Powered By Blogger

Pesquisar este blog

Páginas

sábado, 28 de novembro de 2015

(Espiritismo) - Nl08 14 Simbiose Espiritual

(Espiritismo) - Nl08 14 Simbiose Espiritual

Centro Virtual de Divulgação e Estudo do Espiritismo - CVDEE
Sala de Estudos André Luiz
 Livro em estudo: Evolução em dois mundos (Editora FEB)                                                Autor: Espírito André Luiz, psicografia de Francisco Cândido Xavier e Waldo Vieira

Primeira parte - Capítulo XIV - Simbiose espiritual (parte I)
Comentários: Eurípides Kühl

SUSTENTO DO PRINCIPIO INTELIGENTE
O princípio inteligente, que exercitara a projeção de impulsos mentais fragmentários para nutrir-se durante largas eras, alçado ao Plano Espiritual, na condição de consciência humana desencarnada, começa a plasmar novos meios de exteriorização, em favor do sustento próprio.                                                                         
No mundo das plantas, com o parênquima clorofiliano, aprendeu a decifrar os segredos da fotossíntese, absorvendo energia luminosa para elaborar as matérias orgânicas, e lançando de si os gases essenciais que contribuem para o equilíbrio da atmosfera.                                                                       
No domínio de certas bactérias, inteirou-se dos processos da quimiossíntese, aproveitando a energia química haurida na oxidação de corpos minerais.
Entre os seres superiores, consagrou-se à biossíntese, em novo câmbio de substâncias nos vários períodos da experiência física, para garantir a segurança própria, sob o ponto de vista material e energético.
Habituado aos fenômenos do anabolismo, na incorporação dos elementos de que se nutre, e do catabolismo, na desassimilação respectiva, automatiza-se-Ihe a existência, em metamorfose contínua das forças que lhe alcançam a máquina fisiológica, através dos alimentos necessários à restauração constante das células e ao equilíbrio dos reguladores orgânicos.

Comentários
Já arrimado da condição de mentalizar, mesmo que primariamente, encontramos o Espírito, quando desenfeixado da vestimenta física, buscando novos meios de se exteriorizar, para com isso melhorar seu sustento.
No físico, as experiências acumuladas pelo Princípio Inteligente (P. I.) ao longo das várias etapas percorridas, particularmente a partir do reino vegetal, culminaram com a propriedade de absorver energia solar, a qual, depois de aproveitada, metaboliza e expele, de si, gases que participarão do equilíbrio atmosférico bom ar. Tudo isso, sem deslembrar o aprendizado proporcionado pela apropriação da oxidação mineral, por parte de certas bactérias.
Evoluindo agora, já humano, o P. I. haure energias oriundas de alimentos (anabolismo), transformando-as em substâncias orgânicas em si mesmo. É assim que é garantida a permanente renovação celular (crescimento, do bebê ao adulto). 
Em processo subseqüente, ocorre a desassimilação (catabolismo) dos líquidos, sólidos e gasosos degradados, inaproveitáveis ou supérfluos.

INICIO DA MENTOSSÍNTESE
Erguido, porém, à geração do pensamento ininterrupto, altera-se-lhe, na individualidade, o modo particular de ser.
O princípio inteligente inicia-se, desde então, nas operações que classificaremos como sendo de mentossíntese, porque baseadas na troca de fluidos mentais multiformes, através dos quais emite as próprias idéias e radiações, assimilando as radiações e idéias alheias.
O impulso que lhe surgia na mente embrionária, por interesse acidental de posse, ante a necessidade de alimento esporádico, é agora desejo consciente. E, sobretudo, o anseio genésico instintivo que se lhe sobrepunha à vida normal, em períodos certos, converteu-se em atração afetiva constante.
Aparece, assim, a sede de satisfação invariável como estímulo à experiência e prefigura-se-lhe nalma a excelsitude do amor encravado no egoísmo, como o diamante em formação no carbono obscuro.
A morte física interrompe-lhe as construções no terreno da propriedade e do afeto e a criatura humana, a iniciar-se no pensamento contínuo, sente-se quebrada e aflita, cada vez que se desvencilha do corpo carnal adulto.
A liberação da veste densa impõe-lhe novas condições vibratórias, como que obrigando-o à ocultação temporária entre os seus para que se lhe revitalizem as experiências, qual ocorre à planta necessitada de poda para exaltar-se em renovação do próprio valor.
Épocas numerosas são empregadas para que o homem senhoreie o corpo espiritual, nos círculos da consciência mais ampla, porque, como deve compreender por si o caminho em que se conduzirá para a Glória Divina, cabe-lhe também debitar a si mesmo os bens e os males e as alegrias e as dores da caminhada.
Arrebatado aos que mais ama e ainda incapaz de entender a transformação da paisagem doméstica de que foi alijado, revolta-se comumente contra as novas lições da vida a que é convocado, em plano diferente, e permanece fluidicamente algemado aos que se lhe afinam com o sangue e com os desejos, comungando-lhes a experiência vulgar.
Nesse sentido, será, pois, razoável recordar que em seu recuado pretérito aprendeu, automaticamente, a respirar e a viver, justaposto ao hausto e ao calor alheios.

