Powered By Blogger

Pesquisar este blog

Páginas

domingo, 12 de julho de 2015

NOSSO LAR 01-001

"(...) Fixando-se a expressão espantadiça, Alexandre continuou:

 _ Preliminarmente, devemos reconhecer que, nos serviços mediúnicos, preponderam os fatores morais. Neste momento, o médium, para ser fiel ao mandato superior, necessita clareza e serenidade, como o espelho cristalino dum lago. De outro modo, as ondas de inquietude perturbariam a projeção de nossa espiritualidade sobre a materialidade terrena, como as águas revoltas não refletem as imagens sublimes do céu e da Natureza ambiente.

Indicando o médium, prosseguiu o orientador com voz firme: 

 _ Este irmão não é um simples aparelho. É um Espírito que deve ser tão livre quanto o nosso e que, a fim de se prestar ao intercâmbio desejado, precisa renunciar a si mesmo, com abnegação e humildade, primeiros fatores na obtenção de acesso à permuta com as regiões mais elevadas, Necessita calar, para que outros falem; dar de si próprio, para que outros recebam. Em suma, deve servir de ponte, onde se encontrem interesses diferentes. Sem essa compreensão consciente do espírito de serviço, não poderia atender aos propósitos edificantes. Naturalmente, ele é responsável pela manutenção dos recursos interiores, tais como a tolerância, a humildade, a disposição fraterna, a paciência e o amor cristão; todavia, precisamos cooperar no sentido de manter-lhe os estímulos de natureza exterior, porque se o companheiro não tem pão, nem paz relativa, se lhe falta assistência nas aquisições mais simples, não poderemos exigir-lhe a colaboração, redundante em sacrifício. Nossas responsabilidades, portanto, estão conjugadas nos mínimos detalhes da tarefa a cumprir.
(...) "

Correlações Sugeridas:

**Livro dos Espíritos:
 Questões 893 à 919

 **Livro dos Médiuns:
Capítulo XX - Da influência moral do médium
Capítulo XXI - Da influência do meio

 ** O Evangelho Segundo o Espiritismo:
Capítulo XVII - Sede perfeitos

----

 "(...)

 Deslocando, porém, a sua atenção do cérebro para a máquina corpórea em geral, o orientador prosseguiu: 

_ A operação da mensagem não é nada simples, embora os trabalhadores encarnados não tenham consciência de seu mecanismo intrínseco, assim como as crianças, em se fartando no ambiente doméstico, não conhecem o custo da vida ao sacrifício dos pais. Muito antes da reunião que se efetua, o servidor já foi objeto de nossa atenção especial, para que os pensamentos grosseiros não lhe pesem no campo íntimo. Foi convenientemente ambientado e, ao sentar-se aqui, foi assistido por vários operadores de nosso plano. Antes de tudo, as células nervosas receberam novo coeficiente magnético para que não haja perdas lamentáveis do tigróide (corpúsculo de Nissl), necessário aos processos da inteligência. O sistema nervoso simpático, mormente o campo autônomo do coração, recebeu auxílios energético e o sistema nervoso central foi convenientemente atendido, para que não se comprometa a saúde do trabalhador de boa vontade. O vago foi defendido por nossa influenciação contra qualquer choque das vísceras. As glândulas supra-renais receberam acréscimo de energia, para que se verifique acelerada produção de adrenalina, de que precisamos para atender ao dispêndio eventual das reservas nervosas. 

Nesse instante, vi que o médium parecia quase desencarnado. Suas expressões grosseiras, de carne, haviam desaparecido ao meu olhar, tamanha a intensidade da luz que o cercava, oriunda de seus centros perispirituais. Após longo intervalo, Alexandre continuou: 

_ Sob nossa apreciação, não temos o arcabouço de cal, revestido de carboidratos e proteínas , mas outra expressão mais significativa do homem imortal, filho do Deus Eterno. Repare, nesta anatomia nova, a glória de cada unidade minúscula do corpo. Cada célula é um motor elétrico que necessita de combustível para funcionar, viver e servir. 

(...) "

Correlações sugeridas:

 ** Livro dos Espíritos:
Introdução - item XV
Questões: 367 à 370
Questões:  688 à 691
Questão: 703

 ** Livro dos Médiuns: Segunda parte
Capítulo I - Da Ação dos Espíritos sobre a matéria
Capítulo XVI, item 188 e item 194
Capítulo XVIII - Dos Inconvenientes e Perigos da Mediunidade

** Obras Póstumas
Primeira parte : Manifestações dos Espíritos
Parágrafo 6 - Dos médiuns

Conclusão:

Para a conclusão, ideias dos proprios companheiros, que no conjunto se mostraram absolutamente coerentes com a proposta da lição estudada. Ao final dos textos faremos a consolidação.

