Powered By Blogger

Pesquisar este blog

Páginas

sábado, 14 de novembro de 2015

ELUCIDÁRIO DE EVOLUÇÃO EM DOIS MUNDOS 5A

ELUCIDÁRIO DE EVOLUÇÃO EM DOIS MUNDOS 5A

Capítulo III 1ª parte

Evolução e Corpo Espiritual

Alga: planta que ocupa o último lugar na série vegetal. É uma denominação muito abrangente, que engloba os vegetais relativamente simples, mas bastante diversificados quanto às formas, pigmentos e tipos de reprodução. O corpo é representado por um talo e não tem raízes, caules ou folhas. São aquáticas, mas ocorrem também em terra úmida, lodo e cascas de árvores.

Ameba: animal microscópico unicelular, que se locomove por meio de pseudópodes, que são prolongamentos plasmáticos muito variáveis que servem como órgãos táteis, locomotores e para a captura de alimento.

Anfitério: designação de mamíferos sem placenta, primitivos, cuja importância no terreno da evolução é grande por serem considerados a possível fonte dos marsupiais, cujas fêmeas possuem bolsa formada pela pele do abdome, e dos placentários (mamíferos com placentas).

Antilopídeo: mamífero artiodáctilo (número par de dedos), ruminante, provido de cascos, a cujo grupo pertencem os antílopes.

Antropóide: grupo de símios (macacos), que compreende os chimpanzés, gorilas, orangotangos e algumas espécies fósseis que lembram o ser humano.

Arquegossauro: designação de um sáurio (lagarto) primitivo, réptil extinto, bípede, que precedeu as aves primitivas.

Arquétipo: modelo, protótipo, primeiro exemplar.

Artrópode: grupo de animais com extremidades articuladas e um esqueleto externo formado por uma substância córnea (semelhante a do chifre); o corpo é segmentado, geralmente subdividido em cabeça. Tórax e abdome. Ex.: caranguejo, aranha, lacraia e barata.

Assexuado: de reprodução sem uso dos órgãos sexuais, ou sem o concurso de células sexuais diferenciadas.

Atômico: relativo ao átomo e suas propriedades.

Átomo: agrupamento de partículas elementares da matéria. É constituído por um núcleo, formado de prótons (com carga positiva) e de nêutrons (sem carga elétrica), em torno do qual giram, em certo número de órbitas, os elétrons (com carga negativa). O que caracteriza um átomo de um elemento é o número de prótons no seu núcleo, sendo esse número de prótons o número atômico do elemento. Ex.: o elemento oxigênio é de número atômico 8, porque todos os seus átomos têm 8 prótons no núcleo.

Bactéria: designação de organismos microscópicos, unicelulares, de numerosas espécies, que se reproduzem por cissiparidade (divisão transversal). Há bactérias essenciais ao sustento da vida, e há as patogênicas (capazes de gerar doenças).

Bolota: aquênio (fruto seco e minúsculo) do carvalho, também denominado glande.

Canídeo: mamífero carnívoro, a cujo grupo pertence o cão, o lobo, a raposa e o chacal.

Cariocinético: que se processa na cariocinese, que é o modo de multiplicação das células, por divisão indireta (mitose).

Cefalópode: animal marinho que apresenta corpo com uma concha externa, ou interna, ou ausente; tem cabeça grande, com olhos desenvolvidos, rodeada de tentáculos. Ex.: polvos e lulas.

Celenterado: animal marinho, cujo corpo é simples saco que forma o aparelho digestivo e se comunica com o exterior por um orifício que serve de coca e de ânus, a cujo grupo pertencem os pólipos, medusas e corais.

Célula: a menor unidade de função e de organização capaz, por si mesma, de multiplicação e de relação, que apresenta todas as características de vida. Sua dimensão, forma e estrutura variam muito, de conformidade com as tarefas que devem executar no conjunto orgânico.

Centro Coronário: centro de força vital, no perispírito, relacionado com a epífise (glândula pineal), no corpo físico; supervisiona todos os demais centros de força vital, porque recebe em primeiro lugar os estímulos do espírito. (Vide Centro Vital: Capítulo II  1ª parte).

Cervídeo: animal mamífero, com casco partido em duas unhas, e estômago dividido em quatro partes, os machos tem chifres, que caem periodicamente. São os veados.

Cetáceo: mamífero adaptado à vida aquática, com membros anteriores transformados em nadadeiras, gordura abundante, e bolsas arteriais que facilitam a oxigenação do organismo. São as baleias, os golfinhos e os botos.

Ciclópico: colossal, gigantesco.

Cistídeo: grupo primitivo e extinto de animais equinodermos, fósseis restritos ao período siluriano. Os equinodermos são invertebrados marinhos de simetria radiada, como as estrelas-do-mar. (Vide Período Siluriano: Quadro Idade da Terra no final desta obra).

Clorofila: designação dos pigmentos verdes que contêm magnésio, e estão presentes nas células das plantas capazes de realizar fotossíntese, que consiste no processo de alimentação dos vegetais, através da síntese (elaboração) de substâncias orgânicas mediante a fixação do gás carbônico pela ação da luz solar.

Consciência Fragmentária: fase de intermitência da consciência no estágio de desenvolvimento nos seres irracionais.

Corpúsculo: partícula diminutíssima de corpo.

Cósmico: relativo ao Cosmo (Universo) e suas propriedades. Nos meios espiritualistas, a concepção de Cosmo abrange o Todo Universal, por admitir a inter-relação de tudo o que existe, com o sentido espiritual de integração, independentemente de espaço e tempo.

Crisálida: termo usado por analogia ao estado intermediário por que passam certos insetos para se transformarem de lagarta em borboleta, durante o qual a larva se desenvolve num invólucro denominado casulo.

Crustáceo: animal de esqueleto externo e respiração por brânquias, de cujo grupo a maior parte é aquática. Ex.: o caranguejo, o camarão e a lagosta.

Dromatério: réptil que melhor floresceu no triássico, período  que se caracteriza pela presença de grandes sáurios (lagartos) aquáticos e terrestres; esse réptil desapareceu com o advento dos dinossauros carnívoros, e pode ser o último ancestral da maioria dos grupos mamíferos.

Elemento: corpo simples formado de átomos com o mesmo número e que, portanto, não pode ser decomposto.

Elétron: corpúsculo carregado de eletricidade negativa, fundamental na decomposição do átomo, e que é o constituinte mais numeroso da matéria.

Eoceno Médio: meados do período geológico em que prossegue a expansão dos mamíferos. (Vide quadro Idade da Terra, no final desta obra).

Equídeo: animal de cujo grupo pertence o cavalo.

Equinodermo: animal do grupo que compreende os invertebrados exclusivamente marinhos de simetria radial. São as estrelas-do-mar e os ouriços-do-mar.

Espongiário: animal conhecido como esponja, marinho ou de água doce, cujo corpo é provido de numerosos poros, câmaras e canais pelos quais entra e sai a água.

Estado solar: expressão usada para comparar o sistema solar, ao qual pertence a Terra, como um país em que as unidades da Federação (divisão territorial) eqüivalem aos planetas componentes do sistema.

Exoesqueleto: esqueleto externo, como a casca dos crustáceos, formado por substância córnea (semelhante a do chifre) que se desenvolve externamente em certos animais.


Nenhum comentário:

Postar um comentário