Comentários
Detentor do pensamento contínuo inicia-se o que o Autor espiritual denomina mentossíntese, ou seja, troca (emissão e recepção) de fluidos de várias gradações energéticas, geradoras de radiações e idéias.
Como resultante, brota-lhe a sublimidade do amor o que antes era anseio sexual com desejo de posse agora se afigura como busca de vivência afetiva constante.
A morte física expõe ao Espírito que qualquer posse material é-lhe e sempre será transitória, bem como se interrompe a presença do objeto humano afetivo. As vidas sucessivas causam-lhe revolta pela perda dos afins, aos quais busca fixar-se (eis aí um dos quadros da obsessão). Custará, mas um dia entenderá que essa sublime engenharia é a mesma que regula a poda das plantas, com isso proporcionando-lhes abençoada renovação...

SIMBIOSE ÚTIL
Revisemos, assim, a simbiose entre os vegetais, como, por exemplo, a que existe entre o cogumelo e a alga, na esfera dos liquens, em que as hifas ou filamentos dos cogumelos se intrometem nas gonídias ou células das algas e projetam-lhes no interior certos apêndices, equivalendo a complicados haustórios, efetuando a sucção das matérias orgânicas que a alga elabora por intermédio da fotossíntese.
O cogumelo empalma-lhe a existência, todavia, em compensação, a alga se revela protegida por ele contra a perda de água, e dele recolhe, por absorção permanente, água e sais minerais, gás carbônico e elementos azotados, motivo pelo qual os liquens conseguem superar as maiores dificuldades do meio.
Entretanto, o processo de semelhante associação pode estender-se em ocorrências completamente novas. É que se dois liquens, estruturados por diferentes cogumelos, se encontram, podem viver, um ao lado do outro, com talo comum, pelo fenômeno da parabiose ou união natural de indivíduos vivos.
Dessa maneira, a mesma alga pode produzir liquens diversos com cogumelos variados, podendo também suceder que um líquen se transfigure de aspecto, quando uma espécie micológica se sucede à outra.
Julgava-se antigamente, na botânica terrestre, que os liquens participassem do grupo das criptogâmicas, mas Schwendener incumbiu-se de salientar-lhes a existência complexa, e Bonnier e Bornet, mais tarde, chamaram a si a obrigação de positivar-lhes a simbiose, experimentando a cultura independente de ambos os elementos integrantes, cultura essa que, iniciada no século findo, somente nos tempos últimos logrou pleno êxito, evidenciando, porém, que a vida desses mesmos componentes, sem o ajuste da simbiose, é indiscutivelmente frágil e precária.
Outro exemplo de agregação da mesma natureza vamos encontrar em certas plantas leguminosas que guardam os seus tubérculos nas raízes, cujas nodosidades albergam determinadas bactérias do solo que realizam a assimilação do azoto atmosférico, processo esse pelo qual essas plantas se fazem preciosas à gleba, devolvendo-lhe o azoto despendido em serviço.

