Powered By Blogger

Pesquisar este blog

Páginas

quinta-feira, 16 de julho de 2015

21,1 = AULAS E DINÂMICAS PARA A JUVENTUDE

Lei de Adoração - Parte 3ª, capítulo II de O Livro dos Espíritos

         Prece inicial

         Primeiro momento: distribuir para cada evangelizando um dos trechos abaixo (ou para cada dupla), a fim de que seja lido e analisado. Depois, organizar a turma em círculo, e cada criança (ou a dupla) irá ler o seu texto e repassar ao grande grupo as conclusões que chegaram.

         Obs.: neste momento, é importante que o evangelizador complemente e esclareça as dúvidas que surgirem, atentando para que as conclusões encontradas estejam de acordo com que ensina a Doutrina Espírita, sem fazer críticas às outras religiões.

         Sugestões de situações para serem analisadas:

 * Antonia costuma orar na frente de um altar, em voz alta. Quando ela vai ao templo, também faz suas preces em voz alta, para que Deus possa ouvi-la.

         * Betina sempre faz preces de joelhos. Suas orações são sempre preces decoradas e ela não presta muita atenção no que diz enquanto reza.

         * Célia costuma, em suas orações, lembrar a Deus que ela não rouba, não mente, não trai os amigos nem o namorado. Ela também acha que Deus ouve suas preces porque ela se considera melhor que suas amigas e que muitas pessoas que ela conhece.

         * Danilo é um jovem que resolveu viver isolado do resto do mundo. Ele acha que a solidão ajuda a observar a natureza, que é obra de Deus. Ele também pensa que assim, isolado, solitário e sem trabalhar, suas preces pelos outros terão mais valor.
         * Érico acha que é necessário determinar horário e lugar para fazer suas preces. Por isso, ele sempre faz orações às 10 horas da noite, em seu quarto, e não costuma conversar com Deus em outros lugares e horários.
         * Fred não gosta de um monte de gente, odeia alguns parentes e nunca perdoou seus amigos que o prejudicaram há muitos anos. Ele costuma orar a Deus pedindo que Deus faça justiça prejudicando os amigos de que ele não gosta ou não perdoou.

         * Gláucia costuma ouvir música calma e em tom baixo, enquanto faz suas preces. Ela acha que a música acalma o ambiente e a ajuda a fazer preces sinceras, em que ela deseja o bem a todas as pessoas que conhece.

         * Horácio costuma orar por seu pai que já desencarnou. Ele acredita que podemos orar pelos que já desencarnaram, enviando a eles nosso afeto e boas vibrações.

         * Ilma sabe que uma prece é uma conversa com Deus, que está em todos os lugares, o tempo todo, por isso ela acha que não precisa de um lugar e um horário pré-determinado para orar. Ela costuma orar sempre que tem vontade, várias vezes ao dia, em pensamento.

         * Joice, em suas preces, costuma pedir a Deus e ao seu Espírito protetor que tudo dê certo em sua vida. Mas ela acha que não precisa fazer o bem aos outros, nem deve se esforçar para ser mais educada, estudiosa, gentil e trabalhadora, porque Deus vai atender suas preces e ela, sem esforço, vai evoluir espiritualmente.

         * Karen é muito sincera em suas preces, e costuma iniciar suas orações dizendo a Deus que sabe que é um Espírito ainda imperfeito, e que erra às vezes. Mas ela está se esforçando para melhorar, está estudando os ensinamentos de Jesus e tentando praticar o amor, o perdão e a caridade que ele ensinou.

         * Leda costuma fazer preces somente quando tem um problema. Ela nunca se lembra de agradecer a vida, a família, a escola, os amigos, a saúde, pois quando tudo está bem ela se esquece de orar.

         * Marina sabe que através da prece ela pode pedir, louvar e agradecer, e que para Deus o que vale é a intenção. Por isso suas preces refletem o que se passa no seu coração, e são preces sinceras, realizadas com muito amor.

         Segundo momento: conclusão, realizada no grande grupo, junto com os evangelizandos, acerca da Lei de Adoração, parte terceira, capítulo II de O Livro dos Espíritos:

         * Adoração a Deus: pensar em Deus, elevar o pensamento a Ele.

         * A adoração verdadeira é a do coração, porque o que importa são os sentimentos e a intenção.

         * A prece é um ato de adoração.

         * Não há necessidade de lugar, posição ou hora determinada para orar (sem rituais).

         * Pode-se orar pelos encarnados e pelos desencarnados.

         * Em uma prece pode-se louvar, agradecer e pedir.

         * Não é necessário orar durante muito tempo, mas orar com o coração.

         * Deus sempre ouve nossas preces.

         Terceiro momento - atividade: realizar, com os evangelizandos, um cartaz com as conclusões acerca da Lei de Adoração.

         Prece de encerramento


Responsabilidade: Grupo Espírita Seara do Mestre
Organização/correção: Claudia Schmidt
Preserve os direitos autorais

Nenhum comentário:

Postar um comentário