Powered By Blogger

Pesquisar este blog

Páginas

segunda-feira, 16 de novembro de 2015

ELUCIDÁRIO DE EVOLUÇÃO EM DOIS MUNDOS 5C - Evolução e Corpo Espiritual

ELUCIDÁRIO DE EVOLUÇÃO EM DOIS MUNDOS 5C

Capítulo III  1ª parte

Evolução e Corpo Espiritual

Plioceno: período em que surgem os primeiros homínidas, mamíferos semelhantes ao homem. (Vide quadro Idade da Terra no final desta obra).

Pluricelular:  que é constituído de mais de uma célula; multicelular.

Pré-câmbrico: pré-câmbriano, relativo ao período em que surgem os primeiros sinais de vida rudimentar na Terra. (Vide quadro Idade da Terra no final desta obra).

Primacial: referente àquilo a que se dá primazia, por ser propício ou de qualidade superior.

Primevo: relativo aos tempos primitivos.

Primórdio: início, princípio; aquilo que vem primeiro.

Proboscídeo: mamífero cujo focinho é prolongado em forma de tromba. Ex.: o elefante e o excitante mamute.

Protoforma: primeira forma, forma primitiva.

Protoplasma: substância gelatinosa que constitui a massa essencial da célula animal e vegetal, sendo a base das funções vitais.

Pterossáurio: réptil fóssil voador e marinho, que viveu do período triássico ao período cretáceo. (Vide quadro Idade da Terra no final desta obra).

Quaternário: relativo ao período em que o clima, a fauna e a flora eram semelhantes aos de hoje, e que se caracteriza pelo aparecimento do homem. (Vide quadro Idade da Terra no final desta obra).

Quitinoso: relativo à quitina, substância orgânica córnea (semelhante a do chifre), que constitui o esqueleto externo (exoesqueleto) dos artrópodes, animais a cujo grupo pertence o caranguejo.

Radioativo: que tem radioatividade, emissão invisível de energia e corpúsculos pelos núcleos atômicos de certos elementos químicos de elevado peso atômico (massa atômica). A emissão espontânea dessas partículas ou radiação eletromagnética é a característica de uma instabilidade dos núcleos atômicos desses elementos. Apresentam radioatividade natural apenas as séries de urânio, tório e actínio. Na radioatividade artificial, os núcleos de outros elementos podem se modificar de tal modo pelos bombardeios com núcleos de hélio e nêutrons, que também se tornam radioativos.

Radiolário: animal protozoário, geralmente esférico, com órgãos de locomoção de forma irradiada, o protoplasma dividido em duas porções, interna e externa, esqueleto com espinhos radiados, e é marinho.

Réptil: espécime de répteis, animais vertebrados de sangue frio, de respiração pulmonar, ovíparos. São os lagartos, jacarés, cobras e tartarugas.

Rinocerotídeo: animal com caraterísticas do rinoceronte, grande mamífero quadrúpede, selvagem com dedos providos de cascos, possuindo um ou dois chifres no focinho.

Sexuado: relativo à reprodução com uso dos órgãos sexuais, ou com o concurso de células sexuais diferenciadas.

Sílex: pedra dura que produz faíscas quando ferida com um fragmento de aço.

Siluriano: que se caracteriza com o período caracterizado pelo progresso dos crustáceos, atingindo os trilobites o seu maior desenvolvimento, e pelo aparecimento dos peixes antracodermos e dos artrópodes terrestres. Os trilobites são artrópodes extintos que tinham o corpo longitudinalmente trilobado (com três lóbulos); os antracodermos eram peixes com pele constituída por substância semelhante ao carvão; os artrópodes são animais a cujo grupo pertencem o caranguejo.

Sistema Nervoso: sistema que constitui o mecanismo que permite ao animal um contato permanente com o meio que o rodeia, determinando mudanças e atitudes úteis ao seu organismo. No homem, como nos animais vertebrados, o sistema nervoso compreende o sistema nervoso central e o sistema nervoso periférico. O sistema central consta do eixo cerebro-espinhal, formado pelo encéfalo (parte contida na cavidade de crânio) e a medula espinhal.

Supracretáceo: relativo à última fase do período cretáceo, o qual se caracteriza, na fauna, pelo aparecimento dos primeiros mamíferos (marsupiais) de pequeno porte. (Vide quadro Idade da Terra no final desta obra).

Teleóstero: grupo de peixes com barbatanas (nadadeiras) constituídas de raios, ao qual pertencem os peixes de esqueleto ósseo.

Telúrico: relativo a Terra; terrestre.

Teromorfo: grupo de réptil do período permiano, com vértebras bicôncavas, membros locomotores com cinco dedos, arcos peitorais e pélvicos bem desenvolvidos, nos quais os elementos estão fundidos ou articulados unidos, o crânio com osso quadrado, e os ossos da região temporal formando um arcada larga única. (Vide Período Permiano: quadro Idade da Terra no final desta obra).

Tessitura: contextura; organização.

Trilobite: grupo extinto de artrópodes que viveram na era paleozóica, os quais tinham o corpo longitudinalmente trilobado, ou seja, com três, lóbulos. (Vide quadro Idade da Terra no final desta obra).

Vascular: relativo aos vasos (tubos orgânicos).

Vírus: microorganismo que só tem vida no interior das células vivas, e que causam inúmeras doenças aos animais e às plantas, podendo ser cultivados somente em presença de células vivas que lhe sejam suscetíveis.

J.M.M.
JOSÉ MARQUES MESQUITA

Nenhum comentário:

Postar um comentário