evolução e Metabolismo

Ácido Málico: ácido encontrado em quase todos os frutos.

Ácido Sulfúrico: líquido viscoso, incolor, corrosivo, denso, enérgico desidratante e muito forte, que tem aplicações variadas.

Adenosina Trifosfatase: principal substância que provoca liberação de energia para as células.

Adrenalina: hormônio secretado pelas glândulas supr-renais, o qual é o mediador químico do sistema nervoso simpático. É geralmente liberado em grandes quantidades após forte reações emocionais. Sua liberação na circulação produz hipertensão, aumento dos batimentos cardíacos, aceleração da freqüência respiratória e efeitos metabólicos, tais como, o aumento da taxa de glicose (açúcar) no sangue.

Albuminóide: da natureza da albumina, denominação comum a todas as proteínas solúveis em água e coaguláveis por aquecimento, como a clara de ovo.

Amoníaco: gás incolor, sintetizado (formado) com base no nitrogênio e no hidrogênio. O nitrogênio é um elemento gasoso, altamente inflamável, sendo o mais leve de todos os gases, e o elemento mais abundante no Universo.

Anticorpo: qualquer substância produzida pelo organismo como a reação a substâncias estranhas que nele penetram, sendo a sua função, portanto, a de mecanismo de defesa do organismo.

Assimilação Clorofiliana: é a assimilação, isto é, transformação de substâncias alheias em sua própria substância, realizada pelas plantas verdes (autótrofas).

Autótrofo: relativo a vegetal capaz de produzir seu próprio alimento orgânico, a partir de substâncias simples e de uma fonte de energia, comumente a luz solar.

Bactéria: designação de organismos microscópicos, unicelulares (uma só célula), de numerosas espécies, que se reproduzem por cissiparidade (divisão transversal), havendo as bactérias essenciais ao sustento da vida, e as patogênias (geram doenças).

Biológico: relativo ao desenvolvimento e às condições de vida dos seres vivos.

Biossíntese: síntese (formação) de substâncias orgânicas nos seres vivos.

Catalase: enzima solúvel que se caracteriza pela propriedade de decompor a águas oxigenada.

Catálise: processo pelo qual a velocidade de uma reação é influenciada por uma substância sem que esta seja quimicamente modificada.

Célula: a menor unidade de função e de organização capaz, por si mesma, de multiplicação e de relação, que apresenta todas as características de vida.

Centro Vital: designação comum de cada um dos centro de força existentes no corpo espiritual, cuja função é a de assimilar energias cósmicas e espirituais. (Vide Centro Vital: Do Capítulo II  1.ª Parte).

Citoplasma: o protoplasma, massa formadora da célula, excluído o núcleo.

Cofermento: um componente das enzimas.

Cosmo: o Universo, a contextura de um todo.

Crisálida: analogia com o estado intermediário por que passam certos insetos para se transformarem de lagarta (larva) em borboleta.

Cutícula: fina camada que recobre externamente a epiderme do caule primário e das folhas do vegetal, que contém uma substância denominada cutina.

Desassimilação: degradação de compostos ricos em energia, sendo que o fenômeno realizado por oxidação, nos organismos, é o mais importante para obtenção da energia indispensável aos processos vitais.

Diástase: fenômeno produzido por células vivas, por seres vivos microscópicos ou por glândulas, e que decompõem os alimentos ou a matéria orgânica.

Eletromagnético: que apresenta o efeito de interação entre carga elétrica e campo magnético.

Endógeno: originado no interior do organismo, ou por fatores internos.

Endotérmico: referente as reações químicas que se verificam com a absorção de calor, e aos corpos cuja decomposição produz desprendimento de calor.

Enzima: denominação de substâncias protéicas que atuam no organismo como agentes catalisadores (desencadeiam reações) nos processos metabólicos, transformando a energia de ativação necessária para cada reação, tornando esta possível ou mais rápida; fermento.

Epilepsia: doença nervosa, com manifestações ocasionais, súbitas e rápidas, sobretudo convulsões e distúrbios da consciência relacionados com uma disritimia cerebral.

Equinodermo: animal do grupo que compreende os invertebrados exclusivamente os marinhos de simetria radiada. São as estrelas-do-mar e os ourisos-do-mar.

Esquizofrenia: psicose que se caracteriza por distúrbios de afetividade, delírios, impulsos anormais, alucinações, degeneração da sensibilidade, excentricidades e introversão.

Estômato: pequena abertura na epiderme das plantas superiores, e que tem função de regular o intercâmbio de gases com a atmosfera, bem como eliminar a água.

J.M.M.
JOSÉ MARQUES MESQUITA

Nenhum comentário:

Postar um comentário