Powered By Blogger

Pesquisar este blog

Páginas

segunda-feira, 13 de julho de 2015

UNIÃO ESPÍRITA MINEIRA
ÁREA DE ORIENTAÇÃO MEDIÚNICA

Dirigente Reunião Mediúnica

ANEXOS

O TRABALHO DOS BENFEITORES ESPIRITUAIS NO GRUPO MEDIÚNICO

Além do Mentor da reunião que em alguns casos é o próprio Mentor da Casa Espírita assessoram-no grande quantidade de companheiros espirituais, em conformidade com a abrangência e seriedade da reunião. A experiência de quantos se entregam a essa tarefa por longo período, assinala a presença regular de alguns Espíritos, à frente dos trabalhos, mas, costumeiramente, passam pela tarefa muitas Entidades, em atendimentos específicos, quer sejam a parentes, amigos, parceiros ou simplesmente sofredores do caminho.

 De conformidade com a ocasião e o lugar, vemo-los designados sob variadas denominações: enfermeiros, socorristas, vigilantes, amigos ou guardiães espirituais etc. A esse respeito, transcrevemos, da obra supracitada, trechos sugestivos do desempenho desses trabalhadores desencarnados:

* Três guardas espirituais entraram na sala, conduzindo infeliz irmão ao socorro do grupo.10

* Sob a guarda de venerando amigo, que mais se nos afigurava um nome apostolar, pobre Espírito dementado varou o recinto [da reunião mediúnica]. [...] O amigo dementado penetrou o templo com a supervisão e o consentimento dos mentores da casa. 11

* A essa altura, porém, os guardas espirituais permitiram o acesso do infortunado amigo. Achamo-nos positivamente frente a frente com um louco desencarnado. 12

2. Enfermos desencarnados:

É impensável admitir-se uma reunião mediúnica séria sem a presença dos Orientadores e Trabalhadores do Bem, os quais viabilizam a manifestação de Espíritos que sofrem e fazem sofrer, prestando-lhes auxílio espiritual, através do diálogo fraterno e de outras ações de solidariedade cristã, assim como quanto pelos exemplos de conduta moral ilibada por parte dos encarnados.

 Em relação aos enfermos desencarnados via de regra, em número e diversidade inimagináveis, em face de nossa condição espiritual de provas e expiação só em raríssimas ocasiões são eles impedidos de participar diretamente das reuniões. Regularmente, esses irmãos comparecem, se expõem aos médiuns videntes e, em situações específicas, tentam passar despercebidos.

Algumas tentativas de categorização das entidades enfermas que comparecem às reuniões mediúnicas, têm contribuído para visualizar diferentes ângulos dessa problemática, ainda que o estudo se revele sempre incompleto, ante a quase infinita capacidade do homem de reinventar, nos desajustes contumazes, dores e sofrimentos para si.

Consideremos oportuno, neste estudo, o exame de algumas classificações, fruto de pesquisas e estudos sistemáticos, realizados por companheiros dedicados, com experiência na assistência a enfermos desencarnados, anos a fio de labor mediúnico nas reuniões espíritas. Cônscios de nossa responsabilidade ante o conhecimento da dor alheia, nós, os trabalhadores da mediunidade, recordemos, Jesus, (Mateus, 10:8) em sua oportuna e preciosa exortação:

Curai os enfermos, limpai os leprosos, ressuscitai os mortos, expulsai os demônios: de graça recebestes, de graça dai.

Allan Kardec, em sua obra incomensurável, formulou uma escala espírita. Orientado pelos Espíritos, informou-nos sobre a generalidade da classificação, cujo caráter não deveria ser considerado absoluto. Kardec tomou por base o grau de adiantamento dos Espíritos, as qualidades já adquiridas e as imperfeições de que ainda teriam de despojar. Examinemos, nas suas linhas gerais, essas três grandes divisões, denominadas ordens, proposta na Escala Espírita:

Os Espíritos, em geral, admitem três categorias principais ou três grandes divisões. Na última, a que fica na parte inferior da escala, estão os Espíritos imperfeitos, caracterizados pela predominância da matéria sobre o espírito e pela propensão para o mal. Os da segunda se caracterizam pela predominância do espírito sobre a matéria e pelo desejo do bem: são os bons Espíritos. A primeira, finalmente, compreende os Espíritos puros, os que atingiram o grau supremo da perfeição.1

A terceira ordem (ou divisão), a que engloba os Espíritos imperfeitos, compõem os comunicantes desencarnados usuais nas reuniões mediúnicas. Foram agrupados por Kardec em cinco classes principais: Espíritos impuros; Espíritos levianos; Espíritos pseudo-sábios; Espíritos neutros e Espíritos batedores e perturbadores.2

Espíritos Impuros - inclinados ao mal, de que fazem o objeto de suas preocupações.