Comentários
Na simbiose dois seres de diferentes espécies se associam, influenciando-se reciprocamente, resultando bênçãos ou problemas, para ambos ou apenas para um deles. Vejamos simbioses boas:
- nos vegetais, o exemplo é a simbiose do cogumelo e da alga: aquele a esconde e protege contra perda de água, daí originando-se alguns liquens (vegetais); em contrapartida, quando a alga elabora a fotossíntese e elementos nutritivos, estes serão apropriados pelo cogumelo.
- em outras circunstâncias naturais, dois liquens formados por diferentes cogumelos poderão coabitar talo comum, no fenômeno denominado parabiose (união natural e permanente de indivíduos vivos caso, por exemplo, dos gêmeos xifópagos).
- a mesma alga poderá produzir liquens diversos, com vários cogumelos. No caso dos cogumelos sofrerem sucessão poderá ocorrer mudança de aspecto dos respectivos liquens.
- há simbiose próspera também entre algumas leguminosas e certas bactérias, as quais se fixam nas raízes, com isso fixando o nitrogênio no solo, a benefício da gleba.

SIMBIOSE EXPLORADORA
Contudo, além desses fenômenos em que a simbiose é simples e útil, temos as ocorrências desagradáveis, como sejam as micorrizas das orquidáceas, em que o cogumelo comparece como sendo invasor da raiz da planta, caso esse em que a planta assume atitude anormal para adaptar-se, de algum modo, às disposições do assaltante, encontrando, por vezes, a morte, quando persiste esse ou aquele excesso no conflito para a combinação necessária.
Nesse acontecimento, como assinalou Caullery, com justeza de conceituação, tal simbiose deve ser capitulada na patologia comum, por enquadrar-se perfeitamente ao parasitismo.
Identificaremos, ainda, a simbiose entre algas e animais, em que as algas se alojam no plasma das células que atacam, como acontece a protozoários e esponjas, turbelários e moluscos, nos quais se implantam, seguras.

Comentários
 Vejamos agora aquelas simbioses que podemos considerar danosas...
- orquídeas podem se parasitar ou morrer se suas raízes se associarem a cogumelos invasores;
- há associações entre algas e animais, com aquelas se alojando no plasma (massa formadora e essencial de um órgão) das células que atacam. É o caso de protozoários (animais unicelulares) e esponjas (animais marinhos ou de água doce); turbelários e moluscos (lesmas, ostras, caramujos, etc.).
   
QUESTÕES PARA ESTUDO

1) Como se dá a evolução do mecanismo de sustento do princípio inteligente?
2) O que é a mentossíntese, segundo André Luiz?
3) Que conseqüências são apontadas pelo Autor como resultantes da troca de energias surgida na vida do princípio inteligente?
4) Como podemos definir a simbiose útil e quais os exemplos citados por André Luiz para demonstrá-la?
5) E quanto à simbiose exploradora? Como defini-la e exemplificá-la?

XIV
Simbiose espiritual
(final)

SIMBIOSE DAS MENTES Semelhantes processos de associação aparecem largamente empregados pela mente desencarnada, ainda tateante, na existência além-túmulo.                                                                                                          
Amedrontada perante o desconhecido, que não consegue arrostar de pronto, vale-se da receptividade dos que lhe choram a perda e demora-se colada aos que mais ama.                                                                                                                                    
E qual cogumelo que projeta para dentro dos tecidos da alga dominadores apêndices, com os quais lhe suga grande parte dos elementos orgânicos por ela própria assimilados, o Espírito desenfaixado da veste física lança habitualmente, para a intimidade dos tecidos fisiopsicossomáticos daqueles que o asilam, as emanações do seu corpo espiritual, como radículas alongadas ou sutis alavancas de força, subtraindo-lhes a vitalidade, elaborada por eles nos processos da biossíntese, sustentando-se, por vezes, largo tempo, nessa permuta viva de forças.                                                                                                                   
Qual se verifica entre a alga e o cogumelo, a mente encarnada entrega-se, inconscientemente, ao desencarnado que lhe controla a existência, sofrendo-lhe temporariamente o domínio até certo ponto, mas, em troca, à face da sensibilidade excessiva de que se reveste, passa a viver, enquanto perdure semelhante influência, necessariamente protegida contra o assalto de forças ocultas ainda mais deprimentes. Por esse motivo, ainda agora, em plena atualidade, encontramos os problemas da mediunidade evidente, ou da irreconhecida, destacando, a cada passo, inteligências nobres intimamente aprisionadas a cultos estranhos, em matéria de fé, as quais padecem a intromissão de idéias de terror, ante a perspectiva de se afastarem das entidades familiares que lhes dominam a mente através de palavras ou símbolos mágicos, com vistas a falaciosas vantagens materiais. Essas inteligências fogem deliberadamente ao estudo que as libertaria do cativeiro interior, quando não se mostram apáticas, em perigosos processos de fanatismo, inofensivas e humildes, mas arredadas do progresso que lhes garantiria a renovação. 

