Powered By Blogger

Pesquisar este blog

Páginas

terça-feira, 21 de julho de 2015

ESTUDANDO O CRISTIANISMO 12


12  O ANO E O MÊS DO NASCIMENTO DE JESUS

12.6.1 - SIMEÃO E O MENINO Lc 2. 25-35

25 Havia em Jerusalém um homem chamado Simeão; homem este justo e piedoso que esperava a consolação de Israel; e o Espírito Santo estava sobre ele. 26 Revelara-lhe o Espírito Santo que não passaria pela morte antes de ver o Cristo do Senhor. 27 Movido pelo Espírito foi ao templo; e, quando os pais trouxeram o menino Jesus para fazerem com ele o que a lei ordenava, 28 Simeão o tomou nos braços e louvou a Deus, dizendo: 29 agora, Senhor, despedes em paz o teu servo, segundo a tua palavra; 30 porque os meus olhos já viram a tua salvação, 31 a qual preparaste diante de todos os povos: 32 luz para revelação aos gentios, e para a glória do teu povo de Israel. 33 E estavam o pai e a mãe do menino admirados do que dele se dizia. 34 Simeão os abençoou e disse a Maria, mãe do menino: Eis que este menino está destinado tanto para a ruína como para levantamento de muitos em Israel, e para ser alvo de contradição 35 (também uma espada traspassará a tua própria alma), para que se manifestem os pensamentos de muitos corações,
Dizem que Simeão, homem justo e temente a Deus, mencionado no Evangelho  de Lucas, após saudar Jesus criança, no templo de Jerusalém, conservou o nos braços acolhedores de velho, a distância de José e Maria, dirigiu-lhe a palavra, com discreta emoção:

Celeste menino- perguntou o patriarca -, por que preferiste a palha humilde da Manjedoura? Já que vens representar os interesses do Eterno Senhor da terra, como não vestiste a púrpura imperial? Como não nasceste ao lado de Augusto, o divino, para defender o flagelado povo de Israel? Longe dos senhores romanos, como advogarás a causa dos humildes e dos justos? Por que não vieste ao pé daqueles que vestem a toga dos magistrados? Então, poderias ombrear com os patrícios ilustres, movimentar-te-ias entre legionários e tribunos, gladiadores e pretorianos, atendendo-nos à libertação... Por que não chegaste, como Moisés, valendo-se do prestígio da casa do faraó? Quem te preparará, Embaixador Eterno, para o ministério santo? Que será de ti, sem lugar no Sinédrio? Samuel mobilizou a força contra os filisteus, preservando-nos a superioridade; Saul guerreou até à morte, por manter-nos a dominação; David estimava o fausto do poder; Salomão, prestigiado por casamento de significação política, viveu para administrar os bens enormes que lhe cabiam no mundo... Mas tu? Não te ligaste aos príncipes, nem aos juízes, nem aos sacerdotes... Não encontrarias outro lugar além do estábulo singelo?!...

Jesus menino escutou-o, mostrou-lhe sublime sorriso, mas o ancião, tomado de angústia, contemplou-o, mais detidamente, e continuou:

- Onde representarás os interesses do Supremo Senhor? Sentar-te-ás entre os poderosos?

Escreverás novos livros de sabedoria? Improvisarás discursos que obscureçam os grandes oradores de Atenas e Roma? Amontoarás dinheiro suficiente para redimir os que sofrem? Erguerás novo templo de pedra, onde o rico e o pobre aprendam a ser filhos de Deus? Ordenarás a execução da lei, decretando medidas que obriguem a transformação imediata de Israel?

Depois de longo intervalo, indagou em lágrimas:

- Dize- me, ó Divina criança, onde representarás os interesses do nosso Supremo pai?

O menino tenro ergueu, então, a pequenina destra e bateu, muitas vezes, naquele peito envelhecido que se inclinava já para o sepulcro...

Nesse instante, aproximou-se Maria e o recolheu nos braços maternos. Somente após a morte do corpo, Simeão veio a saber que o Menino Celeste não o deixara sem resposta.

O infante Sublime, no gesto silencioso, quisera dizer que não vinha representar os interesses do Céu nas organizações respeitáveis, mas efêmeras da terra. Vinha da casa do pai justamente para representá-lo no coração dos homens 28.

12.6.2 A PROFETISA  ANA - Lc 2. 36-38

36 Havia uma profetisa, chamada Ana, filha de Fanuel, da tribo de Aser, avançada em dias, que vivera com seu marido sete anos desde que se casara, 37 e que era viúva de oitenta e quatro anos. Esta não deixava o templo, mas adorava noite e dia em jejuns e orações. 38 E, chegando naquela hora, dava graças a Deus, e falava a respeito do menino a todos os que esperavam a redenção de Jerusalém.

12.6.2.1 - CÂNTICO DE ANA - 1 SAMUEL 2. 1-10.

Meu coração se exultou no Senhor, a minha força foi exaltada no meu Deus; a minha boca dilatou-se para responder aos meus inimigos, porque me alegrei na salvação que recebi de ti. Não há quem seja santo como o Senhor, nosso Deus. Não queirais multiplicar palavras altivas, vangloriando-vos; afaste-se da vossa boca a antiga linguagem, porque o Senhor é o Deus das ciências e os seus desígnios são retos. O arco dos fortes quebrou-se, e os fracos foram revestidos de força. Os que antes estavam cheios de bens assalariaram-se para terem pão; e os famintos foram saciados; até a estéril teve muitos filhos; e a que tinha muitos perdeu a força. O Senhor  é que tira a vida e a dá, leva à habitação dos mortos e a tira dela. O Senhor é quem empobrece e enriquece, quem humilha e exalta. Levanta o pobre do pó e do esterco eleva o indigente, para que se sente com os príncipes, e ocupa um trono de glória. Porque do senhor são os pólos da terra e sobre eles pôs o mundo. Ele guardará os pés dos seus santos e os ímpios ficarão mudos nas trevas; porque o homem não será forte na sua robustez. Tremerão diante do Senhor os seus inimigos, e ele trovejará sobre eles dos céus; o Senhor julgará as extremidades da terra, dará o império ao seu rei e exaltará a glória do seu ungido.

13 A FUGA PARA O EGITO

 Tendo eles partido, eis que aparece um anjo do Senhor a José em sonho, e diz: Dispõe-te, toma o menino e sua mãe, foge para o Egito, e permanece lá até que eu te avise; porque Herodes há de procurar o menino para o matar. Dispondo-se ele, tomou de noite  o menino e sua mãe, e partiu para o Egito; e lá ficou  até à morte de Herodes, para que se cumprisse o que fora dito pelo Senhor, por intermédio do profeta: Do Egito chamei o meu filho.

14  A MATANÇA DOS INOCENTES

Vendo-se iludido pelos magos, enfureceu-se Herodes grandemente, e mandou matar todos os meninos de Belém e de todos os seus arredores, de dois anos para baixo, conforme o tempo do qual com precisão se informara dos magos. Então, se cumpriu o que fora dito, por intermédio do profeta Jeremias: Ouviu-se um clamor em Ramá, pranto e grande lamento; era Raquel chorando por seus filhos e inconsolável porque não mais existem.

Sigmar Gama

Nenhum comentário:

Postar um comentário