Powered By Blogger

Pesquisar este blog

Páginas

domingo, 22 de novembro de 2015

(Espiritismo) - Nl08 08 Evolução E Metabolismo

(Espiritismo) - Nl08 08 Evolução E Metabolismo

Centro Virtual de Divulgação e Estudo do Espiritismo - CVDEE
Sala de Estudos André Luiz

Livro em estudo: Evolução em dois mundos
Autor: Espírito André Luiz, psicografia de Francisco Cândido Xavier e Waldo Vieira (Editora FEB)

Primeira parte - Capítulo VIII - Evolução e metabolismo
Comentários: Eurípides Kühl

SUPRIMENTOS DA VIDA
Observamos a chegada dos princípios inteligentes no mundo e a sua respectiva expansão, assim como um exército que, para atender às próprias necessidades, organiza, de início, a precisa cobertura de suprimentos. Primeiro, as bactérias lavrando o solo para que as plantas proliferassem, criando atmosfera adequada ao reino animal. Depois das plantas,  aparecem os animais, gerando recursos orgânicos para que o instinto pudesse expandir-se no rumo da inteligência. E, em seguida ao animal, surge o homem, plasmando os valores definitivos da inteligência, para que a Humanidade se concretize a caminho da angelitude.

Comentários:
Verificando como a Vida surgiu no planeta Terra é forçoso lucubrar o cuidadoso planejamento que precedeu tal aporte.
Com efeito, imaginando nada mais do que apenas imaginando como Deus, causa primária de todas as coisas, na Sua infinita Sabedoria e Bondade, engendrou e engendra a sagrada obra da Criação, temos que admitir, diante de tão incalculável perfeição, que de fato não existe o acaso.
É do consenso científico que os corpos celestes se formam a partir de aglomeração de partículas (poeira) cósmicas, num trabalho em que inimagináveis forças gravitacionais e de atração agem.
Compactado o planeta, nele desabrocha, estuante, a Vida!
Assim se deu com nosso abençoado planeta lar, escola, oficina...
Nos primórdios a Natureza ficou encarregada de suprir as necessidades fisiológicas dos habitantes de todos os tempos:
- de início as bactérias, como operárias da Natureza, joeirando na terra primitiva, para que ela se tornasse fecunda;
- depois, os vegetais _ de infinitas espécies e propriedades;
- a seguir, os animais, equipados de instinto, potencialmente capaz de progredir para a inteligência;
- aí, só então, o virgem e abençoado solo terreno recebeu a pegada do primeiro homem, qual Robinson Crusoé, o solitário   personagem do romance do escritor inglês Daniel Defoé (1660-1731); porém, diferente deste, aquele Robinson não era náufrago   sobrevivente, nem o único, mas sim, um sublime pioneiro, adâmico, vivenciando o glorioso porvir da Humanidade, a partir do   marco zero do reino da razão na Terra!
OBS: Será que as coisas se passaram mesmo assim?
Peço aos leitores que relevem meu devaneio, mas minhas reflexões não passam de    uma humilde hipótese de trabalho.

FASES PROGRESSIVAS DO METABOLISMO
Em todos os reinos da Natureza, o elemento espiritual aprende a nutrir-se e preservar-se.
Por milhares de séculos, repete as operações da fotossíntese ou assimilação clorofiliana no império verde, pela qual consome energia luminosa e elabora matérias orgânicas, desprendendo o oxigênio indispensável à constituição do ar atmosférico, e recapitula as operações da quimiossíntese, em formas autótrofas, como sejam certas classes de bactérias, que se utilizam de energia química para viver, através da oxidação de compostos minerais.
Gradativamente, no domínio vegetal, assimila os mecanismos mais íntimos da respiração, absorvendo o oxigênio e eliminando o gás carbônico pelos estômatos e pneumatódios, cutícula e lenticelas, de modo a conduzir o oxigênio sobre as matérias orgânicas para a formação dos produtos de desassimilação e projeção de energia.
E, lentamente, em meio desprovido de matérias orgânicas, qual acontece com as nitrobactérias, as sulfobactérias, as ferrobactérias, etc., aprende também a oxidar respectivamente o amoníaco ou os nitritos, o ácido sulfídrico, o óxido ferroso.
Em semelhantes atividades, infinitamente repetidas, habilita-se ao ingresso no reino animal, onde, em estágios evolutivos mais nobres, se matriculará na técnica da elaboração automática dos catalisadores químicos, com a faculdade de transubstanciar matérias orgânicas complexas em recursos assimiláveis.
Milênios transcorrem para que então consiga adestrar-se nas diástases diversas, como sejam as proteases e as zímases, entre os fermentos hidrolisantes e decomponentes.
A crisálida de consciência inicia-se, dessa forma, na fabricação de prótides, glúcides, lípides e outros meios de nutrição, aprendendo igualmente a emitir hormônios de crescimento e vitaminas diversas no ciclo das plantas.
Não apenas tecidos e órgãos do corpo físico se esboçam nas formas rudimentares da Natureza, mas também os centros vitais do corpo espiritual, que, obedecendo aos impulsos da mente, se organizam em moldes seguros, com a capacidade de assimilar as partículas multifárias da vitalidade cósmica, oriundas das fontes vivas de força que alimentam o Universo.

