Powered By Blogger

Pesquisar este blog

Páginas

domingo, 8 de março de 2015

AULAS E DINÂMICAS PARA A JUVENTUDE
Antecedentes da Codificação

Os Fenômenos de Hydesville
Hydesville é um vilarejo próximo à cidade de Rochester, no Estado de New York, nos EUA, que passou à história como o berço dos fenômenos mediúnicos que desencadearam maiores investigações no campo da comunicabilidade dos espíritos com os homens.
Em dezembro de 1847 a família Fox, composta pelo casal John e Margareth Fox e suas filhas menores Margareth e Kate (14 e 11 anos, respectivamente), veio residir numa modesta cabana de madeira, em Hydesville.
Nesta residência modesta, muitos fenômenos considerados "estranhos" alarmaram seus moradores e vizinhos, ganhando fama de "casa mal assombrada". Na casa dos Fox ocorriam ruídos, pancadas, batidas, assustando a todos da família.
Na noite de 31 de março de 1848 esses fenômenos atingiram o ponto máximo. O Sr. Fox, por diversas vezes saía a procura de um suposto vizinho que tivesse a brincar. Mas, naquela noite seria revelada a origem desses fenômenos.
A menina Kate lançou um desafio àquela força que provocava esses fenômenos, dizendo: "senhor Pé-Rachado, faça o que faço! E bateu palmas. Imediatamente foram ouvidas pancadas em número igual aos das palmas."
Kate também estalava os dedos sem ruído e aquela força a imitava através de pancadas, em número idêntico aos seus movimentos.
Resolveu, então, a Srª Fox, fazer uma série de perguntas dificilmente respondíveis, que constituiriam teste muito seguro. Pediu-lhe que fossem indicadas as idades de seus filhos sucessivamente. "(...) Instantaneamente foi dada a exata idade de cada um, fazendo pausa de um para outro, (...) depois (...) se fez uma pausa maior e três batidas mais forte foram dadas, correspondendo à idade do menor, que havia morrido. (...)" Ao que ela perguntou: "É um ser humano que me responde tão corretamente?" Não houve resposta. Perguntou: "É um Espírito? Se for, dê duas pancadas." Duas batidas foram ouvidas. Voltou a perguntar a Sr.ª Fox: "Se foi um espírito assassinado, dê duas batidas". Estas foram dadas instantaneamente, produzindo um tremor em toda a casa. Nova pergunta foi acrescentada: "Foi assassinado nesta casa?" A resposta foi como a precedente.
Imediatamente as notícias do ocorrido na casa dos Fox foram divulgadas e dezenas de vizinhos e curiosos chegavam para constatar o fenômeno. Mais de 200 pessoas presenciaram os fatos daquela noite.
Foi um vizinho dos Fox, de nome Duesler, que, utilizando-se do alfabeto, pôde obter respostas mais rápidas. Dessa forma, descobriu que, aquele que tinha sido assassinado naquela casa, era um mascate de nome Charles B. Rosma. Este indicou o nome do antigo inquilino que o matara (Mr. Bell) e revelou que fora assassinado por causa de dinheiro, tendo sido enterrado, juntamente com seu baú, perto da parede da adega, a dez pés de profundidade.
"(...) Graças ao depoimento de Lucrécia Pelves, criada dos Bell, Davi Fox e outros desceram à adega, onde cavaram, encontrando tábuas, alcatrão, cal e cabelos humanos, bem como utensílios do mascate. Seu corpo, todavia, só apareceu em 1904 (56 anos depois), quando uma parede da casa ruiu, assustando crianças que brincavam perto e deixando descoberto o esqueleto do morto, inclusive uma lata, de seu uso, hoje ainda guardada em Hydesville."
Assim, os fatos vieram confirmar a estranha denúncia de um morto, que saia das trevas para relatar a ação criminosa de que fora vítima, havia anos.
Entretanto, é preciso considerar o episódio em suas verdadeiras finalidades, porque inúmeros crimes semelhantes se dão e nem por isso as vítimas os denunciam, de modo semelhante. Nem a finalidade da comunicação era a punição do culpado (que disso se encarregam, sempre, as leis divinas), porque à pergunta sobre se o assassinato podia ser punido pela lei, se podia ser levado ao Tribunal, nenhuma resposta foi dada.