Comentários:
OBS: Precisamente aqui, na minha opinião, o Espiritismo se viu brindado com a abençoada e minuciosa explicação de como se processam os meandros da obsessão.
Pedagogicamente o autor expôs as simbioses acima e agora apropria os mesmos fundamentos ao caso das mentes, de desencarnados, inseguros, por desconhecedores da própria situação.
Tendo por apoio o choro dos encarnados que lamentam sua passagem, sobre eles lançam radículas perispirituais, sugando energia vital deles, ás vezes por longo tempo...
A mente do encarnado, qual a alga, entrega-se de boamente à do desencarnado, aqui representando o papel do cogumelo.     
Dessa triste associação, em que o desencarnado não projetou, mas realiza domínio sobre o encarnado, ambos se bastam, com o encarnado, quase sempre desconhecendo que já está sendo assaltado por forças desconhecidas. Essa ignorância mútua     merece nossa compaixão, eis que ambos inauguram processo obsessivo inconsciente, à guisa de um equivocado sentimento:  amor recíproco...
Temos aqui, à mão, característico, o caso de mediunidade destrambelhada: o encarnado fazendo de tudo para cada vez mais fortalecer os grilhões que ele próprio permitiu lhe fossem atados e o desencarnado, com pavor de perder a fonte da qual se supre.
Ambos fogem da reflexão, da prece, dos estudos que os libertariam.

HISTERIA E PSICONEUROSE
Entretanto, as simbioses dessa espécie, em que tantas existências respiram em reciprocidade de furto psíquico, não se limitam aos fenômenos desse teor, nos quais Espíritos desencarnados, estanques em determinadas concepções religiosas, anestesiam ou infantilizam temporariamente consciências menos aptas ao autocontrole, porquanto se expressam igualmente nas moléstias nervosas complexas, como a hístero-epilepsia, em que o paciente sofre o espasmo tônico em opistótono, acompanhado de convulsões clônicas de feição múltipla, às vezes sem qualquer perda de consciência, equivalendo a transe mediúnico autêntico, no qual a personalidade invisível se aproveita dos estados emotivos mais intensos para acentuar a própria influenciação.            
E na mesma trilha de ajustamento simbiótico, somos defrontados na Terra, aqui e ali, pela presença de psiconeuróticos da mais extensa classificação, com diagnose extremamente difícil, entregues aos mais obscuros quadros mentais, sem se arrojarem à loucura completa.                                                                                                                        Tais entidades, imanizadas ao painel fisiológico e agregadas a ele sem o corpo de matéria mais densa, vivem assim, quase sempre por tempo longo, entrosadas psiquicamente aos seus hospedadores, porquanto o Espírito humano desencarnado, erguido a novo estado de consciência, começa a elaborar recursos magnéticos diferenciados, condizentes com os impositivos da própria sustentação, tanto quanto, no corpo terrestre, aprendeu a criar, por automatismo, as enzimas e os hormônios que lhe asseguravam o equilíbrio biológico, e, impressionando o paciente que explora, muita vez com a melhor intenção, subjuga-lhe o campo mental, impondo-lhe ao centro coronário a substância dos próprios pensamentos, que a vítima passa a acolher qual se fossem os seus próprios. Assim, em perfeita simbiose, refletem-se mutuamente, estacionários ambos no tempo, até que as leis da vida lhes reclamem, pela dificuldade ou pela dor, a alteração imprescindível. 

