Powered By Blogger

Pesquisar este blog

Páginas

terça-feira, 24 de novembro de 2015

(Espiritismo) - Nl08 10 Palavra E Responsabilidade

(Espiritismo) - Nl08 10 Palavra E Responsabilidade

Centro Virtual de Divulgação e Estudo do Espiritismo - CVDEE
  Sala de Estudos André Luiz

Livro em estudo: Evolução em dois mundos (Editora FEB)
Autor: Espírito André Luiz, psicografia de Francisco Cândido Xavier e Waldo Vieira

Primeira parte - Capítulo X - Palavra e responsabilidade
Comentários: Eurípides Kühl

 LINGUAGEM ANIMAL
Aperfeiçoando as engrenagens do cérebro, o princípio inteligente sentiu a necessidade de comunicação com os semelhantes e, para isso, a linguagem surgiu entre os animais, sob o patrocínio dos Gênios Veneráveis que nos presidem a existência.
De início, o fonema e a mímica foram os processos indispensáveis ao intercâmbio de impressões ou para o serviço de defesa, como, por exemplo, o silvo de vários répteis, o coaxar dos batráquios, as manifestações sonoras das aves e o mimetismo de alguns insetos e vertebrados, a se modificarem subitamente de cor, preservando-se contra o perigo.
Contudo, à medida que se lhe acentuava a evolução, a consciência fragmentária investia-se na posse de mais amplos recursos.
O lobo grita pelos companheiros na sombra noturna, o gato encolerizado mostra fúria característica, miando raivosamente, o cavalo relincha de maneira particular, expressando alegria ou contrariedade, a galinha emite interjeições adequadas para anunciar a postura, acomodar a prole, alimentar os pintainhos ou rogar socorro quando assustada, e o cão é quase humano, em seus gestos de contentamento e em seus ganidos de dor.

Comentários:
Mesmo sendo repetitivo, pelo que me desculpo com os leitores, será sempre um dever de gratidão lembrar, permanentemente, pois, que a Engenharia Divina, por intermédio dos Gênios Veneráveis, a pouco e pouco milênios sobrepostos a milênios foi equipando o Princípio Inteligente (P.I.) de alcandoradas possibilidades de progredir.
E progredir sem cessar!
No estágio avançadíssimo desse lento, mas progressivo sistema de sublimes doações, encontraremos os animais sendo promovidos a seres que já podem atender à necessidade de comunicação, uns com os outros. Chegava assim a linguagem ao planeta!
Num primeiro passo, cada espécie animal passou a se comunicar de maneira específica. Por mímica (gestos), por mimetismo (mudança de cor: camaleão, borboletas), por silvo (alguns répteis), pelo coaxar (dos sapos), ou pelos diversos sons próprios das aves.
Com a evolução e já num segundo passo, encontraremos o lobo que grita para o companheiro, o gato que demonstra vários estados de ação, os cavalos relinchando de alegria ou contrariedade, a galinha cacarejando, como a informar sobre a postura e chamando os pintainhos para alimentá-los. É nesse passo que o cão quase se compara ao homem, quando inquestionavelmente demonstra alegria ou humilhação. Quando a maioria dos animais silencia ante a dor, o cão gane, informando que está sofrendo.

 INTERVENÇÕES ESPIRITUAIS
É assim que, atingindo os alicerces da Humanidade, o corpo espiritual do homem infraprimitivo demora-se longo tempo em regiões espaciais próprias, sob a assistência dos Instrutores do Espírito, recebendo intervenções sutis nos petrechos da fonação para que a palavra articulada pudesse assinalar novo ciclo de progresso.
O laringe, situado acima da traquéia e adiante da faringe, consubstanciado num esqueleto cartilaginoso, urdido em fibras e ligamentos, com uma seleta de pequenos músculos, sofre, nas mãos sábias dos Condutores Espirituais, à maneira de um órgão precioso entre os dedos de cirurgiões exímios no serviço de plástica, delicadas operações no curso dos séculos, para que os músculos mencionados se façam simétricos e para que se vinculem, tão destros quanto possível, à produção fisiológica da voz.
Em sua contextura interna aglutina-se uma mucosa ciliada que se destina ao trabalho de lançamento do som e que verte pelos estreitamentos, transformando-se em pavimentosa-estratificada na borda livre das cordas vocais verdadeiras.
Fora da ação das cordas vocais, o laringe revela no pescoço movimentos de ascensão e dissensão, elevando-se na expiração e na deglutição e baixando na inspiração, na sucção e no bocejar, salientando-se no corpo qual perfeito instrumento de efeitos musicais.

