Powered By Blogger

Pesquisar este blog

Páginas

quarta-feira, 11 de novembro de 2015

(Espiritismo) - Nl08 00 Introdução - Considerações Iniciais.txt


(Espiritismo) - Nl08 00 Introdução - Considerações Iniciais.txt

Centro Virtual de Divulgação e Estudo do Espiritismo - CVDEE
                                           
Sala de Estudos André Luiz
  
Livro em estudo: Evolução em dois mundos

Comentários: Eurípedes Kühl

CONSIDERAÇÕES INICIAIS

O livro EVOLUÇÃO EM DOIS MUNDOS é o 10° da abençoada série A Vida no Mundo Espiritual, composta de 13 (treze) livros. Apresenta particularidades especiais, não só quanto à sua feitura dois médiuns psicógrafos, mas, principalmente, quanto ao conteúdo: características da evolução do Espírito, desde sua criação, quer no Plano Espiritual, quer no material. O Espiritismo bem evidencia que, encarnado ou desencarnado, o Espírito tem acesso ao plano diferente daquele no qual se encontra. Por ex: quando encarnado convive no Plano Espiritual por um terço ou um quarto da sua existência, através o desdobramento diário do sono; já quando desencarnado, tem também liberdade parcial para comparecer no Plano Terreno, o que é bem caracterizado e comprovado pelos mecanismos da mediunidade (vidência), além da ampla divulgação desses comparecimentos, explicitados em inúmeras obras psicografadas.
Outra característica ímpar desta obra: aliando Ciência à Doutrina dos Espíritos o Autor espiritual oferta-nos material de estudo e aprendizado que engloba, praticamente, todas as áreas do conhecimento humano e todas as nuanças de como a Vida se desdobra, em continuum, na Terra e no Céu. Apenas para mostra do pano basta dizer que encontramos notícias nossas de 1,5 bilhão de anos atrás! É isso mesmo: 15 (quinze) milhões de séculos, eis como o Autor registra dados aproximados da nossa idade!
Não é obra para ser lida, apenas: é para ser meticulosamente estudada com releituras, redobrado senso de pesquisa e análise, além da companhia de bom dicionário e enciclopédia, ambos preferencialmente voltados às áreas de ciência humanas.
A propósito, há à disposição dos leitores nas distribuidoras/livrarias espíritas duas obras que atendem em parte a essa nossa sugestão (ambas se reportam apenas à 1ª Parte):
Ciclo de Estudos Sobre a Obra EVOLUÇÃO EM DOIS MUNDOS, do Dr. Paulo Bearzoti Edição da AME/SP, 1987;
Elucidário de EVOLUÇÃO EM DOIS MUNDOS, de José Marques Mesquita, Edição da USEERJ, 1984.
Que seja individual o estudo, mas, decisivamente, em grupo será bem melhor, se possível junto a alguém com formação em Medicina e/ou Biologia.
Realizar simplificação desta alentada obra, capítulo a capítulo, como está sendo proposto pelo CVDEE é tarefa arriscada. Se por um lado tornará acessível ao entendimento parte do texto e da mensagem, por outro, necessariamente, implicará em perda de substância. Estamos cientes disso. Não obstante, com olhos voltados para a tolerância do Autor espiritual e a compreensão dos leitores, estaremos nos esforçando para que do nosso trabalho, entre perdas e ganhos, que resulte, que estes prevaleçam.
Assim, comentá-la sob reducionismo (simplificação), muito mais com boa vontade do que com competência, imaginamos que apenas isso nos seja permitido.
Para tanto, suprimiremos a terminologia técnica e sublinharemos a mensagem.
Por que é arriscada a tarefa?
Porque a obra não contém o roteiro de um acontecimento, não se prende a um tema específico ou a uma determinada área científica, de uma época, de uma civilização ou de alguém em particular. Contém ensinamentos inéditos sobre a Vida de cada um de nós, a partir da nossa gênese, monádica, ao nosso futuro: ascensão angélica!
Fala-nos de Deus, da Criação e de todas as criaturas, do Tempo, das imensidões siderais, dos gigantes cósmicos às subpartículas atômicas.
Dizer que esta obra é pujante é pouco. Só nos ocorre considerá-la única, ímpar!
Imperioso dever de gratidão é a reflexão de que esta obra é um sublime presente para quem quiser iluminar seus passos evolutivos. Por isso, elevamos o pensamento a Deus rogando que bênçãos fluam sobre o grande repórter da Espiritualidade que é André Luiz. E que os médiuns Francisco Cândido Xavier e Waldo Vieira sejam visitados, onde estiverem, pelas alegrias resultantes daqueles que trilham a estrada dos ensinos do Mestre Jesus.

