Powered By Blogger

Pesquisar este blog

Páginas

segunda-feira, 13 de julho de 2015

ESTUDANDO O CRISTIANISMO 8

8  A PREPARAÇÃO DA VINDA DE JESUS FEITA PELO PLANO ESPIRITUAL

Segundo Humberto de Campos , tudo estava preparado para a vinda de Jesus. O século era de paz. O grande império do mundo, como que influenciado por um conjunto de forças estranhas, descansava numa onda de harmonia e de júbilo, depois de guerras seculares e tenebrosas.

O hino de uma paz duradoura começava em Roma para terminar na mais remota de suas províncias, acompanhado de amplas manifestações de alegria por parte da plebe anônima e sofredora.

A cidade dos Césares se povoava de artistas, de espíritos nobres e realizadores. Em todos os recantos, permanecia a sagrada emoção de segurança, enquanto o organismo das leis se renovava, distribuindo os bens da educação e da justiça.

A alma coletiva do Império nunca sentira tamanha impressão de estabilidade e de alegria. A paisagem gloriosa de Roma jamais reunira tão grande número de inteligências. É nessa época que surgem Virgílio , Horácio , Ovídio , Salústio , Tito Lívio  e Mecenas , como favoritos dos deuses.

Em todos os lugares lavravam-se mármores soberbos, esplendiam jardins suntuosos, erigiam-se palácios e santuários, protegia-se a inteligência, criavam-se leis de harmonia e de justiça, num oceano de paz inigualável. Os carros de triunfo esqueciam, por algum tempo, as palmas de sangue e o sorriso da deusa Vitória não mais se abria para os movimentos de destruição e morticínio.

Acercavam-se de Roma e do mundo não mais espíritos belicosos, como Alexandre  ou Aníbal , porém outros que se vestiriam dos andrajos dos pescadores, para servirem de base indestrutível aos eternos ensinos do Cordeiro. Imergiam nos fluidos do planeta os que preparariam a vinda do Senhor e os que se transformariam em seguidores humildes e imortais dos seus passos divinos.

Ia chegar a Terra o sublime Emissário. Sua lição de verdade e de luz ia espalhar-se pelo mundo inteiro, como chuva de bênçãos magníficas e confortadoras. A Humanidade vivia, então, o século da Boa Nova. Era a festa do noivado a que Jesus se referiu no seu ensinamento imorredouro.

Antes, porém, de relatarmos o nascimento do Messias, cabe algumas observações sobre o nascimento do Precursor, que veio abrir as veredas para o Mestre.


Sigmar Gama

Nenhum comentário:

Postar um comentário