Comentários:
Os primeiros hominídeos (homem infraprimitivo) recebem dos Instrutores Siderais intervenções sutis para poderem articular a palavra.
Para nós, terrenos, é ainda inalcançável a ciência das alterações perispirituais (cirurgias especialíssimas) realizadas (sempre no Plano Espiritual) por sublimes Geneticistas Siderais, objetivando dotar os P.I. de órgãos de fonação, nesse estágio que estamos considerando.
Bocejar e cantar são algumas das novas adequações que surgem.
OBS: Para entender o já elevado nível de evolução em que o homem já se encontra, basta raciocinar que hoje no mundo, entre línguas e dialetos, existem centenas e centenas e que, graças ao equipamento de que dispõe o corpo humano é possível se expressar, em um ou mais deles!

MECANISMO DA PALAVRA
Com o extremo carinho de vagarosa confecção, os Técnicos da Espiritualidade Superior compõem a cartilagem situada em plano inferior, a cricóide, que representa um anel modificado da traquéia, sustentando uma placa na parte posterior, sobre a qual, no bordo superior e de ambos os lados da linha média, se apóiam as duas aritenóides, que se permitem, assim, a conjunção ou o afastamento entre si. Cada uma possui na base uma apófise: a interna, vocal, em que está inserida a parte posterior da corda vocal verdadeira do mesmo lado, e a outra, que é externa, muscular. Com a mesma habilidade, os Técnicos tecem a cartilagem localizada na região anterior ou cartilagem tireóide, a destacar-se sob a pele no chamado Pomo de Adão, em suas lâminas verticais que se conjugam na linha mediana, traçando um ângulo diedro que se volta para a retaguarda e onde se fixam as cordas vocais verdadeiras, cartilagem essa que, por baixo, se une com o anel da cricóide e, por cima, com o osso hióide, através de membranas e ligamentos, o qual fornece apoio para a implantação do laringe.                    
Acima das cordas vocais verdadeiras, surgem as cordas vocais falsas a limitarem com a parede os ventrículos laterais de Morgagni.
Todos os músculos que garantem o movimento das cordas são pares, exceto o ari-aritenóideo, assegurando as funções da glote vocal e formando, com avançado primor de previsão e eficiência, a abóbada de precioso condicionamento, onde a pressão do ar pode fazer-se com segurança para separar as cordas vocais em serviço.

Comentários:
Em demorada e apuradíssima processualística de confecção, os Técnicos da Espiritualidade Superior vão compondo as cartilagens, inferiores e superiores, na região da laringe, tudo isso em estreita adequação com as modificações anteriores da faringe e traquéia.
São implantadas então as cordas vocais, chamadas de verdadeiras, pois existem as denominadas falsas: estas, sem influência na fonação e aquelas, elas sim, cuja vibração produz a voz.
OBS: Sei que nas preciosas lições da obra em estudo não é oportuno inserir comentários doutrinários. Contudo, peço um habeas corpus literário (existe isso?...) para transcrever duas opiniões de Espíritos bondosos sobre a faculdade de falar.
- Quando a palavra é boa:
_O verbo gasto em serviços do bem é cimento divino para realizações imorredouras. Conversaremos, pois, servindo aos nossos semelhantes de modo substancial, e nosso lucro será crescente.
(Instrutor Calderaro, em No Mundo Maior, A. Luiz/FCX, cap. 3, p. 42, 7ª Ed., 1977, FEB, RJ/RJ);
- Quando a palavra não é boa...
_Meus irmãos, para o médico desencarnado o verbo mal conduzido é sempre a raiz escura de grande parte dos processos patogênicos que flagelam a Humanidade.
(Espírito André Luiz, em Instruções Psicofônicas, cap. 9, p.52, 6ª Ed., 1955, FEB, RJ/RJ).

