Powered By Blogger

Pesquisar este blog

Páginas

quinta-feira, 19 de março de 2015

4 -- ASSIM É O CENTRO ESPÍRITA -- Quem é

O Trabalhador

Compreende a importância da Doutrina Espírita e os benefícios que ela traz para a Humanidade em geral e para o homem em particular.
Empenha-se em servir na tarefa de promover o estudo, a difusão e a prática do Espiritismo, de forma espontânea, voluntária, consciente e gratuita.
Procura conhecer e estudar, de forma aprofundada, os ensinos fundamentais da Doutrina Espírita, contidos nas obras da Codificação Kardequiana, que servem de diretriz para o seu trabalho.
Compreende e respeita as diferenças de entendimento que possam existir entre companheiros e instituições; destaca, cultiva e valoriza os pontos afins existentes no trabalho em conjunto; e fortalece os laços de união pela prática da fraternidade autêntica, para que o trabalho de difusão da Doutrina seja feito sem retardamento.
Observa que a união fraternal dos trabalhadores é fundamental para a sustentação da casa espírita onde trabalham; e que a união das casas espíritas é fundamental para o trabalho que visa colocar a Doutrina Espírita ao alcance e a serviço de toda a Humanidade.
Observa que, no desempenho das atividades espíritas, o servidor espírita estará sempre a serviço do Cristo, e sob a orientação dos Espíritos Superiores.
Compreende que a tarefa básica do trabalhador espírita é a de promover a Doutrina Espírita, com humildade, desinteresse e sem outro propósito que não seja a prática da Caridade.
Observa que a sua participação no trabalho de estudo, difusão e prática da Doutrina Espírita, em benefício de toda a Humanidade, contribui com o trabalho do seu próprio aprimoramento.
Participa do trabalho espírita com o único propósito de servir, assumindo com boa vontade e responsabilidade as tarefas que lhe forem confiadas, sem exigir, sem esperar e sem condicionar sua participação a atribuições específicas, a cargos, a funções ou a posições de destaque e reconhecimento pessoal.
Avalia, permanentemente, o seu próprio trabalho, verificando:  se está sendo fiel aos princípios da Doutrina Espírita contidos nas obras básicas de Allan Kardec;  se está correspondendo aos investimentos, tanto espirituais como materiais, realizados pela Providência Divina em seu favor.
Procura colocar em prática o lema vivido por Allan Kardec: Trabalho, solidariedade e tolerância. (Extraído de Preparação de Trabalhadores para as Atividades Espíritas, C.F.N  FEB.) e
Tem chagas abertas pela crucificação diária que de uma forma ou de outra quase todos nós passamos no curso desta experiência.
Muitas vezes enxuga as lagrimas e vai servir, acolhe e consola quando precisava de colo, esclarece e orienta precisando de norte na vida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário