Powered By Blogger

Pesquisar este blog

Páginas

sexta-feira, 17 de julho de 2015

UNIÃO ESPÍRITA MINEIRA

ÁREA DE ORIENTAÇÃO MEDIÚNICA

Dirigente Reunião Mediúnica

ANEXOS

O TRABALHO DOS BENFEITORES ESPIRITUAIS NO GRUPO MEDIÚNICO

Nessa direção, também recomenda André Luiz, não nos esquecermos de receber a visita dos companheiros menos esclarecidos, neles abraçando com sinceridade um irmão do caminho. Para atingir esse objetivo, prescreve o autor espiritual: Não condene, nem se encolerize. [...] Não critique, nem fira. Converse com precisão e carinho, substituindo as preciosas divagações e os longos discursos pelo sentimento de pura fraternidade. [...]. Não se esqueça de que toda visita espiritual é muito importante. (Francisco C. Xavier/Espíritos Diversos: Instruções Psicofônicas, cap. 46.)

Para que a equipe mediúnica obtenha êxito na tarefa, o dirigente deve respaldar-se no conhecimento da Doutrina Espírita e do Evangelho. Deve utilizar, de acordo com Hermínio Miranda, como ferramentas de trabalho, a fé, o amor, a paciência, a sensibilidade, o tato, a energia, a vigilância, a humildade, o destemor, a prudência. ( Hermínio C. Miranda: Diálogo com as Sombras, p. 80.)

Há um outro ponto importante a ser considerado: é o que, se na condição de dirigente de uma reunião mediúnica, este pode trabalhar mediunicamente, de forma ostensiva. A esse respeito, esclarece Suely Schubert que os dirigentes da reunião [...] não devem ser médiuns de incorporação, pois não teriam condições de acumular as duas funções, além de sofrerem de modo direto a influência dos obsessores, o que obviamente prejudicaria a tarefa do esclarecimento. (Suely C. Schubert: Obsessão/Desobsessão, p. 144.)

1.2 Formação moral

André Luiz apresenta as qualidades morais que devem ser a meta diária de um dirigente espírita, não se esquecendo de que a Espiritualidade Superior espera encontrar nele o apoio fundamental da obra. São elas (Francisco C. Xavier e Waldo Vieira: Desobsessão, cap. 13.):

- direção e discernimento.

- bondade e energia.

- autoridade fundamentada no exemplo.

- hábito de estudo e oração.

- dignidade e respeito para com todos.

- afeição sem privilégios.

- brandura e firmeza.

- sinceridade e entendimento.

- conversação construtiva.

No que tange a formação moral do dirigente, é importante ainda situar a orientação dada por André Luiz, ao destacar as seguintes posturas:

Ser atencioso, sereno e compreensivo no trato com os enfermos encarnados e desencarnados, aliando humildade e energia, tanto quanto respeito e disciplina na consecução das próprias tarefas. Somente a forja do bom exemplo plasma a autoridade moral. Observar rigorosamente o horário das sessões, com atenção e assiduidade, fugindo de realizar sessões mediúnicas inopinadamente, por simples curiosidade ou ainda para atender a solicitação sem objetivo justo. Ordem mantida, rendimento avançado. Em favor de si mesmo e dos corações que se lhe associam à experiência, não se deixar conduzir por excessiva credulidade no trabalho direcional, nem alimentar, igualmente, qualquer prevenção contra pessoas ou assuntos. Quem se demora na margem, sofre atraso em caminho. Interdizer a participação de portadores de mediunidade em desequilíbrio nas tarefas sistematizadas de assistência mediúnica, ajudando-os discretamente no reajuste.
Um doente-médium não pode ser um médium - sadio. Colaborar para que não se criem situações constrangedoras para qualquer assistente, seja ele médium, enfermo ou acompanhante, procurando a paz em todas as circunstâncias. O proveito de uma sessão é fruto da paz naqueles que a integram. Impedir, sem alarde, a presença de pessoas alcoolizadas ou excessivamente agitadas nas assembléias doutrinárias, excetuando-se nas tarefas programadas para tais casos. A caridade não dispensa a prudência. Esclarecer com bondade quantos se apresentem sob exaltação religiosa ou com excessivo zelo pela própria Doutrina Espírita, à feição de fronteiriços do fanatismo. O conselho fraterno existe como necessidade mútua.
Desaprovar o emprego de rituais, imagens ou símbolos de qualquer natureza nas sessões, assegurando a pureza e a simplicidade da prática do Espiritismo. Mais vale um sentimento puro que centenas de manifestações exteriores. [...] Em qualquer atividade, a disciplina sedimenta o êxito. (Francisco C. Xavier/André Luiz: Conduta Espírita, cap. 3.)

 1.3 Afastamento ou ausência do dirigente

Por vezes o dirigente poderá se deparar com situações que impeçam a sua presença em determinados dias. Por este motivo, para que não haja qualquer prejuízo na realização de uma reunião mediúnica é importante que o dirigente prepare um companheiro para auxiliá-lo e substituí-lo em seus impedimentos. (Suely C. Schubert: Obsessão/Desobsessão, cap. 5, p. 140).

* Conclusão

Relativamente ao desempenho da função do dirigente, ressaltamos não só os fatores técnicos, mas também, e, sobretudo, os fatores de ordem moral que constituem base sólida para a execução da tarefa. Nesse sentido, destacamos a importância fundamental dos ensinamentos do Evangelho como roteiro seguro de administração.