LINGUAGEM CONVENCIONAL
Aprende então o homem, com o amparo dos Sábios Tutores que o inspiram, a constituição mecânica das palavras, provindo da mente a força com que aciona os implementos da voz, gerando vibrações nos músculos torácicos, incluindo os pulmões e a traquéia como num fole, e fazendo ressoar o som no laringe e na boca, que exprimem também cavidades supra-glóticas, para a criação, enfim, da linguagem convencional, com que reforça a linguagem mímica e primitiva, por ele adquirida na longa viagem através do reino animal.
A esse modo natural de exprimir-se por gestos e atitudes silenciosos, em que derrama as suas forças acumuladas de afetividade e satisfação, desagrado ou rancor, em descargas fluídico-eletro-magnéticas de natureza construtiva ou destrutiva, superpõe à criatura humana os valores do verbo articulado, com que acrisola as manifestações mais íntimas, habilitando-se a recolher, por intermédio de sinalética especial na escala dos sons, a experiência dos irmãos que caminham na vanguarda e aprendendo a educar-se para merecer esse tipo de assistência que lhe outorgará o estado de alegria maior, ante as perspectivas da cultura com que a vida lhe responde às indagações.

Comentários:
Ainda nesta fase evolutiva do homem ele conta com o abençoado amparo dos Sábios Tutores, que lhe ofertam inspiração para, com a força mental, utilizar os já instalados implementos físicos que possibilitarão a voz. Surge a linguagem convencional.
O homem passa então a exprimir o que vai pela sua alma: alegria ou tristeza, certeza ou dúvida, amizade ou rancor. E a palavra articulada lançará descargas fluídico-eletromagnéticas, positivas ou negativas. Estavam inaugurados os primórdios da educação, pela troca verbal de impressões sobre a natureza ou por reflexões de outros, emitindo ou ouvindo opiniões. Os mundos íntimos se exteriorizam...

PENSAMENTO CONTÍNUO
Com o exercício incessante e fácil da palavra, a energia mental do homem primitivo encontra insopitável desenvolvimento, por adquirir gradativamente a mobilidade e a elasticidade imprescindíveis à expansão do pensamento que, então, paulatinamente, se dilata, estabelecendo no mundo tribal todo um oceano de energia sutil, em que as consciências encarnadas e desencarnadas se refletem, sem dificuldade, umas às outras.
Valendo-se dessa instituição de permuta constante, as Inteligências Divinas dosam os recursos da influência e da sugestão e convidam o Espírito terrestre ao justo despertamento na responsabilidade com que lhe cabe conduzir a própria jornada...
Pela compreensão progressiva entre as criaturas, por intermédio da palavra que assegura o pronto intercâmbio, fundamenta-se no cérebro o pensamento contínuo e, por semelhante maravilha da alma, as idéias-relâmpagos ou as idéias-fragmentos da crisálida de consciência, no reino animal, se transformam em conceitos e inquirições, traduzindo desejos e idéias de alentada substância íntima.
Começando a fixar o pensamento em si mesmo, fatigando-se para concatená-lo e exprimi-lo, confiou-se o homem a novo tipo de repouso - a meditação compulsória, ante os problemas da própria vida - passando a exteriorizar, inconscientemente, as próprias idéias e, com isso, a desprender-se do carro denso de carne, desligando as células de seu corpo espiritual das células físicas, durante o sono comum, para receber, em atitude passiva ou de curta movimentação, junto do próprio corpo adormecido, a visita dos Benfeitores Espirituais que o instruem sobre as questões morais.