[Evelyn]: acredito que a condição moral está atrelado a libertação das influências de irmãos inferiores como diz Joana de Angelis.
Acredito também, que nós devemos nos esforçar para sermos médiuns conscientes, fazer nossa reforma íntima, cuidar de nossa alimentação, porque sabemos da dificuldade que o plano espiritual tem quando encontram médiuns totalmente alheios a estes itens.

[Lu]: Eu diria que a mediunidade teria caráter mais abrangente que expiação; pois assim como pode ser ela originária da necessidade de resgates de débitos do passado; tem aquela que tb vem por compromisso  assumido...

[Othon]: Entre muitas bênçãos divinas recebidas, a mediunidade tem caráter expiatório e provacional. Requer responsabilidade elevada, pois independente da sua forma e graduação, nos transforma em vaso de elevação espiritual, a serviço do nosso semelhante e em sintonia com o Pai. É um dom que necessita ser constantemente burilado com as mãos da humildade...

[Paulo Dias]: Assinalando aqui uma coisa fundamental, como citou a Lu, "A fé não é a condição rigorosa; sem dúvida, lhe secunda os esforço, mas não é indispensável; a pureza da intenção, o desejo e a boa vontade bastam. Têm-se visto pessoas inteiramente incrédulas ficarem espantadas de escrever a Seu mau grado, enquanto crentes e sinceros não o conseguem, o que prova que esta faculdade se prende a uma disposição orgânica." LM 209...

[Raquel]: Se não estudarmos o Livro dos médiuns, se não adquirirmos autodisciplina,todo trabalho será em vão...E a Conduta  Espírita,é a melhor forma de conduzir a mediunidade....  Uma parte é certa,....sempre encontraremos a ajuda  necessária no momento certo,qdo estivermos em nome do bem.

CONCLUSÃO

1. Mt.10,8...Curai os enfermos, limpai os leprosos, ressuscitai os mortos, expulsai os demônios: de graça recebestes, de graça daí.
Este ensinamento de Jesus é mais abrangente que possa parecer à primeira vista. Não se refere apenas ao fato de se estipular pagamentos amoedados para aquelas atividades, mas: 

 · Não impor condições no exercício da mediunidade,  seja na casa espirita seja na tarefa prop.dita 

· Não exigir dos benfeitores espirituais a proteção e os recursos que ainda não fizemos por merecer. 

· Não impor ideias, opiniões e propostas, nos ambientes da tarefa, como se fôssemos oráculos divinos. 

· Não pretender posição de destaque perante os trabalhadores comuns da seara, como se fôssemos representantes insignes da espiritualidade, entre os homens. 

· Não descurar da assepsia da alma quando na tarefa junto aos desencarnados, mas tampouco dos cuidados do corpo referentes a  ingestão descontrolada de bebidas ou alimentos.

Os Médiuns: da obra "Emmanuel" - cap 11

 "Os médiuns, em sua generalidade, não são missionários da acepção comum do termo; são almas que fracassaram desastradamente, que contrariaram sobremaneira o curso das Leis Divinas, e que resgatam sob o peso de severos compromissos e ilimitadas responsabilidades, o passado obscuro e delituoso. O seu pretérito, muitas vezes se encontra enodoado de graves deslizes e erros clamorosos. Quase sempre, são espíritos que tombaram dos cumes sociais pelos abusos do poder, da autoridade, da fortuna e da inteligência, que regressam ao orbe terráqueo para se sacrificarem em favor do grande numero de almas que desviaram das sendas luminosas da fé, da caridade e da virtude. São almas arrependidas que procuram arrebanhar todas as felicidades que perderam, reorganizando, com sacrifícios, tudo quanto esfacelaram nos seus instantes de criminosas arbitrariedades e de condenável insânia"

COMO SER UM MÉDIUM DO CRISTO

 Jocosamente pode-se dizer que deverão entrar para o partido do PTE (prece, trabalho e estudo).

PRECE
 Elimina possibilidade das obsessões e enfermidades de natureza psíquica. Cria uma psicosfera favorável a ação dos bons espíritos, fazendo do médium um instrumento útil em todos os ambientes em que o socorro da espiritualidade seja necessário

ESTUDO
O aprimoramento intelectual, moral e evangélico, acelera o processo do amadurecimento psicológico, auxiliando no discernimento e utilização dos recursos anímicos atuais e do pretérito.

TRABALHO
  A tarefa de auxilio fraternal angaria, a favor do médium, a simpatia, nas duas dimensões da vida, pois segundo André Luiz, na pg 224 da obra "Os Mensageiros" : - ...encontrando-se na atividade do Bem, o trabalhador sincero e eficiente receberá recursos sempre mais vastos e a colaboração espiritual de ordem superior! Desta forma, suas lutas contra as pressões de natureza inferior e contra os inimigos do Bem serão sempre travadas em presença das hostes celestiais que o ampararão, com as bênçãos do Cristo.



"... e dizia a todos: se alguém quer vir após mim, negue-se a si mesmo, e tome cada dia a sua cruz e siga-me" (Lc.9,23)

Nenhum comentário:

Postar um comentário