"É para unir a humanidade e convencer as mentes céticas da imortalidade da alma", disseram os espíritos; era de fato o início de um movimento de caráter quase universal, tendente a despertar a Humanidade para a vida espiritual, que seria revelada, pouco depois, pela Codificação da Doutrina Espírita, tarefa gigantesca a ser realizada pelo grande missionário Allan Kardec.
"Era como uma nuvem psíquica, descendo do alto e mostrando-se nas pessoas suscetíveis", escreve A. Conan Doyle, em sua "História do Espiritismo", porquanto os fatos insólitos, os raps, produzidos pelos espíritos batedores, se multiplicavam, despertando consciências através de mensagens apropriadas.
Grande número de adeptos das novas crenças fizeram realizar em Rochester, na Sala Coríntia (Corinthian Hall) a primeira reunião pública, para exame e debate dos fatos, nomeando-se comissões para investigar sua veracidade. Nada menos de três tiveram de os confirmar.
Figuras notáveis dos Estados Unidos reconheceram a autenticidade dos fenômenos, que honestamente não podiam negar: o Governador Tallmadge e o juiz Edmonds cuja filha Laura se tornou depois médiun notável de xenoglossia (mediunidade poliglota). (...)
Como queiram os espíritos, o acontecimento repercutiria na Europa, despertando as consciências e, ao lado dos fenômenos das "Mesas Girantes", prepararia o advento do ESPIRITISMO.
********
Todos os 3 grupos devem ler o texto recebido e formular 5 perguntas com suas respectivas respostas. Posteriormente os grupos devem trocar os textos entre si, até que os três grupos tenham lido os três textos (mas formulado perguntas apenas acerca do primeiro texto).
b) No grande grupo a equipe A faz uma das perguntas relacionadas ao seu texto, para as equipes B e C, valendo um ponto para resposta certa e, se nenhuma das equipes souber responder, o ponto vai para a equipe que a formulou. Dando continuidade, a equipe B faz um questionamento para as equipes A e C; e finalmente a equipe C, realiza uma indagação para as equipes A e B. A atividade segue até que cada equipe tenha feito todas as suas cinco perguntas aos demais grupos.
Nota ao evangelizador:
* no caso de dar empate, cabe ao evangelizador formular uma pergunta para desempatar;
* os jovens somente devem formular perguntas e respostas do texto que lhes foi dado;
* interessante que sejam, previamente, organizadas regras para que as equipes respondam às perguntas, como:
- Responde a equipe que primeiro erguer o baço (ou disser uma palavra pré-determinada, ou tocar uma campainha, etc.); 
- se há nova chance para a equipe que errar; no caso de um integrante errar a resposta, se outro componente do mesmo grupo pode responder;
- não é permitido gritar ou interferir enquanto alguém responde;
- se os demais integrantes podem ajudar o colega da sua equipe;
- não permitir perguntas com respostas que sejam datas exatas (porque o importante não é fixar o dia exato do acontecimento, mas a época);
Observação importante: a atividade proposta, com cinco perguntas e três grupos, totalizando quinze perguntas, foi realizada em um encontro de jovens que durou aproximadamente uma hora e trinta minutos. Se o tempo disponível para o encontro é menor, é importante diminuir o número de perguntas por grupo.
Segundo momento: dialogar acerca de cada texto, a fim de que os jovens percebam a importância dos fatos que antecederam a Codificação Espírita que, seguindo o currículo da FEB, é o tema da aula seguinte.
Prece de encerramento


Responsabilidade: Grupo Espírita Seara do Mestre
Organização/correção: Claudia Schmidt
Preserve os direitos autorais 

Nenhum comentário:

Postar um comentário