Comentários:
Podendo falar o homem passa a poder pensar mais e melhor: há integração de pessoas, sociedades, povos, culturas.
Está quase na hora do homem assumir responsabilidades...
As Inteligências Divinas diminuem a assistência até então dispensada aos homens e é aí que surge o pensamento-contínuo, expressão fantasticamente superior às idéias fragmentárias ou apenas instintivas que tinha quando ainda no reino animal.
A meditação é resultante das reflexões sobre os limites carnais.
É o tempo das inquirições, dos porquês?
No repouso do sono desprende-se o perispírito e o homem, recebe a visita dos Benfeitores Espirituais que lhe lecionam lições morais.
No alicerce do automatismo a idéia contínua erige um monumento: a memória, que agirá qual armazém automático de pensamentos, de lembranças, de testemunhos, de aprendizados, enfim.
O continuísmo da idéia consciente acende a luz da memória sobre o pedestal do automatismo.

LUTA EVOLUTIVA
Entre a alma que pergunta, a existência que se expande, a ansiedade que se agrava e o Espírito que responde ao Espírito, no campo da intuição pura, esboça-se imensa luta.
O homem que lascava a pedra e que se escondia na furna, escravizando os elementos com a violência da fera e matando indiscriminadamente para viver, instado pelos Instrutores Amigos que lhe amparam a senda, passou a indagar sobre a causa das coisas... Constrangido a aceitar os princípios de renovação e progresso, refugia-se no amor-egoísmo, na intimidade da prole, que lhe entretém o campo íntimo, ajudando-o a pensar.
Observa-se tocado por estranha metamorfose.
Vê, instintivamente, que não mais se poderia guiar pela excitabilidade dos seus tecidos orgânicos ou pelos apetites furiosos herdados dos animais...
Desligado lentamente dos laços mais fortes que o prendiam às Inteligências Divinas, a lhe tutelarem o desenvolvimento, para que se lhe afirmem as diretrizes próprias, sente-se sozinho, esmagado pela grandeza do Universo.
A idéia moral da vida começa a ocupar-lhe o crânio.
O Sol propicia-lhe a concepção de um Criador, oculto no seio invisível da Natureza, e a noite povoa-lhe a alma de visões nebulosas e pesadelos imaginários, dando-lhe a idéia do combate incessante em que a treva e a luz se digladiam.


Abraça os filhinhos com enternecimento feroz, buscando a solidariedade possível dos semelhantes na selva que o desafia.
Mentaliza a constituição da família e padece na defesa do lar.
Os porquês a lhe nascerem fragmentários, no íntimo, insuflam-lhe aflição e temor.
Percebe que não mais pode obedecer cegamente aos impulsos da Natureza, ao modo dos animais que lhe comungam a paisagem, mas sim que lhe cabe agora o dever de superar-lhes os mecanismos, como quem vê no mundo em que vive a própria moradia, cuja ordem lhe requisita apoio e cooperação.

Comentários:
Da barbárie ao progresso o homem inaugura o infinito mundo das indagações filosóficas: qual a causa disso?; Qual a origem das coisas?; Por que estou com esta prole?. Capta, intimamente, que não mais pode agir sob impulsos instintivos, como vivem os animais.
Refugiado no amor-egoísmo da sua família vê o Sol, as estrelas e começa a divagar e conceber um Criador para tantas sublimidades.
Sente que não mais deverá obedecer a moldes primitivos, bárbaros.
Desponta na Humanidade o conceito de civilização viver e conviver em sociedade.
 OBS: Num salto gigantesco na estrada da civilização e progresso humanos, podemos situar numa ponta a caverna e a canoa tosca, e na outra ponta, o apartamento de cobertura e o transatlântico.

NASCIMENTO DA RESPONSABILIDADE
A idéia de Deus iniciando a Religião, a indagação prenunciando a Filosofia, a experimentação anunciando a Ciência, o instinto de solidariedade prefigurando o amor puro, e a sede de conforto e beleza inspirando o nascimento das indústrias e das artes, eram pensamentos nebulosos torturando-lhe a cabeça e inflamando-lhe o sentimento.
Nesse concerto de forças, a morte passou a impor-lhe angustiosas perquirições e, enterrando os seus entes amados em sepulcros de pedra, o homem rude, a iniciar-se na evolução de natureza moral, perdido na desértica vastidão do paleolítico, aprendeu a chorar, amando e perguntando para ajustar-se às Leis Divinas a se lhe esculpirem na face imortal e invisível da própria consciência.
Foi, então, que, em se reconhecendo ínfimo e frágil diante da vida, compreendeu que, perante Deus, seu Criador e seu Pai, estava entregue a si mesmo.
O princípio da responsabilidade havia nascido.

