Powered By Blogger

Pesquisar este blog

Páginas

sábado, 11 de julho de 2015

6 = COEM II - Sociedade Espírita Obreiros do Bem

COEM II- SEOB

UNIDADE TEÓRICA 06


A INTERFERENCIA DOS ESPÍRITOS


Interferência dos Espíritos nos acontecimentos da vida é fato conhecido desde a mais remota antigUidade. Povos selvagens, isolados, quando descobertos, revelaram suas crenças nos Espíritos aos quais adoravam através das mais variadas e às vezes, bizarras formas de culto. Dentro da própria história é comum encontrarmos narrativas sobre a interferência espiritual da forma inequívoca. Na Índia, na Pérsia, na Mesopotâmia, no Egito e na própria Grécia, berço da filosofia, onde encontramos a figura singular de Sócrates a ouvir, desde menino, a voz do seu daimon (gênio). Na França medieval, Joana DArc, jovem camponesa, ouvindo vozes chegou a orientar com sucesso o exército de seu país na Guerra dos Cem Anos contra Inglaterra.


Foi com o advento do Espiritismo, sobretudo, que esse fenômeno passou a ser estudado com maior profundidade, partindo-se da observação dos fatos através do método racional. Pelos fatos foi que chegamos à teoria. E certo que, para isso, tivemos de nos consagrar a assíduo trabalho durante muitos anos e de fazer milhares de observações... (AlIan Kardec, LM, Introdução).


LEI DE SINTONIA


Estudada em várias obras espíritas, a lei de sintonia explica a possibilidade da ocorrência da interferência espiritual. A lei das atrações e correspondências rege todas as coisas; as vibrações, atraindo vibrações similares, aproximam e vinculam as almas, os corações, os pensamentos... Sabemos que tudo vibra e irradia no Universo porque tudo éforça, luz e vida... Tal é o principio da evolução; reside na capacidade que possui o indivíduo de assimilar as forças misteriosas da natureza para se elevar, mediante o seu auxilio e ascender gradualmente até à causa das causas, à fonte inexaurível de que procede toda a vida (Leon Denis, NI, cap. VIII).


Quanto mais se investiga a natureza, mais se convence o homem de que vive num reino de ondas transformadas em luz, eletricidade, calor ou matéria, segundo o padrão vibratório em que se exprimam. Existem, no entanto, outras manifestações da luz, da eletricidade. do calor e da matéria, desconhecidas nas faixas da evolução humana, das quais, por enquanto, somente poderemos recolher informações pelas vias do Espírito. (André Luiz, MM, pág. 19,4 edição).


INFLUENCIA BENIGNA E MALIGNA


AÇÕES ESPECIFICAS DE ESPÍRITOS JUNTO AO HOMEM


Em O Livro dos Espíritos, Ailan Kardec dedica o capítulo IX da Segunda Parte ao estudo da intervenção dos Espíritos no mundo corporal, leitura à qual remetemos o leitor, citando neste resumo apenas algumas questões que julgamos de vital importância para o propósito que pretendemos atingir, fazendo uma conexão com a lei de sintonia atrás nomeada. Na questão 457, Kardec indaga aos Espíritos:


Podem os Esp fritos conhecer os nossos mais secretos pensamentos?


Muitas vezes chegam a conhecer o que desejaríeis ocultar de vós mesmos. Nem atos, nem pensamentos se lhes podem dissimular .


Como influência benigna poderíamos citar a ação dos Espíritos protetores, familiares ou simpáticos, em especial nosso Espírito protetor, como vemos na questão 491


Qual a missão do Espírito protetor?


A de um pai com relação aos filhos; a de guiar o seu protegido, pela senda do bem, auxiliá-lo com seus conselhos, consolá-lo nas aflições, levantar-lhe o ânimo nas provas da vida .


Pelos nossos pensamentos e atitudes poderemos nos ligar a Espíritos ainda presos ao mal, sofrendo as conseqüências negativas dessa ligação. Na questão 466, Kardec pergunta:


Por que permite Deus que Esp fritos nos excitem ao mal?


Os Espíritos imperfeitos são instrumentos próprios a por em prova a fé e a constância dos homens na prática do bem. Daí o passares pelas provas do mal, para chegares ao bem. A nossa missão consiste em te colocarmos no bom caminho. Desde que sobre ti atuam influências más, é que as atrais, desejando o mal; portanto os Esp fritos inferiores correm a te auxiliar no mal, logo que desejes praticá-lo...


Mas outros também te cercarão, esforçando-se por te influenciarem para o bem, o que restabelece o equilíbrio da balança e te deixa senhor dos teus atos.


Especialmente na prática da mediunidade, encontramos a dificuldade da obsessão em suas formas. Entre os escolhos que apresenta a prática do Espiritismo, cumpre se coloque na primeira linha a obsessão, isto é, domínio que alguns Espíritos logram adquirir sobre certas pessoas. Nunca é praticada senão pelos Esp fritos inferiores, que procuram dominar.(Ailan Kardec, LM, cap. X)(lIl).


Por ser um assunto complexo e de extrema importância em nossa vida e especialmente na prática da mediunidade, a obsessão será melhor estudada em outras aulas deste curso.


ROTEIRO: INTERFERÊNCIA DOS ESPÍRITOS


Interferência espiritual - LE  456 a 458


Lei de sintonia - Nl -VIII


Influência benigna e maligna - LE459a472


Ações específicas de Espíritos junto aos homens - LE525a534

Nenhum comentário:

Postar um comentário