DETALHES BIBLIOGRÁFICOS

Obra psicografada em 1958 por dois médiuns: Dr Waldo Vieira (em Uberaba/MG) e Francisco Cândido Xavier (em Pedro Leopoldo);
Compõe-se de duas partes: a primeira, com vinte capítulos científicos e a segunda, também com vinte (textos doutrinários:  perguntas e respostas);
Os dez primeiros capítulos da primeira parte contêm sete subtítulos, cada; os dez restantes, oito subtítulos. Assim, encontramos nessa primeira parte científica 150 (cento e cinqüenta) temas (!!!)
Tanto a primeira quanto a segunda parte, foram psicografadas em atividade semanal, sendo que os capítulos de número ímpar por W.Vieira e os pares, por F. C. Xavier; Editada pela Federação Espírita Brasileira (FEB). Até 2004 já havia 22 (vinte e duas edições), totalizando 249.000 (duzentos e quarenta e nove mil) exemplares;
Em 2003 a FEB reeditou toda a série, com nova diagramação e capa, realizando uma primeira edição do Evolução em Dois Mundos em Julho, com 5.000 (cinco mil) exemplares.                                                                                          
CONCEITOS DE ALLAN KARDEC

Para abrir a obra, André Luiz indicou que fossem apostos conceitos de Allan Kardec, os quais citamos abaixo:
1. A marcha dos Espíritos é progressiva, jamais retrógrada (O Livro dos Espíritos);
2. No conhecimento do perispírito está a chave de inúmeros problemas até hoje insolúveis. (O Livro dos Médiuns);
3. O Espiritismo mostra que a vida terrestre não passa de um elo no harmonioso e magnífico conjunto da Obra do Criador (O Evangelho segundo o Espiritismo);
4. No intervalo das existências humanas o Espírito torna a entrar no mundo espiritual, onde é feliz ou desventurado segundo o bem ou o mal que fez (O céu e o inferno);
5. O Espiritismo e a Ciência se completam reciprocamente; a Ciência, sem o Espiritismo, se acha na impossibilidade de explicar certos fenômenos só pelas leis da matéria; ao Espiritismo, sem a Ciência, faltariam apoio e comprovação (A Gênese);

ANOTAÇÃO

Após a psicografia da obra, o Espírito Emmanuel nos dá anotações, que resumimos:
Comentários sobre o perispírito, cujo aprimoramento é de nossa responsabilidade;
O Espírito mergulha na carne qual o processo da fotografia na câmara escura (nosso corpo físico);
O Apóstolo Paulo é citado (1ª Epistola aos Coríntios, cap 15, versículo 44):
Semeia-se corpo animal, ressuscitará corpo espiritual.
Se há corpo animal, há também corpo espiritual.
(Emmanuel comenta que corpo físico e corpo espiritual são veículos da mente, para nossa evolução rumo a Deus).

NOTA AO LEITOR

Em "Nota ao Leitor", encerrando a introdução do livro, André Luiz arremata os tópicos iniciais, conclamando ou questionando (em síntese nossa):
 - morte é o passaporte para o país da VERDADE;
- a civilização é um navio prodigioso, no qual muitos passageiros não se forram da solidão e angústia;
- a civilização já progrediu de forma esplêndida, mas a parte moral...
- sabe a Medicina regular os fluxos sanguíneos, mas tira o coração do cárcere de sombras?
- realizam-se maravilhosas cirurgias nos olhos, mas não os livram da visão das trevas...
- há fantásticos implantes ortopédicos, mas e as lesões do sentimento?
- controla-se o metabolismo, mas como anular as síndromes da aflição e da loucura?  
Esclarece que é por isso que volta: para escrever um livro simples sobre evolução da alma nos dois planos, aos torturados  que perguntam sobre o fim da viagem.
Arremata: Foi assim, meu amigo, que este livro nasceu por missiva de irmão aos irmãos que lutam e choram.
Confesso eu: a começar de mim...        
Eurípedes Kühl
                                                              
Um grande abraço a todos e bom estudo

Equipe CVDEE

Sala André Luiz

Nenhum comentário:

Postar um comentário