Pedro Leopoldo, 16/2/58.

Comentários:
Nascendo a idéia de Deus surge a Religião.
As perguntas constituem prenúncio da Filosofia.
A seguir, as experimentações da Ciência.
Solidariedade instintiva prenuncia o amor puro.
A busca do conforto e do belo respondem pela criação das indústrias e das artes.
Ante a morte, desentendendo-a, o homem aprende a chorar pela perda física dos que ama e assim, desorientado, busca ajustar-se às Leis Divinas. Nessa fase, percebendo que nada pode contra os desígnios da vida sente-se frágil, pequeno. Multiplicadas reflexões...
Aí entendeu que só a ele cabia construir seu destino.
Agora sim: chegava à Terra o princípio da responsabilidade!

Ribeirão Preto/SP _ Primavera/2005
Eurípedes Kühl

QUESTÕES PARA ESTUDO

1) De que modo podemos resumir o processo de evolução da linguagem, no reino animal?

2) Como se dá, no homem, o surgimento:
2.a) da palavra articulada?
2.b) da linguagem convencional?
2.c) do pensamento contínuo?

3) Como o homem foi levado a adquirir as noções de vida moral e de Deus?

Conclusão:
1) De que modo podemos resumir o processo de evolução da linguagem, no reino animal?
R - Após passar pelo aperfeiçoamento das engrenagens cerebrais, sentindo a necessidade de comunicação com seus semelhantes, o princípio inteligente recebe dos Instrutores Siderais o recurso da linguagem, necessário ao seu progresso. Cada animal recebe um instrumento de comunicação específico. De início, através de fonema e mímica, como o silvo dos répteis, o coaxar dos batráquios, as manifestações sonoras das aves e a mudança na cor e configuração de alguns insetos e vertebrados, como a borboleta e o camaleão. Prosseguindo a evolução incessante, novos recursos de comunicação foram adquiridos. Como exemplos, podemos citar o grito do lobo para seus semelhantes; o cavalo, expressando alegria ou contrariedade pelo relincho; a galinha, anunciando a postura ou quando assustada e o cão, que informa estar sentindo dor, através de gemidos.  

2) Como se dá, no homem, o surgimento:
2-a) da palavra articulada?
 R - Nos primórdios da chegada do princípio inteligente ao reino hominal, seu corpo espiritual (perispírito) permanece durante longo período no mundo espiritual, recebendo intervenções nos aparelhos da fonação, por parte dos Mensageiros Divinos, a fim de que possa articular a palavra. Assim é que a laringe sofre, pela ação destes Instrutores, operações destinadas a harmonizarem os músculos que a constituem, de modo a adestrá-los à produção da voz. A este encadeamento de músculos, junta-se uma membrana, composta de finos filamentos, que recebe a função de lançar o som e que, ao estreitar-se, transforma-se na borda das cordas vocais situadas no interior da laringe.
Em seguida, através de um demorado processo de confecção, os Técnicos da Espiritualidade compõem as cartilagens inferiores e superiores na região da laringe. São implantadas, então, as "cordas vocais verdadeiras", cuja vibração produz a voz.
Obs.: Existem as cordas vocais denominadas "falsas", por não exercerem influência na fonação.
           