Comentários:
Em simbioses como a acima não ocorrem apenas proteção do desencarnado ao encarnado contra outras influências maléficas: surgem doenças nervosas, complexas, tais como a histero-epilepsia (espasmos convulsivos, em que o encarnado permanece consciente). Esse é um quadro efetivo de mediunidade, ocorrendo quase sempre quando o desencarnado se vale dos instantes de emoção violenta do encarnado, que com isso, se desguarnece por inteiro.
Na Terra são incontáveis os indivíduos psiconeuróticos, cujos quadros são difíceis de serem diagnosticados e que se aproximam da loucura completa, contudo, sem instalação.
Dispensado detalhar o futuro dessas simbioses: longa duração, fanatismo, atraso evolutivo, quando então, por Bondade Divina, a Lei do Progresso aciona dispositivos para mudança de rota, de ambos: entram em ação as dificuldades, sofrimentos diversos ou a própria dor, como remédio derradeiro, mas infalível...

OUTROS PROCESSOS SIMBIÓTICOS
De outras vezes, o desencarnado que teme as experiências do Mundo Espiritual ou que insiste em prender-se por egoísmo aos que jazem na retaguarda, se possui inteligência mais vasta que a do hospedeiro, inspira-lhe atividade progressiva que resulta em benefício do meio a que se vincula, tal como sucede com a bactéria nitrificadora  na raiz da leguminosa.       
Noutras circunstâncias, porém, efetua-se a simbiose em condições infelizes, nas quais o desencarnado permanece eivado de ódio ou perversidade enfermiça ao pé das próprias vítimas, inoculando-Ihes fluidos letais, seja copiando a ação do cogumelo que se faz verdugo da orquídea, impulsionando-a a situações anormais, quando não lhe impõe lentamente a morte, seja reproduzindo a atitude das algas invasoras no corpo dos anelídeos, conduzindo-os a longas perturbações, fenômenos esses, no entanto, que capitularemos, com apontamentos breves, em torno do vampirismo, como responsável por vários distúrbios do corpo espiritual     a se estamparem no corpo físico. 

Comentários:
No quadro das simbioses enfocadas neste capítulo surge o espantoso caso daquelas nas quais o desencarnado, mais sábio do que o encarnado que subjuga mentalmente e do qual furta energias, por temor ou inadaptação ao Mundo Espiritual, e mais por egoísmo, repassa idéias que proporcionarão melhoria deste (algo como adubo intelectual, se assim posso me expressar).
Mas pode ocorrer o contrário, sempre calcado em tal equivocada união: o desencarnado que cristaliza na mente o ódio ou maldade contra a vítima (encarnada) inocula nesta fluidos letais (caso do cogumelo contra a orquídea). Resultado: condições físicas anormais, quando não o vampirismo, passível de levar até à morte.

ANCIANIDADE DA SIMBIOSE ESPIRITUAL
Justo, assim, registrar que a simbiose espiritual permanece entre os homens, desde as eras mais remotas, em multifários processos de mediunismo consciente ou inconsciente, através dos quais os chamados mortos, traumatizados ou ignorantes, fracos ou indecisos, se aglutinam, em grande parte, ao habitat dos chamados vivos, partilhando-Ihes a existência, a absorver-lhes parcialmente a vitalidade, até que os próprios Espíritos encarnados, com a força do seu próprio trabalho, no estudo edificante e nas virtudes vividas, lhes ofereçam material para mais amplas meditações, pelas quais se habilitem à necessária transformação com que se adaptem a novos caminhos e aceitem encargos novos, à frente da evolução deles mesmos, no rumo de esferas mais elevadas.
 Pedro Leopoldo, 16/3/58.

