Powered By Blogger

Pesquisar este blog

Páginas

segunda-feira, 13 de julho de 2015

 NOSSO LAR 01-002

A EPÍFISE

    "Enquanto o nosso companheiro se aproveitava da organização mediúnica, vali-me das forças magnéticas que o instrutor me fornecera, para fixar a máxima atenção no médium. Quanto mais lhe notava as singularidades do cérebro, mais admirava a luz crescente que a epífise deixava perceber. A glândula minúscula transformar-se em núcleo radiante e, em derredor, seus raios formavam um lótus de pétalas sublimes.

    Examinei atentamente os demais encarnados. Em todos eles , a glândula apresentava notas de luminosidade, mas em nenhum brilhava como no intermediário em serviço.
(...)

    Estudara a função da epífise nos meus apagados estudos de médido terrestre. Segundo os orientadores clássicos, circunscreviam-se suas atribuições ao controle sexual no período infantil. Não passava de velador dos instintos, até que as rodas da experiência sexual pudessem deslizar com regularidade, pelos caminhos da vida humana. Depois, decrescia em força, relaxava-se, quase desaparecia, para que as glândulas genitais a sucedessem no campo da energia plena..

    Minhas observações, ali , entretanto, contrastavam com as definições dos círculos oficiais.
(...)

_ Não se trata de órgão morto, segundo velhas suposições - prosseguiu ele - É a glândula da vida mental. Ela acorda no organismo do homem, na puberdade, as forçar criadoras e, em seguida, continua a funcionar, como o mais avançado laboratório de elementos psíquicos da criatura terrestre.
(...) "

1)Alguém poderia nos explicar como é a epífise e onde ela se localiza?

2) Como é vista a função da epífise pela ciência humana?

3) Da época das informações de André Luis até hoje houve alguma modificação dessa visão pela ciência humana?

4) No campo espiritual , e pelas informações passadas pelos Espíritos, qual a importância e a função da epífise?

Conclusão:

- "A pineal se localiza na intersecção de dois planos, um partindo da região frontal, logo acima do início do nariz e outro partindo do meio da cabeça." [Dr. Jorge Cecílio Daher].

- A epífise ou corpo pineal é uma estrutura que mede 8mm de comprimento, surgindo como um divertículo do terceiro ventrículo. Situa-se medianamente e logo abaixo do corpo caloso. A glandula pineal é rica em serotonina e é a partir desta substancia que se forma o hormonio Melatonina.

- A pineal continua tendo funções físicas, como hoje se estuda. Produz um hormónio, melatonina [melanotonina???] que regula o período de actividade e repouso, com função reabastecedora, sendo produzido mais em ambiente escuro. É o que os médicos estão dizendo hoje em dias. Aliás essa região em que se situa, corpo caloso, hipotálamo, cerebelo, regula as funções ditas *inconscientes*.

- Só após a descoberta da melatonina se conheceu sua relação coma luminosidade e a escuridão. (...) a luz interfere na função da pineal através da retina, atingindo o quiasma óptico, o hipotálamo, o tronco cerebral, a medula espinhal, o gânglio cervical superior, chegando finalmente ao nervo coronário na tenda do cerebelo. Entre a pineal e o restante do cérebro não há uma via nervosa direta. A ação da pineal no cérebro se faz pelas repercussões químicas das substâncias que produz.".

- A pineal é uma estrutura glandular, composta de folículos contendo células epitelióides e concentrações de cal (calcificações) denominadas areia cerebral. A pineal em humanos e outros mamiferos não têm conexões neurais diretas com o cérebro exceto por uma via de fibras nervosas simpáticas ao ganglio cervical superior, ou seja está conectada ao sistema nervoso autonomo periférico. A pineal secreta principalmente melatonina. A secreção de melatonina é regulada pelo sistema nervoso simpático, liberada na circulação e no interior do fluido cerebroespinhal, e está aumentada em resposta a hipoglicemia (glicose sanguinea baixa) e na ausência de luz. [Stedman's Dicionário Médico e Endocrinologia Clínica e Básica].

- Sabemos que os chacras estão associados aos plexos nervosos no corpo físico que constituem o sistema nervoso autônomo (simpático e parasimpático), portanto podemos forma uma hipotese de que a pineal possa está associada ao sistema de chakras (coronario?) através dessa conexão com o sistema nervoso simpático, contribuindo assim para os processos da mediunidade.

- Embora , Paulo nos tenha lembrado que: "Não está provada a existência de *centros de força*.

- Quanto à melatonina : "funcionaria melhor sem luz" --- a descoberta consiste exactamente nisso, o hormónio se produz mais abundante à noite, na escuridão, pois a função é reabastecedora e restauradora do metabolismo celular. Provavelmente esse hormónio actua também na mediunidade, do ponto de vista físico.

- A Glândula pineal,no cérebro,é o órgão pelo qual o espírito se expressa mais diretamente, Em torno de 4 meses de gestação,a pineal já está desenvolvida e o espírito reencarnante começa a perder a consciência chegando,logo,à total inconsciência. À medida que a pineal se forma,acentua-se a fixação definitiva do espírito que,então,passa a depender totalmente do cérebro fetal,bloqueando-se as lembranças de vidas anteriores.

- Muito mais que simples glandula da mediunidade ou valvula de controle da sexualidade ela, conforme nos diz Aluiz, "...desata, de certo modo, os laços divinos da Natureza, os quais ligam as existencias umas às outras, na sequencia de lutas pelo aprimoramento da alma..." Pronto: desatar elos que ligam, é o mesmo que desligar...!

Nenhum comentário:

Postar um comentário