Powered By Blogger

Pesquisar este blog

Páginas

terça-feira, 24 de novembro de 2015

ELUCIDÁRIO DE EVOLUÇÃO EM DOIS MUNDOS 10B - Evolução e Metabolismo

ELUCIDÁRIO DE EVOLUÇÃO EM DOIS MUNDOS 10B

Capítulo VIII  1ª parte

Evolução e Metabolismo

Exôgeno: que se origina fora do organismo, ou por fatores externos.

Fermento: substância capaz de provocar trocas químicas, principalmente fermentação, sem nada ceder de sua própria matéria ao produto que sofreu a sua ação; enzima.

Ferrobactéria: bactéria capaz de acumular óxido de ferro (ferrugem). Muitas jazidas de ferro foram formadas por ação dessas bactérias.

Feto: nome comum a diversas plantas criptogâmicas, que são aquelas com órgãos reprodutivos imperceptíveis a olho nu.

Fisiológico: relativo ao funcionamento do organismo.

Foliculina: hormônio segregado pelo folículo ovariano, e que provoca a hipertrofia da mucosa uterina antes da ovulação.

Fotossíntese: processo básico de alimentação dos vegetais, através da síntese (formação) de substâncias orgânicas, com a fixação do gás carbônico do ar pela ação da luz solar e a participação da clorofila.

Gás Carbônico: anidrido Carbônico, gás pesado desprovido de odor, não tóxico, porem asfixiante. Existe no ar num proporção de 0,03%. É alimento indispensável para os vegetais, sendo eliminado pelos seres vivos como resultado da respiração celular.

Glúcide: nome genérico dos carboidratos e dos glicosidos empregados como alimento. Carboidratos são os açucares presentes nos organismos animais e vegetais; glicosidos são substâncias capazes de ser decompostas em glicose (açúcar) e outra substância.

Gonadotrópico: referente a hormônio relacionado com a influência das glândulas sexuais ou gônadas.

Hidrolizante: capaz de provocar hidrólise, desdobramento de um composto químico pela ação da água.

Hormônio: substância produzida pela atividade das glândulas de secreção interna (endócrinas), ou pela atividade de tecidos de secreção interna. É eliminado, em parte, no sangue ou na linfa, e, em parte, nos tecidos. Atua sobre as funções orgânicas como excitante ou como regularizador.

Imunológico: que se relaciona com os fenômenos da imunidade, isto é, das barreiras contra as infecções e a ação das substâncias patogênicas no organismo.

Insulina: hormônio secretado pelo pâncreas, como importante função no metabolismo dos açúcares, pelo organismo, e no controle da taxe de glicemia no sangue (presença de glicose).

Lenticela: pequena abertura na casca dos vegetais, que permite as trocas gasosas, formada de células com aspecto de cortiça.

Lípide: lipídio, grupo de substâncias graxas que possuem propriedades análogas às gorduras e óleos animais ou vegetais.

Luteína: substância responsável pela pigmentação amarela da gema do ovo.

Magnetoeletroquímico: relativo as influências magnéticas e elétricas na formação química de uma substância.

Metabolismo: conjunto dos fenômenos químicos e físico-químicos no organismo, através dos quais se faz a assimilação e a desassimilação das substâncias necessárias à vida.

Miosina: substância protéica do tecido muscular, a qual contribui no mecanismo de contração e relaxamento dos músculos, e cuja a formação é causa da rigidez cadavérica.

Mitocôndrio: corpúsculo presente nas células, no qual se efetuam processos respiratórios e metabolismo dos ácidos graxos. Nas células com capacidade energética, como as musculares e as nervosas, o número de mitocôndrias é elevado.

Molecular: relativo à molécula, partícula que se constitui da menor porção de uma substância, capaz de existência independente sem perda das suas propriedades químicas.

Nitrito: qualquer sal do ácido nitroso (que contém nitrato de potássio).

Nitorbactéria: bactéria aeróbica do solo, responsável pela nitrificação do solo. A bactéria aeróbica é um microrganismo que vive do oxigênio retirado do ar.

Oxidação: aumento do conteúdo de oxigênio em um composto.

Óxido Ferroso: combinação de oxigênio e ferro; resultado da oxidação do ferro pelo seu contato com o oxigênio do ar.

Oxigênio: elemento gasoso, incolor e inodoro, não combustível, mas comburente (alimenta combustão), indispensável para a vida. É o elemento mais espalhado sobre a Terra; integra 89% do peso da água e ocupa 21% do volume do ar.

Núcleo Nervoso: denominação de grupos de células nervosas situadas no cérebros e na medula espinhal; ponto de origem ou terminação dos nervos cranianos (pares cranianos).

Para-hormônios: substância que atua como hormônio, porém é de natureza não-específica, como o dióxido de carbono em seus efeitos sobre o centro respiratório cerebral.

Pepsina: enzima do suco gástrico capas de hidrolisar (decompor) proteínas.

Plasmar: dar forma a algo.

Pneumatódio: elemento que participa como órgão de função respiratória, nos vegetais.

Protease: enzima proteolítica, isto é, capaz de separar proteínas, transformando-as em outras substâncias.

Prótide: protídio, proteína.

Psicossomático: que pertence, simultaneamente, aos domínios do corpo físico e do psicossoma (corpo espiritual ou perispírito).

Quimiossintese: síntese (formação) de substâncias orgânicas, a partir de inorgânicas, realizada por bactérias sem o concurso da luz solar, mas com o uso da energia resultante de um processo químico.

Quimiotactismo: propriedade de atração ou repulsão do protoplasma (massa celular) em relação a certas substâncias sobre os seres vivos. Ex.: os espermatozóides quando caminham em direção ao óvulo.

Quimiotropismo: reação de aproximação ou afastamento de um organismo, em relação á fonte de um estímulo que opera sob a ação exercida por certas substâncias químicas.

Secreção Interna: secreção das Glândulas endócrinas, isto é, as que liberam os seus produtos diretamente no sangue ou na linfa. Ex.: secreção da hipófise e das supra-renais.

Secretina: hormônio emitido em meio ácido pela mucosa do duodeno e transmitido por via sangüínea ao pâncreas, no qual provoca a emissão do suco pancreático, suco este lançado no próprio duodeno.

Sulfobactéria: bactéria que possui o poder de acumular enxofre em seu protoplasma. É comum nas fontes termais.

Tiroxina: hormônio da glândula tiróide, o qual é imprescindível para o crescimento e para regular o metabolismo.

Transubstanciar: transformar em outra substância. Transformar uma coisa em outra.

Vitamina: designação dos compostos orgânicos dos reinos animal e vegetal, que atuam em pequeníssimas quantidades, favorecendo o metabolismo, servindo como base para os mais importantes fermentos, influindo sobre os hormônios, etc. A vitamina, portanto, não constitui alimento propriamente dito, mas uma substância de ação catalítica (desencadeia reações) indispensável ao organismo. Essa atividade biocatalítica se baseia no fato de que a vitamina forma parte de uma coenzima (componentes da enzima).

Zímase: enzima (fermento solúvel) produzida pela levedura, a qual é capaz de promover a fermentação alcoólica.



J.M.M.
JOSÉ MARQUES MESQUITA

Nenhum comentário:

Postar um comentário