Espíritos Levianos - ignorantes, maliciosos, irrefletidos e zombeteiros. Metem-se em tudo, a tudo respondem, sem se incomodarem com a verdade.

Espíritos Pseudo-sábios - dispõem de conhecimentos bastante amplos, porém, crêem saber mais do que realmente sabem.

Espíritos Neutros - nem bastante bons para fazerem o bem, nem bastante maus para fazerem o mal. Pendem tanto para um como para o outro e não ultrapassam a condição comum da Humanidade, quer no que concerne ao moral, quer no que toca à inteligência. Apegam-se às coisas deste mundo, de cujas grosseiras alegrias sentem saudades.

Espíritos Batedores e Perturbadores - estes Espíritos, propriamente falando, não formam uma classe distinta pelas suas qualidades pessoais. Podem caber em todas as classes da terceira ordem.

À guisa de ilustração, passemos em ligeira revista, outras classificações, dignas de exame em nosso despretensioso texto. Primeiramente, mencionamos o trabalho mediúnico de assistência a desencarnados enfermos, realizado nos idos de 1952, em cidade mineira, cujos registros encontramos na obra Instruções Psicofônicas. Nela encontraremos, na sua Adenda8 um Boletim de Serviço Espiritual, com a estatística relativa ao primeiro ano de labor espírita. Consideramos útil ao nosso estudo a classificação dos enfermos, ali contida, pelo que achamos por bem reproduzi-la a seguir:

GRUPO MEIMEI - I Ano - 31-07-1952 a 30-07-1953

Grupo realizou, durante o ano, 53 sessões práticas, com a seguinte quota de serviço:
288 manifestações psicofônicas de Espíritos perturbados e sofredores, incluindo 251 entidades e 37 reincidências.

Os 251 companheiros menos felizes que compareceram às reuniões estão assim subdivididos:

77 irmãos ligados ao pretérito próximo e remoto de componentes da instituição;

 126 necessitados de assistência moral; e 48 recém-desencarnados;

Os comunicantes foram catalogados na ordem seguinte:

07 casos de licantropia;

92 casos de alienação mental;

48 casos de choques por desencarnação; e 104 casos de perturbações diversas.

Essa transcrição tem o único propósito de ressaltar o leque de possibilidades que há na categorização de enfermos desencarnados, presentes às reuniões mediúnicas.

Vale examinar o relatado expresso na obra Obsessão - Desobsessão sobre os tipos de Espíritos comunicantes nas reuniões de desobsessão embora não exclusivamente nestas onde a autora enumera quinze ordens de Espíritos. Trabalhadora da mediunidade, com longo tempo de labor, reconhece humilde, a generalidade de sua classificação.7

Extraímos, para o nosso exame, apenas as categorias de Espíritos citadas, sem a preocupação de defini-las ou compará-las, entre si, ou com as demais classificações.

1. Espíritos que não conseguem falar

2. Espíritos que desconhecem a própria situação

3. Espíritos suicidas

4. Espíritos alcoólatras e toxicômanos

5. Espíritos que desejam tomar o tempo da reunião

6. Espíritos irônicos

7. Espíritos desafiantes

8. Espíritos descrentes

9. Espíritos dementados

10. Espíritos amedrontados

  11. Espíritos que auxiliam os obsessores espíritos vingativos

12. Espíritos mistificadores

13. Espíritos obsessores inimigos do Espiritismo

14. Espíritos galhofeiros, zombeteiros

15. Espíritos ligados a trabalhos de magia, terreiro, etc.

16. Espíritos sofredores

Não poderíamos deixar de lembrar, também, o profícuo trabalho realizado por Hermínio Correia de Miranda, no campo da mediunidade, registrado na obra Diálogo com as Sombras5 Nele o autor classifica os obsessores em nove ordens de comunicantes desencarnados, freqüentes nas reuniões mediúnicas:

1. O obsessor

2. O perseguido

3. O que apresenta deformações perispirituais

4. O dirigente das Trevas

5. O planejador

6. Os juristas

7. O executor

8. O religioso

9. O intelectual

10. O vingador

11. Magos e Feiticeiros

12. Magnetizadores e hipnotizadores

13. Mulheres

Nenhum comentário:

Postar um comentário