 Comentários: Talvez seja hora de nos fixarmos um pouquinho nos meandros do metabolismo, para melhor entendermos as fulgurantes lições que o Autor Espiritual nos repassa no presente capítulo.
Metabolismo = Conjunto de fenômenos complexos e incessantes de transformação da matéria em energia por uma célula ou um organismo durante os processos de formação ou degradação orgânica.
(Grande Enciclopédia Larousse Cultural, Vol. 7, p. 2184, 1990, Ed. Universo, SP/SP)
Nos vários reinos da Natureza os seres, indissociavelmente equipados do instinto de conservação, para sobreviver aprendem a    nutrir-se:
- fotossíntese: assimilação clorofiliana (consome energia luminosa) no império verde;
- desprendimento de oxigênio: com isso, constitui o ar atmosférico;
- quimiossíntese: formação de substâncias orgânicas, a partir de inorgânicas (em ambiente sem luz solar);
- respiração: aprendizado desenvolvido pelo vegetal (absorção de oxigênio e eliminação de gás carbônico); as bactérias aprendem e desenvolvem várias técnicas de transformação de vários elementos minerais e ácidos;
- diástase: fermentos que decompõem alimentos aprendizado que as bactérias demoraram vários milênios para aprender;
- além de todos esses impulsos biológicos, voltados para os tecidos e órgãos do corpo físico, verificam-se impulsos mentais de formação no Corpo Espiritual (perispírito) de centros vitais, destinados a assimilar energias vitais cósmicas, das quais o Universo é eterno celeiro.

EXCITAÇÕES QUÍMICAS
Governando as células físicas, os agentes de natureza espiritual se evidenciam em todos os processos da nutrição, motivando as chamadas excitações químicas, também classificáveis por quimiotactismo eletromagnético.
 O princípio inteligente, tocado por múltiplos estímulos, sob o império de atrações e repulsões, haure elementos quimiotácticos eletromagnéticos no laboratório das forças universais, através da respiração, para conservar-se e defender-se, preservando os valores de reprodução e sustentação.
É assim que as células masculinas dos fetos são atraídas pelo ácido málico, enquanto as bactérias se movimentam obedecendo também a estímulos de ordem química.
Os óvulos de certos peixes e equinodermos, entre estes o ouriço-do-mar, sem a presença da fêmea que os deita, têm o poder de atrair os espermatozóides separados da mesma espécie, demonstrando que arrojam de si mesmos substância específica na perpetuação que lhes é própria.
Entre os animais, as células da reprodução segregam substâncias particulares com que se procuram mutuamente, evoluindo o veículo psicossomático para mais altos níveis de consciência sobre as mais amplas formas de quimiotropismo constante, em bases de excitações exógenas e endógenas.

Comentários:
Sob ação contínua dos Engenheiros Siderais, que têm delegação de Deus para orientar a Vida, o Princípio Inteligente é submetido a atrações e repulsões, haurindo energias extraídas dos alimentos da Natureza.
As células masculinas dos fetos, para poder conservar-se, defender-se, reproduzir-se, atraem os ácidos encontrados nos frutos, enquanto as bactérias prosseguem sua tarefa, obedecendo a estímulos químicos.
Os óvulos de certos peixes, sem a fêmea que os tenha produzido (que os abandona), têm o poder de atrair os espermatozóides separados da mesma espécie!!!
Já entre os animais ocorre procura mútua das suas células de reprodução, expressando evolução dos corpos físico e perispiritual.

