Powered By Blogger

Pesquisar este blog

Páginas

domingo, 18 de dezembro de 2016

ALTERNATIVAS DA HUMANIDADE COM RELAÇÃO AO MUNDO ESPIRITUAL

ALTERNATIVAS DA HUMANIDADE COM RELAÇÃO AO MUNDO ESPIRITUAL


Os  pensadores  da humanidade desenvolveram, ao longo  do  tempo, três concepções de mundo: Materialista, Idealista e Religiosa. De acordo  com essas concepções, construíram as diversas  doutrinas. As  mais  importantes para o propósito de  nossos  estudos  dizem respeito ao Niilismo, ao Panteísmo, ao Dogmatismo Religioso e  ao Espiritismo.

            O Niilismo - do lat. nihil, nada, fruto da doutrina  materialista -  significa ausência de toda a crença. Como a matéria é a  única fonte do ser, a morte é considerada o fim de tudo. Os adeptos  do materialismo  incentivam o gozo dos bens materiais,  dizendo  que quanto mais usufruirmos deles, mais felizes seremos. Como se  vê, a  conseqüência do niilismo é a corrida em busca do dinheiro,  da projeção social e do bem-estar material.

O Panteísmo – do grego pan, o todo, e Theos, Deus – significa absorção no todo. De acordo com essa doutrina, o Espírito, ao encarnar, é extraído do todo universal; individualiza-se em cada ser durante a vida e volta, por efeito da morte, à massa comum. As conseqüências morais dessa doutrina são semelhantes às do materialismo, pois ir para o todo, sem  individualidade  e  sem consciência de si, é como não existir.

O Dogmatismo Religioso afirma  que  a  alma,  independente  da matéria,  é criada por ocasião do nascimento do ser; sobrevive  e conserva  a  individualidade após a morte. A sua  sorte  já  está determinada: os que morreram em "pecado" irão para o fogo eterno; os  justos, para o céu, gozar as delícias do paraíso. Essa  visão deixa  sem  respostas  uma série de anomalias  que  acompanham  a humanidade, como, por exemplo, os aleijões e a idiotia.

O Espiritismo mostra-nos que o Espírito, independente da matéria, foi  criado simples e ignorante. Todos partiram do  mesmo  ponto, sujeitos à lei do progresso. Aqueles que praticam o bem,  evoluem mais  rapidamente  e  fazem  parte da  legião  dos  "anjos",  dos "arcanjos"  e  dos "querubins". Os que praticam  o  mal,  recebem novas   oportunidades   de   melhoria,   através   das   inúmeras encarnações.

O progresso é indefinido. Tenhamos em mente que todo o dia é  dia de renovar o destino. Aproveitemos, assim, todas as oportunidades que Deus nos concede.

Fonte de Consulta
KARDEC,  A.  Obras  Póstumas. 15.  ed.  (popular),  Rio  de Janeiro, FEB, 1975.
Julho/1994




ARTIGOS DE SÉRGIO BIAGI GREGÓRIO

Nenhum comentário:

Postar um comentário