2-b) da linguagem convencional?
  R - Após a conquista da linguagem mímica e primitiva adquirida na longa passagem pelo reino animal, recebe o homem, sempre com o amparo dos Geneticistas Espirituais, a linguagem convencional, por meio da construção mecânica das palavras. Ao modo natural de se exprimir por gestos e atitudes silenciosos, em que irradia energias eletro-magnéticas da mesma natureza de seus sentimentos, é acrescido a palavra articulada e a linguagem convencional. Com a força mental de que é dotado, o homem é inspirado a utilizar os aparelhos fonadores instalados no seu organismo físico, que, possibilitando a voz, permitem surgir a linguagem convencional. Passa, a partir daí, a exprimir, também por esse meio, os seus pensamentos e os seus sentimentos, permitindo o intercâmbio de idéias por meio de sinais característicos expressos pelo som das palavras, com o que aprenderá a se educar, marcando o início de uma nova etapa em seu processo evolutivo.

2-c) do pensamento contínuo?
R - Com a aquisição do recurso da palavra, o homem passa a desenvolver melhor e mais rapidamente sua energia mental, permitindo a expansão do pensamento, o que vai possibilitar a comunicação e a integração entre os povos e entre as humanidades encarnada e desencarnada. As Potestades Divinas diminuem, então, a assistência na condução do destino do homem, estimulando-o à responsabilidade de conduzir sua própria jornada. O intercâmbio de idéias, assegurado pela conquista da palavra, possibilita ao homem a compreensão progressiva para com seus semelhantes, surgindo, desde aí, o pensamento contínuo. As idéias fragmentárias e instintivas que trazia desde a passagem pelo reino animal transformam-se em conceitos e indagações, exprimindo desejos e idéias geradas em sua intimidade.
O exercício desta nova conquista traz consigo a fatiga, levando o homem a uma nova maneira de repousar, através da meditação sobre os problemas da vida. Passa, também, a exteriorizar, inconscientemente, as próprias idéias, desprendendo-se do corpo físico durante o sono, ocasião em que entra em relação com os Benfeitores Espirituais, que lhe instruem sobre a vida moral. Através do automatismo espiritual, surge a memória, permitindo-lhe o armazenamento automático de pensamentos, lembranças e de tudo o quanto aprendeu.

3) Como o homem foi levado a adquirir as noções de vida moral e de Deus?
R - Conquistado o pensamento contínuo, passa a meditar sobre a própria existência, sobre a origem das coisas e a fazer outras  indagações de natureza filosófica. Adquirindo maior independência ante a condução de seu destino pelas Inteligências Divinas, passa a se sentir sozinho, em meio à grandiosidade do mundo. Sente que não mais poderia se deixar guiar pelas excitações do organismo físico nem pelos brutos instintos trazidos do reino animal. As primeiras idéias de vida moral começam a ocupar-lhe o pensamento. O amor ainda animalesco aos filhos e o desafio da sobrevivência o levam a buscar a solidariedade de seus semelhantes, com o que mentaliza a constituição da família. Tem a percepção de que não mais pode obedecer cegamente aos impulsos da Natureza, como os animais que com ele convivem e que lhe cabe agora superar esses mecanismos, cooperando com para a ordem no mundo que lhe serve de moradia. Surgem os primórdios da civilização.
As primeiras noções de Deus foram adquiridas no âmbito da família, ante a observação do Sol em meio à Natureza. Concebe     a idéia da existência de um Criador, que é reforçada por visões e pensamentos imaginários que lhe são sugeridos durante o sono, pelos Benfeitores Espirituais, dando-lhe a idéia da luta evolutiva que terá de travar entre o mal e o bem.

4) Como nasce a responsabilidade?
R - Com a idéia de Deus veio a religiosidade; com as indagações, o prenúncio da filosofia; com as experimentações, a ciência; com o instinto de solidariedade, o amor menos animalesco; com a busca pelo conforto e pelo belo, as indústrias e as artes.    Em meio a esta luta pela evolução moral, o homem passou a conviver com a morte, que lhe trouxe angústia e dor pela perda    dos entes queridos. Desorientado e sentindo-se frágil, percebe que nada pode contra as Leis Divinas, já então escritas em      sua consciência. Busca ajustar-se a elas, entendendo que somente a si cabe construir o seu destino. É o nascimento da responsabilidade.

Com a colaboração de Kátia e Vera.

Equipe CVDEE

Sala André Luiz

Nenhum comentário:

Postar um comentário