Powered By Blogger

Pesquisar este blog

Páginas

segunda-feira, 20 de julho de 2015

UNIÃO ESPÍRITA MINEIRA
ÁREA DE ORIENTAÇÃO MEDIÚNICA
Dirigente Reunião Mediúnica

ANEXOS

O TRABALHO DOS BENFEITORES ESPIRITUAIS NO GRUPO MEDIÚNICO

O Centro Espírita e a Desobsessão

Nilo Calazans de Menezes Filho*

OBJETIVO:

O presente trabalho é uma reflexão sobre a momentosa questão das terapias desobsessivas e foi elaborado com a finalidade específica de ser apresentado, como tema livre, à Comissão Executiva do I Congresso Espírita Brasileiro.

Baseamo-nos nas atividades do gênero realizadas no Centro Espírita Caminho da Redenção, de Salvador - Bahia, ao qual estamos vinculados desde o ano de 1965, participando de reuniões de exposição doutrinária, aplicando passes, doutrinando Espíritos ou dirigindo eventualmente reuniões mediúnicas e, nos dez últimos anos, integrando a equipe do Projeto Manoel Philomeno de Miranda, que se dedica ao trabalho itinerante de fazer divulgação e treinamento a respeito das questões e práticas em torno da mediunidade, das reuniões mediúnicas, da terapia pelos passes e do atendimento fraterno.

Pretendemos demonstrar que as terapias desobsessivas na Casa Espírita dependem do conjunto de todas suas atividades, umas diretamente relacionadas com o atendimento aos enfermos  o Atendimento Fraterno, a Exposição Doutrinária, a Terapia pelos Passes e a Reunião Mediúnica  e outras de natureza formativa e integrativa, que se vão delineando, naturais, após a fase do atendimento de choque, próprio da chegada do carente à Casa Espírita, atividade estas que chamamos de A promoção do ser e que abrangem oportunidades para o estudo e o trabalho sem os quais não se alcança efetivamente a cura real.

Todo este conjunto de tarefas, quando brota de um Centro Espírita bem estruturado em que suas equipes se entrelaçam num clima de harmonia e amizade legítima, cria uma aura de superior qualidade na Casa que se constitui a base para o êxito de suas atividades desobsessivas.

A desobsessão se processa nos planos espiritual e físico, em verdade, um sendo a continuação do outro, porque entrelaçados, mas que devem ser cuidados de per si, tarefas do plano físico geridas pelos homens, mediante inspiração dos Espíritos, e tarefas do espiritual geridas pelos Espíritos com a colaboração dos homens.

Essa percepção deverá induzir os encarnados a realizar bem as suas para não opor obstáculos aos bons Espíritos, que sempre realizam bem as deles. Jamais, portanto interferir na gerência dos Mentores, o que poderá estar sendo feito inconscientemente quando se evocam (direta ou indiretamente) entidades sofredoras para que se comuniquem ou quando se pretende fazer atendimentos além da capacidade e delegação de que se dispõe.

Daí porque, no âmbito da desobsessão, há duas vertentes de ações bem definidas, ou seja: o atendimento aos encarnados (A) e o atendimento aos desencarnados (B)

DESENVOLVIMENTO

A  Atendimento aos Encarnados

A.01  O Padrão Vibratório do Centro Espírita.

Este é o ponto de partida e o fator preponderante que habilita a equipe de trabalho de um Centro Espírita para a atuação bem sucedida na área desobsessiva.

O Centro Espírita que se quer dedicar a esse mister tem de ser preservado das desarmonias vibratórias geradas pelas mentes de seus participantes.

__________________________

* Centro Espírita Caminho da Redenção. Salvador  Bahia. Membro do Projeto Manoel Philomeno de Miranda

Deve haver nele um clima fraternal predominante e seus membros interessados sinceramente na proposta evangélica do amor e da solidariedade entre todos. Referimo-nos ao Centro Espírita como um todo, e não apenas aos grupos mediúnicos, pois todos os seus setores se influenciam reciprocamente, concorrendo cada um para o êxito ou prejuízo dos demais e do conjunto, conforme o teor de cada equipe. Assim, pois, bons pensamentos, sacrifícios, equilíbrio nas ações, doações amorosas elevam o padrão vibratório do Centro Espírita oferecendo bases seguras para a desobsessão. Fora dessas condições, o clima psíquico não favorece as manipulações socorristas especializadas, sequer permitindo a presença dos bons Espíritos, que não vão a lugares onde sabem que suas presenças são inúteis.

Essa idéia de aura psíquica do grupo tem sustentação em André Luiz, no livro Nos Domínios da Mediunidade, quando se referiu ao psicoscópio, enfatizando que os Benfeitores Espirituais podem determinar a posição de cada frequentador, examinando as suas qualificações e programando para eles, no tempo, as possibilidades de trabalho na seara do amor e do bem. Ora, o que se dá a nível de pessoa, se dá a nível de grupo, podendo-se definir o padrão vibratório de um grupo com a média do de seus membros.
Portanto, uma regra em desobsessão é que cada um (pessoa ou Instituição) caminhe de conformidade com os recursos espirituais que possui, valendo o esforço por manter conduta saudável, que se refletirá positivamente no ambiente da Casa Espírita. Isto remete-nos a outra questão: uma equipe de desobsessão não se improvisa; é uma outorga que já vem definida como compromisso reencarnatório daqueles que têm condições de realizá-la.