2. Médium de Sustentação ou Apoio

Não sabeis que um pouco de fermento faz levedar toda a massa?
 (I Coríntios, 5:6)

Conforme nos esclarece Emmanuel, no livro Instruções Psicofônicas, o êxito da reunião mediúnica, como corpo de serviço no plano terrestre, exige, três elementos essenciais: o orientador, o médium, o assistente. [...] O primeiro é o cérebro que dirige, o segundo é o coração que sente, o terceiro é o braço que ajuda. (Francisco C. Xavier/Espíritos Diversos: Instruções Psicofônicas, p.255). [...] Em nossas experiências, como estudantes e aprendizes da Doutrina Espírita, não temos encontrado estudos que tivessem sistematizado especificamente o assunto ou a expressão médium de sustentação. Encontramos denominações tais como: participante ou, outras vezes, assembléia ou assistente, vibracional e apoio. Para delimitar o conceito de médium de sustentação, precisaremos buscar o significado da palavra sustentar, da qual se deriva o termo sustentação. Segundo o Dicionário Contemporâneo da Língua Portuguesa, de Caldas Aulete, o verbo sustentar significa ter ou segurar por baixo; suster, carregar com peso de; apoiar; impedir de cair, de vacilar, de desequilibrar ou mudar de posição; amparar, fornecer recursos a.

No vocabulário espírita, o termo foi criado para facilitar didaticamente o entendimento acerca do papel do médium de sustentação. Podemos designar, por meio da denominação médium de sustentação, todo aquele que, por não apresentar a mediunidade ostensiva, pode funcionar como dínamo de vibrações, garantindo, assim, a sustentação da corrente mediúnica. Mesmo sendo menor sua participação sob o ponto de vista do fenômeno, a sua contribuição é constante e de suma importância, para a efetivação de toda tarefa mediúnica, como será abordado.

Miranda destaca um esclarecimento dado por um dos Espíritos orientadores do grupo ao qual pertenciam. Quando lhe foi perguntado sobre a função de um dos integrantes sem mediunidade ostensiva, [...] afirmou que [...] tal pessoa [...] prestava excelentes serviços, como um dínamo de vibrações amorosas, de que estava pleno o seu coração. Esses recursos eram amplamente utilizados no trabalho, sem que ela tivesse consciência do fato. (Hermínio C. Miranda: Diálogo com as Sombras, p.83-84)

   Para sermos dínamos de vibrações é importante ressaltarmos o aspecto da concentração na reunião mediúnica [...] sobre o mecanismo da concentração, encontramos nas palavras do Espírito Cléofas esclarecimentos significativos. Segundo o autor espiritual, ao ser solicitada concentração dos cooperadores, é pedido a eles que as suas mentes sincronizem no dínamo gerador de forças, que é a Divindade, a fim de serem catalisadas as energias mantenedoras do ministério mediúnico. Assim, a concentração individual é de alta relevância, porque a mente que sintoniza com as idéias superiores vibra em freqüências elevadas, possibilitando, com isso, que a média - resultante das fixações mentais dos membros que constituem o esforço da sessão mediúnica - ofereça os recursos para as realizações programadas. (Divaldo Franco/João Cléofas: Intercâmbio Mediúnico, p. 61-62)

Ainda nessa direção, afirma Emmanuel:

É no mundo mental que se processa A Gênese de todos os trabalhos da comunhão de espírito a espírito.
[...] Precisamos compreender (...) que os nossos pensamentos são forças, imagens, coisas e criações visíveis e tangíveis no campo espiritual. Atraímos companheiros e recursos, de conformidade com a natureza de nossas idéias, aspirações, invocações e apelos. Energia viva, o pensamento desloca, em torno de nós, forças sutis, construindo paisagens ou formas e criando centros magnéticos ou ondas, com os quais emitimos a nossa atuação ou recebemos a atuação dos outros. [...] Comunicar-nos-emos com as entidades e núcleos de pensamentos, com os quais nos colocamos em sintonia. (Francisco C. Xavier/Emmanuel: Roteiro, p.119-120)

Assim, torna-se [...] indispensável criar-se um clima geral de otimismo, confiança e oração, o que conduz à produção de energias benéficas, das quais se utilizam os Instrutores Desencarnados para as realizações edificantes no socorro espiritual. (Divaldo Franco/João Cléofas: Intercâmbio Mediúnico. p.62)
Um trecho de Missionários da Luz nos traz o exemplo acerca do assunto com muita clareza. Vejamos:
Os dezoito companheiros encarnados demoravam-se em rigorosa concentração do pensamento, elevado a objetivos altos e puros. Era belo sentir-lhes a vibração particular. Cada qual emitia raios luminosos, muito diferentes entre si, na intensidade e na cor. Esses raios confundiam-se à distância aproximada de sessenta centímetros dos corpos físicos e estabeleciam uma corrente de força, bastante diversa das energias de nossa esfera. (Francisco C. Xavier/André Luiz: Missionários da Luz, p. 12)

Sendo de extrema importância o desempenho do médium de sustentação, podemos delimitar que, em trabalho, esse participante de reunião mediúnica [...] deve permanecer vigilante e calmo, evitar o sono, acompanhar a condução do dirigente e atuação dos médiuns ostensivos, auxiliando-os com suas vibrações, preces e até mesmo na orientação a ser dada a determinadas entidades, quando o esquema da reunião o permitir e sempre com a anuência prévia do dirigente. (União Espírita Mineira.Mediunidade, p.57)
O médium de sustentação esclarecido de suas responsabilidades deve incessantemente implementar sua formação evangélico-doutrinária .

Nenhum comentário:

Postar um comentário