Comentários:
Simbiose humana tem registro antigo na humanidade, caracterizando que os chamados mortos se acoplam aos vivos, com eles mantendo coabitação, naturalmente sugando-lhes a energia vital.
O processo tipifica claramente mediunidade, consciente ou inconsciente. Quando um dos dois, mas principalmente o encarnado se propõe ao estudo edificante, do que resulta vivência das virtudes, obtém a chave que o liberta de tais algemas, que ele próprio auto-implantou, via de regra desconhecendo que o fazia.
OBS: Tal libertação é como sublime alvorada que visita a alma tanto de um quanto do outro, pois como registra o dito popular a palavra convence, mas o exemplo arrasta.
 Ribeirão Preto/SP 

QUESTÕES PARA ESTUDO

1) Segundo André Luiz, como se dá a simbiose da mente de um encarnado e a de um desencarnado?
2) É possível um desencarnado, através do processo de simbiose das mentes, causar um mal a um encarnado?
3) A simbiose das mentes de um desencarnado e de um encarnado pode provocar danos ao corpo físico deste?
4) Pode a parte que esteja sendo prejudicada pela simbiose das mentes interromper os seus efeitos? De que modo?

Conclusão:

1) Como se dá a evolução do mecanismo de sustento do princípio inteligente?
  R - No reino vegetal, o princípio inteligente satisfaz a necessidade de sustento através da fotossíntese, por meio da qual absorve energia luminosa para elaborar a matéria orgânica de que precisa, expelindo de si gases essenciais ao equilíbrio da atmosfera. Atingindo a fase em que se expressa como bactéria, passa a se sustentar de substâncias orgânicas formadas sem o concurso de luz solar e, sim, com o uso de energia resultante de um processo químico. Já na condição de espírito, o princípio inteligente passa a haurir energias oriundas de alimentos, que as transforma em substâncias orgânicas em si mesmo, garantindo-lhe a permanente renovação das células. Tem, assim, a existência automatizada, através dos processos de anabolismo (assimilação de energias) e catabolismo (desassimilação dos líquidos, sólidos e gasosos desnecessários).

2) O que é a mentossíntese, segundo André Luiz?
   R - Adquirindo o pensamento contínuo, o princípio inteligente inicia o que André Luiz denomina "mentossíntese", que é a troca  de fluidos mentais multiformes, através dos quais emite as próprias idéias e radiações e assimila as radiações e idéias alheias. .

3) Que conseqüências são apontadas pelo Autor como resultantes da introdução do pensamento contínuo na vida do princípio inteligente?
R - Além de inaugurar a prática da troca de energias mentais, a aquisição do pensamento contínuo transforma o modo de ser do princípio inteligente. Os impulsos passam a desejos conscientes. O que antes era simples desejo sexual momentâneo transforma-se em amor, buscando uma vivência afetiva constante. Com a morte física, interrompe-se a idéia da posse definitiva das coisas e dos afetos, sofrendo o espírito perturbação, a cada vez que deixa o corpo físico. Na nova forma de vida, fora da matéria, novas vibrações lhe são impostas, obrigando-o a buscar abrigo entre àqueles com os quais se afina. Ressalta, ainda, André Luiz, que longos períodos são necessários para que o espírito se aproprie conscientemente de seu corpo espiritual, assim como para compreender que a si cabe a responsabilidade pela felicidade ou pela infelicidade.

4) Como podemos definir a simbiose útil e quais os exemplos citados por André Luiz para demonstrá-la?
R - Podemos definir a simbiose como o fenômeno através do qual dois seres de diferentes espécies se associam, influenciando-se, reciprocamente. Quando desta união resulta benefício para ambos ou para um deles, temos o que André Luiz denomina "simbiose útil". 
Como exemplos de simbiose útil, o autor cita, nos vegetais, a simbiose do cogumelo e da alga, em que o primeiro esconde e protege a segunda contra a perda de água. Desta simbiose originam-se novos organismos vegetais (liquens) e, quando a alga elabora a fotossíntese, produz elementos nutritivos, que vão servir de nutrientes ao cogumelo. Pode ocorrer, ainda, dois liquens formados por diferentes cogumelos virem coabitar um talo comum ou a mesma alga produzir liquens diversos, com vários cogumelos.
André Luiz cita, também, como exemplo de simbiose útil, a que ocorre entre algumas leguminosas e certas bactérias, que se fixam nas raízes das primeiras, realizando a assimilação de nitrogênio pelo solo, revitalizando-o.