A.02  Atendimento Fraterno

O Atendimento Fraterno é a porta de acesso por onde o indivíduo carente se adentra ao Centro Espírita. É nele que as suas enfermidades espirituais serão diagnosticadas enquanto lhe são prescritas as orientações e terapias de que se deve utilizar para o processo da desobsessão.

Ressalte-se que, ali mesmo, enquanto desabafa dramas íntimos, já os Espíritos iniciam o socorro, desacoplando parasitas espirituais e renovando-lhe as paisagens mentais e emocionais numa desobsessão lúcida, que antecede o socorro a ser dispensado nas demais etapas do atendimento.

Nesse trabalho, alguns cuidados devem ser tomados para não lesar a sensibilidade do atendido, tirando dele mais do que se lhe dá. Por exemplo: jamais dizer-lhe intempestivamente: Isto o que você está sentindo é obsessão; você está sendo perseguido por Espíritos maus...; nem assustá-lo com opiniões inoportunas: Você é médium; precisa desenvolver imediatamente, senão...; tampouco prometer-lhe curas, porque estas, dependem basicamente do esforço de cada um para se melhorar e da extensão dos débitos que tem com a Vida.

Ao contrário, o Atendimento Fraterno deve caracterizar-se pela técnica correta de levar o atendido à conscientização de seus problemas e despertar nele a vontade de crescer para superar as dificuldades momentâneas que vivencia.

Primeiramente atender bem, ouvi-lo com interesse e compaixão para que ele, na sua catarse, se envolva na energia do atendente fraterno abrindo-se ao processo de ajuda. Em seguida responder-lhe questões e dúvidas, correspondendo-lhe às expectativas pessoais, intelectuais e sobretudo emocionais, para levá-lo a compreensão da própria experiência. Depois virá a fase do personalizar, ou seja: individualizar a experiência, em que o atendente fraterno estimula o atendido, encoraja-o, estimulando-o a sentir-se apto e responsável por si mesmo, levando-o a compreensão de sua experiência de vida. E por fim, orientá-lo quando o ajudado deve encontrar por si, com o auxílio do ajudador, um caminho a seguir, e, conhecendo as possibilidades que o Centro e o Espiritismo oferecem, escolher as que deve utilizar para a superação de suas dificuldades.

Fecharíamos este capítulo deixando bem claro que a orientação a ser dada será a espírita, sempre, não cabendo opiniões pessoais nem quaisquer outras, baseadas em doutrinas diferentes, por mais respeitáveis sejam ou pareçam.

No contexto destas orientações se insere o aconselhamento para que se busque o atendimento profissional especializado na área da saúde (médico, psicólogo ou congênere) muitas vezes indispensável até mesmo para que a assistência espiritual de natureza terapêutica funcione.

A.03  A terapia Pelos Passes

De valor incomensurável como terapia desobsessiva a transmissão de bioenergia.

Promove o desligamento de seres espirituais negativos, enseja a assepsia dos centros de forças, dispersando fluidos prejudiciais, fortalece as células físicas do enfermo, além de restabelecer o seu vigor mental para que refaça os seus vínculos com o anjo guardião através da prece.

Convém enfatizar que a proposta do tratamento bioenergético no Centro Espírita é a do passe espírita aquele em que o passista aplica-o assistido pelos bons Espíritos, que derramam suas energias sobre ele reforçando mediunicamente o seu potencial de cura.

O serviço de passe para se tornar mais eficiente deve estar associado ao Atendimento Fraterno, uma atividade reforçando a outra e vice-versa. Pouco adiantará o passe se a pessoa necessitada de um desabafo não tiver quem a escute, da mesma forma que menos valerá um desabafo se ao cabo do mesmo o paciente não contar com o passe para lhe repor as energias consumidas pelo próprio conflito.

Um Centro Espírita que tem uma proposta de ajuda terapêutica desobsessiva deve criar plantões de passes, de preferência diários, além de aplicá-los após as reuniões de exposições doutrinárias.

A.04  As Reuniões de Exposições Doutrinárias.

Se o atendimento fraterno e o passe correspondem à psicoterapia individual, a reunião de exposição doutrinária corresponde à psicoterapia de grupo. Quando uma pessoa entra num Centro Espírita que tem uma psicosfera elevada já está, até certo ponto, protegida de seus desafetos espirituais, pois, o próprio ambiente defende, ensejando aos Espíritos iniciar ou dar continuidade ao tratamento que estão fazendo, podendo, inclusive realizarem cirurgias perispirituais visando colocar um ponto final naquelas ligações fluídicas, que são as âncoras que dão margem às obsessões. Isto se torna possível, porque o encarnado, ao se interessar e prestar atenção na palestra, desliga-se mentalmente de seus hóspedes psíquicos, sem dar-se conta das maravilhas que lhe favorecem em termos de renovação mental, emocional e até física.

Uma outra ação importante dos Benfeitores é a triagem que fazem das Entidades que acompanham os encarnados, hospedando na Casa aquelas mais suscetíveis de serem doutrinadas nas reuniões mediúnicas.

Ora, um trabalho de tal magnitude não pode ficar a mercê das interferências desestruturadoras, vinda da parte dos encarnados que promovem a reunião, principalmente dos expositores, que, antes de tudo, devem preparar o tema, para que durante a fala, possam veicular uma mensagem positiva.

Nenhum comentário:

Postar um comentário