ADMINISTRAÇÃO DO METABOLISMO
Laborando pacientemente nos séculos e alcançando a civilização elementar do paleolítico, a mente humana controla então, quase que plenamente, o corpo em que se exprime, formado sob a tutela e o auxílio incessante dos Construtores Espirituais, passando a administrar as ocorrências do metabolismo, em sua organização e adaptação, através da coordenação de seus próprios impulsos sobre os elementos albuminóides do citoplasma, em que as forças físicas e espirituais se jungem no campo da experiência terrestre.
Os sistemas enzimáticos revelam-se definidos e as glândulas de secreções internas fabricam variados produtos, refletindo o trabalho dos centros vitais da alma.
Hormônios e para-hormônios, fermentos e co-fermentos, vitaminas e outros controladores químicos, tanto quanto preciosas reservas nutritivas equacionam os problemas orgânicos, harmonizando-se em produção e níveis precisos, na quota de determinados percentuais, conforme as ordens instintivas da mente.
Todos os serviços da província biológica, inclusive as emoções mais íntimas, são sustentados por semelhantes recursos, constantemente lançados pelo próprio Espírito no cosmo de energia dinâmica em que se manifesta.
Experiências valiosas, efetuadas com pleno êxito, comprovaram que a própria miosina ou sistema albuminóide da contração muscular detém consigo as qualidades de um fermento, a adenosinatrifosfatase, responsável pela catálise da reação química fundamental que exonera a energia indispensável ao refazimento das partículas miosínicas dos tecidos musculares.
Comentários:
A mente do homem, ainda sob tutela das Entidades Celestiais, já controla quase plenamente o corpo com que o  Espírito se exprime.
Sistemas de enzimas e glandulares agem automaticamente, produzindo hormônios, fermentos, proteínas, vitaminas.
Essa produção é estocada para utilização no nível necessário.
Tudo isso, sob comando instintivo da mente! Eis aí a saúde...

 ACUMULAÇÕES DE ENERGIA ESPIRITUAL
Por intermédio dos mitocôndrios, que podem ser considerados acumulações de energia espiritual, em forma de grânulos, assegurando a atividade celular, a mente transmite ao carro físico a que se ajusta, durante a encarnação, todos os seus estados felizes ou infelizes, equilibrando ou conturbando o ciclo de causa e efeito das forças por ela própria libertadas nos processos endotérmicos, mantenedores da biossíntese.
Nessa base, dispomos largamente dos anticorpos e dos múltiplos agentes imunológicos cunhados pela governança do Espírito, em favor da preservação do corpo, de acordo com as multimilenárias experiências adquiridas por ele mesmo, na lenta e laboriosa viagem a que foi constrangido nas faixas inferiores da Natureza.
Da mesma sorte, possuímos, funcionando automaticamente, a secretina, a tiroxina, a adrenalina, a luteína, a insulina, a  foliculina, os hormônios gonadotrópicos e unidades outras, entre as secreções internas, à guisa de aceleradores e excitantes,   moderadores e reatores, transformadores e calmantes das atividades químicas nos vários departamentos de trabalho em que se   subdivide o Estado Fisiológico.

Comentários:
Mitocôndrios são reservatórios de energia espiritual, em forma de grânulos, e estão em grande quantidade no interior das células. Cumpre ressaltar que essa energia, proveniente da mente, ao derramar-se pelas células, responde pelo  estado físico do homem.
É assim que pelas multimilenárias experiências acumuladas formaram-se os agentes imunológicos e os anticorpos, sob ação  do Espírito e destinados ao seu bem-estar, proteção e segurança. Tal ação também é automática, mantendo o equilíbrio      orgânico e principalmente a PAZ do indivíduo.