5) E quanto à simbiose exploradora? Como defini-la e exemplificá-la?
 R - A simbiose exploradora ocorre quando o seu efeito é negativo para uma ou ambas as partes associadas, causando danos. A título de exemplo, André Luiz cita o caso das orquídeas, quando se associam a cogumelos invasores, que podem provocar a morte de suas raízes. Cita, ainda, a simbiose entre algas e animais, com aquelas se alojando no plasma das células agredidas, como acontece com protozoários, esponjas e moluscos.

QUESTÕES PROPOSTAS PARA ESTUDO

1) Segundo André Luiz, como se dá a simbiose da mente de um encarnado e a de um desencarnado?
R - André Luiz explica o mecanismo da simbiose mental fazendo uma analogia com o que ocorre com as orquídeas, quando associadas a cogumelos invasores e com alguns animais, como os protozoários, esponjas e moluscos, quando invadidos por algas que se alojam no plasma de suas células. Em processo similar ao que acontece nestes casos, a mente desencarnada, ainda insegura no além-túmulo, pode se aproveitar da receptividade do encarnado que lhe chora a perda, colando-se a ela por intermédio de emanações perispirituais lançadas sobre o encarnado.  
                                                                                      
2) É possível um desencarnado, através do processo de simbiose das mentes, causar um mal a um encarnado?
R - Como acontece quando a alga e o cogumelo invasores se alojam em suas vítimas, a mente encarnada entrega-se, inconscientemente, ao domínio do desencarnado, que passa a controlá-la. Quando isto ocorre, o desencarnado subtrai-lhe vitalidade, num processo que pode durar largo tempo. São os mais variados graus de obsessão, estudados pelo Espiritismo.  Explica o Autor espiritual que, nesta hipótese, a mente encarnada, em contrapartida, sente-se protegida contra forças espirituais ainda mais danosas. Destaca, ainda, conseqüências no campo mediúnico, citando a hipótese em que inteligências encarnadas deixam-se aprisionar a cultos estranhos de fé religiosa, receosas de verem afastadas as entidades com as quais se familiarizam e que lhes dominam a mente através de palavras ou símbolos mágicos.

3) A simbiose das mentes de um desencarnado e de um encarnado pode provocar danos ao corpo físico deste?
R - Além das conseqüências de natureza espiritual acima apontadas, o processo de simbiose de mentes pode acarretar danos físicos no encarnado, através de moléstias nervosas complexas, que se expressam em forma de convulsões, nas quais a mente invisível aproveita-se do estado emotivo mais intenso da mente encarnada para aumentar seu domínio. Forma-se, então, um quadro efetivo de manifestação mediúnica danosa, de difícil diagnóstico por parte da medicina terrena. A mente desencarnada permanece agregada ao corpo do encarnado, geralmente, por longo tempo, entrosada psiquicamente ao hospedeiro. Utiliza-se de recursos magnéticos para subjugar o campo mental do encarnado, impondo-lhe seus pensamentos, que são acolhidos pela vítima como se fossem os seus próprios.
Explica André Luiz que, do mesmo modo que o desencarnado possuidor de inteligência mais desenvolvida do que o encarnado pode inspirá-lo em atividade benéfica, como acontece com a bactéria que se fixa na raiz da leguminosa possibilita a assimilação de nitrogênio pelo solo, quando a mente desencarnada encontra-se eivada de ódio ou perversidade, introduz no encarnado fluidos letais, enfermiços, provocando-lhe doenças, como acontece com o cogumelo em relação à orquídea.

4) Pode a parte que esteja sendo prejudicada pela simbiose das mentes interromper os seus efeitos? De que modo?
R - Em perfeita simbiose mental, invasor e hospedeiro podem permanecer estacionados no tempo até que a misericórdia divina, por meio de suas leis sábias e soberanas as impulsione ao progresso. Através do trabalho edificante, do estudo, da prece e da conquista de virtudes, a parte prejudicada pode interromper este processo, operando a transformação que a recolocará no caminho da evolução.
    
 Muita paz a todos

 Equipe CVDEE

Sala André Luiz

Nenhum comentário:

Postar um comentário