Powered By Blogger

Pesquisar este blog

Páginas

terça-feira, 14 de julho de 2015

COEM II - Sociedade Espírita Obreiros do Bem
COEM II- SEOB
UNIDADE TEÓRICA 15


O TRANSE MEDIÚNICO E TÉCNICAS DE RELAXAMENTO

... A dinâmica mediúnica revela um estado alterado de consciência, portanto um autêntico estado de transe. (Jorge Andrea)

Para iniciarmos o estudo prático da mediunidade precisamos entender o que é transe e o que é um estado alterado de consciência. Para tanto vamos nos servir, inicialmente, dos conhecimentos e dos estudos da consciência realizados pela Psicologia Transpessoal.

Nos estudos da hipnose o transe é um estado alterado da consciência; ou um estado natural da consciência diferente .do estado de vigília. Neste estado a pessoa experimenta um estado diferente de consciência, com a mente consciente focada e parcialmente alerta; enquanto sua mente inconsciente experimenta formas variadas de manifestar as riquezas do inconsciente.

O transe pode acontecer em várias intensidades como; leve, média, profunda, sonambulismo, sono fisiológico.

Sabemos hoje, que durante o dia passamos por diversos estados de consciência. Os mais perceptíveis são o estado de vigília quando estamos plenamente conscientes dos conteúdos que ocorrem em pensamentos e ações; estado de sono quando dormimos; o de devaneio quando começamos a dormir. Outros existem entretanto, menos perceptíveis.

Os estudos da consciência nos dão conta que ela pode se ampliar e permitir que o indivíduo vivencie estados que por serem incomuns são chamados de alterados. O melhor seria dizer estados ampliados de consciência.

Kenneth Ring, um estudioso da consciência estabeleceu uma cartografia da consciencia, como que mapeando os estados de consciência. Esta cartografia pode nos auxiliar no entendimento no processo do transe mediúnico. Ele usa a imagem de um cone formado por círculos concêntricos. O que fica na ponta do cone e de menor amplitude é o estado de vigília, onde as percepções e sensações estão presas aos cincos sentidos. A medida que começamos a ampliar a consciência outros estados acontecem e vão desde o estado pré consciente a té o estado de êxtase espiritual, amplitude máxima e que seria a base do cone.

Num dos estados ampliados de consciência ele situa a possibilidade do encontro com entidades espirituais e guias Estado que nós chamamos de transe mediúnico, onde ocorre o fenómeno da mediunidade.
Para que possamos realizar a ampliação de consciência a esse nível temos que seguir os mesmos passos como preconizados por alguns hipnólogos para um transe.

Em primeiro lugar é preciso fazer a atenção voltar-se para dentro de si mesmo, realizando o que chamamos de silêncio interior.

E muito difícil silenciar a mente inquieta. Mil pensamentos povoam a nossa mente resultado de todos os estímulos que nos cercam, tanto internos quanto externos.

Inicialmente podemos ir lentamente voltando a nossa atenção para as sensações do próprio corpo, percebendo como ele está, seus pontos de tensão, ampliando silenciosamente a respiração para que ela vá progressivamente proporcionando um relaxamento físico e posteriormente um relaxamento psíquico.

Para algumas pessoas é muito difícil relaxar. Talvez seja preciso ir relaxando parte por parte do corpo utilizando técnicas como a de Relaxamento Progressivo de Jacobson, onde vamos lentamente nos conscientizando de cada parte de nosso corpo e em seguida relaxando. Começando pelos pés, tornozelos pernas e coxas e assim sucessivamente até atingir o rosto e finalmente os olhos que relaxam e a mente fica vazia, preparando desta forma a mente para o passo seguinte que é a abstração do pensamento.

Esta técnica permite que o relaxamento seja feito de forma progressiva e consciente, e cada vez mais a atenção vais sendo retirada do exterior, dos barulhos que possam acontecer em torno, das preocupações do dia, passando esta atenção para o próprio corpo, para a sensação de relaxamento e para a tranqüilidade mental, preparando para o transe propriamente dito, ainda não mediúnico.

Quando já se está habituado a relaxar não será necessário fazer todo o processo lentamente. Enquanto isso não acontece é bom relaxar regularmente para se habituar a um estado de não tensão.

São importantes indutores de relaxamento a musica suave e as imagens mentais que sugerem calma e tranqüilidade.

Quando relaxamos, soltamos a musculatura vamos permitindo que haja afrouxamento dos laços que prendem o espírito ao corpo. Este afrouxamento possibilita também a ampliação da consciência, abrindo caminho par o transe mediúnico.

E muito importante ir dominando cada fase do processo em que ocorre o fenômeno mediúnico, lenta e gradualmente, para que cada passo seja dado com segurança e tranqüilidade. Como diz André Luiz:

Médiuns somos todos nós nas linhas de atividade em que nos situamos, mas a mediunidade não basta por si só, também é necessário que elevemos o nosso padrão de conhecimento pelo estudo do bem conduzido e apuremos a qualidade de nossa emoção pelo exercício constante das virtudes superiores...

ROTEIRO: O TRANSE MEDIÚNICO E TÉCNICAS DE RELAXAMENTO

O que é transe?

Fases de um transe.

Estados de consciência.

Por que relaxar?

Como relaxar?

Técnicas de relaxamento.

PFV-pag 121, l~ ed.; HEPP, CCH. NDM cap. 1

Nenhum comentário:

Postar um comentário