IMPULSOS DETERMINANTES DA MENTE
Sobre os mesmos alicerces referidos, surpreendemos, ainda, as enzimas        numerosas, como a pepsina, isolada por Northrop, e a catalase definida por Von Euler, tanto quanto outras muitas, que a ciência  terrestre, gradualmente, saberá descobrir, estudar, fixar e manobrar, com vistas à manutenção e defesa da saúde física e da    integridade mental do homem, no quadro de merecimentos da Humanidade, de vez que todos os estados especiais do mundo orgânico, inclusive o da renovação permanente das células, a prostração do sono, a paixão artística, o êxtase religioso e os transes mediúnicos são acalentados nos circuitos celulares por fermentações sutis, aí nascidas através de impulsos determinantes da mente, por ela convertidos, nos órgãos, em substâncias magnetoeletroquímicas, arremessadas de um tecido a outro, guardando a faculdade de interferir bruscamente nas propriedades moleculares ou de catalisar as reações desse ou        daquele tipo, destinadas a garantir a ordem e a segurança da vida, na urdidura das ações biológicas.
Em identidade de circunstâncias, nos traumas cerebrais da cólera e do colapso nervoso, da epilepsia e da esquizofrenia, como em tantas outras condições anômalas da personalidade, vamos encontrar essas mesmas fermentações no campo das células, mas em caráter de energias degeneradas, que correspondem às turvações mentais que as provocam.

Comentários:
A Medicina terrena aprenderá a manobrar e descobrir o potencial das várias enzimas para garantir a saúde física e espiritual do homem!
Sono, paixão artística, êxtase religioso, mediunidade: eis os estados especiais do mundo orgânico, regidos por circuitos celulares oriundos de fermentos sutis nascidos na mente e que chegam aos diversos órgãos, podendo desencadear reações de vários tipos, visando saúde.
Traumas cerebrais, cólera, colapsos nervosos, epilepsia-esquizofrenia e outros estados alterados obedecem a essas mesmas fermentações celulares, mas então sob o império de energias degeneradas.

METABOLISMO DO CORPO E DA ALMA
O metabolismo subordina-se, desse modo, à direção espiritual, tanto mais intensa e exatamente, quanto maior a quota de responsabilidade do ser pelo conhecimento e discernimento de que disponha, e, em plena floração da inteligência, podemos identificá-lo não apenas no embate das forças orgânicas, mas também no domínio da alma, porquanto raciocínio organizado é pensamento dinâmico e, com o pensamento consciente e vivo, o homem arroja de si mesmo forças criadoras e renovadoras, forjando, desse modo, na matéria, no espaço e no tempo, os meandros de seu próprio destino.

Comentários:
O metabolismo subordina-se à direção do Espírito!
E em razão do quanto mais ou menos evoluído seja...
É assim que as forças criadoras e renovadoras surgem da escalada individual de evolução espiritual, agindo na matéria, no espaço e no tempo, espelhando a vivência de cada homem (destino).

QUESTÕES PARA ESTUDO                                                                   
1. - Como podemos resumir o processo de evolução do metabolismo?
2. - O que são "excitações químicas", a que se refere André Luiz?
3. - Como se dá o controle do metabolismo através da mente?
4. - Sabemos que as enfermidades têm a sua origem no espírito. Como André Luiz explica esse processo?
5. - Que relação podemos estabelecer entre o metabolismo a lei de causa e efeito?

C  O  N  C  L  U  S  Ã  O
                   
1. - Como podemos resumir o processo de evolução do metabolismo?
R - Resumidamente, podemos definir o metabolismo como o "conjunto de fenômenos complexos e incessantes de transformação da matéria em energia, por uma célula ou um organismo, durante os processos de formação ou degradação orgânica" (Grande Enciclopédia Larousse Cultural, Editora Universo). Esse processo, como tudo na vida do princípio inteligente, obedece a uma marcha progressiva, cumprindo-se etapas em todos os reinos da Natureza.
Assim é que, durante milhares de séculos, no reino vegetal, em formas capazes de produzir o próprio alimento, repete o fenômeno da fotossíntese, através do qual absorve energia solar e a transforma em matéria orgânica necessária à sua nutrição e preservação. Gradativamente, ainda no vegetal, assimila os mecanismos de respiração, absorvendo o oxigênio e eliminando o gás carbônico, a fim de conduzir o oxigênio às matérias orgânicas, para a formação dos produtos de desassimilação e projeção de energia. Em seguida, ainda em meio desprovido de matéria orgânica, aprende a desenvolver técnicas de fixação do oxigênio, através da transformação de vários elementos minerais e ácidos. Após incontáveis repetições dessa operação, o princípio inteligente habilita-se ao ingresso no reino animal, onde desenvolverá novas técnicas que contribuirão para a evolução do processo metabólico.
No reino animal, assimilará a elaboração automática de substâncias químicas que estimularão a transformação de matérias orgânicas complexas em recursos assimiláveis. Milênios depois, ainda num corpo animal, irá habilitar-se à produção de substâncias que decompõem os alimentos ou a matéria orgânica assimilada. Inicia-se, dessa forma, na produção de proteínas, gordura, carboidratos e outros meios de nutrição, bem como começa a produzir hormônios de crescimento e vitaminas diversas.
Paralelamente a estes impulsos biológicos, destinados à evolução do corpo físico, também os centros vitais do corpo espiritual (perispírito), sob os impulsos da mente, capacitam-se para assimilar as energias vitais existentes no Cosmo.

2. - O que são "excitações químicas", a que se refere André Luiz?
R - André Luiz denominou de "excitações químicas" a operação de atração e repulsão de certas substâncias químicas, por parte das células do nosso organismo físico, numa ação impulsionada por uma força eletromagnética, mas sempre sob o comando do princípio espiritual e a supervisão dos Orientadores Divinos. Através deste processo, são hauridas as energias extraídas dos alimentos fornecidos pela Natureza, necessários à conservação do corpo físico.
Esta operação é observada não apenas no campo da nutrição e conservação, mas, também, no processo de reprodução. É assim que os espermatozóides são atraídos em direção ao óvulo. Determinadas espécies de peixes, por exemplo, têm os óvulos abandonados pela fêmea com o poder de atrair os espermatozóides largados pelo macho da mesma espécie. Dentre os animais de organização física mais complexa, as células de reprodução segregam substâncias que se procuram mutuamente. E assim o princípio espiritual evolui para níveis mais altos de consciência, impulsionado por excitações químicas originadas dentre e fora do organismo físico.

3. - Como se dá o controle do metabolismo através da mente?
R - Após muitos séculos de burilamento e aprendizado através da repetição de mecanismos diversos, sempre sob a tutela e o auxílio dos Construtores Espirituais, o princípio inteligente passa a controlar quase que plenamente o corpo físico, por intermédio da mente. O controle do metabolismo se dá por meio da coordenação de seus próprios impulsos sobre os sistemas de enzimas e de glândulas que produzem, automaticamente, hormônios, fermentos, vitaminas e outros elementos que se destinam a controlar as reações químicas do organismo. Essa produção é mantida como reservas nutritivas, em níveis de produção adequados, sempre sob o comando instintivo da mente.                                                                          
4. - Sabemos que as enfermidades têm a sua origem no espírito. Como André Luiz explica esse processo?
R - A mente derrama sobre as células uma grande quantidade de energia espiritual que é reservada por intermédio de corpúsculos nela presentes, denominados mitocôndrios. Através dessa transmissão de energia, a mente reflete no corpo físico o seu estado de felicidade ou infelicidade, ou, em outras palavras, o seu estado psíquico, equilibrando ou desequilibrando o ciclo de causa e efeito da formação das substâncias orgânicas. Assim, dispomos no nosso próprio organismo físico dos anticorpos e dos diversos agentes imunológicos cunhados pelo espírito, ao longo do tempo em que estagiou nos reinos inferiores da Natureza, necessários à preservação do corpo.
Portanto, os estados por que passa o nosso corpo físico, incluindo o processo de renovação das células, o sono e, até mesmo, os transes mediúnicos são definidos pelos impulsos da mente, através de fermentações magnetoeletroquímicas, que são arremessadas de um tecido a outro, garantindo a ordem e a segurança da vida, ou seja, a saúde. Por outro lado, quando o espírito encontra-se em desequilíbrio perante a Natureza, essas mesmas fermentações agem sobre as células por meio de energias degeneradas, que são reflexo de seu estado psíquico em desarmonia com a Lei, desencadeando as enfermidades.

5. - Que relação podemos estabelecer entre o metabolismo a lei de causa e efeito?
R - Podemos concluir, que o metabolismo está subordinado ao comando do espírito, na proporção exata de seu momento evolutivo. Quanto maior o conhecimento e o discernimento conquistados pelo espírito no curso de sua trajetória evolutiva, maior a sua responsabilidade, não apenas no campo das forças orgânicas, mas, também, no domínio das faculdades espirituais. Em conseqüência, é o próprio homem que, tirando de si mesmo forças criadoras e renovadoras, é o responsável pelo seu destino.

Muita paz a todos

Equipe CVDEE

Sala André Luiz

Nenhum comentário:

Postar um comentário